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30/04/2020

97,4% das escolas privadas usam plataformas online e app para ensino remoto

por Assessoria de imprensa
97,4% das escolas privadas usam plataformas online e app para ensino remoto
Foto: Reprodução

O SINEPE/RS divulga pesquisa sobre como as escolas particulares estão ministrando as aulas de forma remota nesse período de quarentena. Foram ouvidas 131 escolas de diferentes regionais do Estado. Confira abaixo os resultados:
 
Mais que conteúdos, ferramentas permitem a interação entre alunos e professores
 
Investir em tecnologia e no aperfeiçoamento dos educadores para o uso das ferramentas disponíveis no mercado foi a forma encontrada pelas instituições de ensino privadas gaúchas para manter as atividades escolares durante a pandemia. Pesquisa do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) mostra que 97,4% delas fazem uso de plataformas online e aplicativos para transmitir conteúdos e, tão importante quanto, manter a interação entre alunos e professores. E-mail, redes sociais e materiais impressos complementam a lista de recursos para que a sala de aula funcione em casa. Participaram do estudo 131 escolas de diferentes regionais do Estado.

A pesquisa identificou que as escolas estão fazendo uso de aulas online (modelo de aula em que o professor está em uma plataforma conectado com os alunos ao vivo, ministrando uma aula para os alunos no seu horário normal de aula). Se levados em conta o número de períodos semanais, a maioria delas (26,1%) faz uso desse recurso em um formato variado, com carga horária adequada às necessidades dos diferentes níveis de ensino; 18% dão mais de 20 períodos; 20,7% até 20 períodos; 14,4% até 10 períodos; e 20,7% até 5 períodos por semana.

A interação entre professor e aluno é promovida por todas as escolas que participaram da pesquisa e 78,6% delas fazem uso de mensagens de texto e vídeos para esse fim. Em 61,1% das instituições, a comunicação é diária; em 33,6% ocorre em dias intercalados e 4,6% das escolas promovem o contato apenas quando os alunos solicitam.

Em relação aos conteúdos desenvolvidos neste período de quarentena, 96,2% das escolas afirma que está apresentando novidades aos alunos, enquanto 3,1% estão revisitando o que já havia sido trabalhado. Quando à avaliação, 58% das instituições ainda não fez avaliações com os alunos durante as atividades domiciliares, e 42% o fazem por meio do envio de trabalhos, participação nos recursos tecnológicos, envio de questionários e outros recursos.

Entre as dificuldades apontadas pelas instituições de ensino, estão: queixa dos pais pelo volume excessivo de materiais disponibilizados pela escola – assim como queixa pelo pouco volume –; dificuldade da família em disponibilizar computador para que a criança faça as atividades e indisponibilidade da família em ter internet para isso.

Mais da metade das escolas (55%) está preparando seus professores agora para que possam trabalhar com as atividades domiciliares; 25,2% já faziam uso de alguns recursos tecnológicos e 17,6% realizou reuniões de formação.

Por determinação do Governo do Estado (Decreto N° 55.118), as aulas estão suspensas no Rio Grande do Sul desde o dia 19 de março. A primeira estimativa era de retorno no dia 3 de abril. No entanto, em 31 de março, o prazo foi prorrogado até esta quinta-feira (30/04), com previsão de estender a prorrogação ainda no mês de maio.

O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd-RS) emitiu parecer no dia 17 de março para orientar as instituições de ensino sobre o desenvolvimento das atividades escolares e o cumprimento do calendário escolar previsto enquanto permanecerem as medidas de prevenção ao contágio do coronavírus.



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(51) 99266-7619
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