Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Educação: desafios evidenciados pela pandemia mostram necessidade de atualizações no setor
03/07/2020

Educação: desafios evidenciados pela pandemia mostram necessidade de atualizações no setor

Reportagem da Educação em Revista mostra as mudanças impostas ao setor nesse período de suspensão das aulas presenciais

por Alana Schneider
Educação: desafios evidenciados pela pandemia mostram necessidade de atualizações no setor
Foto: Reprodução

Nesse momento de excepcionalidade, devido à pandemia, muitos desafios foram evidenciados na educação, principalmente a necessidade de atualização dos projetos pedagógicos das instituições de ensino. Planejadas de forma basicamente presencial, exceto em cursos à distância, as atividades dos alunos precisaram ser reorganizadas a partir da suspensão das aulas presenciais, exigindo um atendimento individualizado e uma maior capacitação dos docentes. O assunto é discutido na matéria de capa da última edição da Educação em Revista. 

A reportagem mostra que uma das questões mais importantes que precisou ser resolvida de forma muito rápida foi a pedagógica. Para o coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Ivo Erthal, essa área foi o primeiro desafio das instituições, e em sua avaliação, foi o de solução mais rápida. “Em termos de estrutura e atividades, ninguém estava preparado. O que a gente tem notado é que outro tipo de preparação está ajudando muito: as pessoas estão abertas para se relacionar com novas formas de trabalhar dentro da escola”, observa.

Outro ponto importante refere se às questões financeiras e comunicacionais. Para os especialistas ouvidos pela Educação em Revista, fidelizar o relacionamento com as famílias é fundamental para superar o momento de crise. “Um grande legado no meio educacional será a sensibilidade à questão das famílias”, afirma Erthal. Opinião parecida tem a consultora em gestão de crise e reputação Rosângela Florczak, que reforça a necessidade de aproximação com os alunos. “Não é só entender caso a caso: as instituições de ensino devem ter uma figura muito bem preparada para fazer o contato com o aluno”, diz.

Na avaliação dos especialistas, o momento exige ações simples e coordenadas, como a utilização de ferramentas comuns – whatsapp e e-mail – o foco em aprendizagens essenciais, seguindo o que é estabelecido pela BNCC, além de uma linguagem mais simples e a troca entre os professores, fundamental para a entrega de um resultado com qualidade.

Leia a matéria na íntegra, clique aqui e confira

 

Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar