Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Inscrições abertas para o segundo semestre de Tribos Jovens Empreendedores, da Rede Parceiros Voluntários
29/07/2022

Inscrições abertas para o segundo semestre de Tribos Jovens Empreendedores, da Rede Parceiros Voluntários

Projeto realizado pela Rede Parceiros Voluntários em parceria com o Sebrae (RS) é voltado a estudantes e educadores de todo o Estado, a fim de desafiá-los a identificar em suas comunidades questões sociais que precisam de resoluções práticas

por Parceiros Voluntários
Inscrições abertas para o segundo semestre de Tribos Jovens Empreendedores, da Rede Parceiros Voluntários

Com inscrições abertas até o dia 03 de agosto, a iniciativa promoverá a realização do segundo semestre (2022) de capacitação online para educadores e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, através do programa Educação Empreendedora. Autoconhecimento, empatia, propósito, empreendedorismo social, empoderamento e protagonismo jovem são alguns dos valores trabalhados em Tribos Jovens Empreendedores,que já foi sucesso em 2021.

O objetivo da iniciativa criada pela ONG há 18 anos, é contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo dos jovens a partir da participação social, estimulando que assumam um papel ativo na identificação e resolução de questões presentes em suas comunidades. Desde o ano passado, o projeto propõe o desenvolvimento de competências empreendedoras no período de três anos, planejado de modo que o desenvolvimento da metodologia seja progressivo e complementar, por meio de capacitações em assuntos como habilidades socioemocionais, liderança, tecnologias digitais e prática social.

Neste ano, as experiências têm foco na inovação, a fim de estimular ainda mais a criatividade dos participantes. Sob o conceito de Energia Empreendedora são desenvolvidos elementos como Motivação e Perseverança; lidar com incerteza e ambiguidade, identificar oportunidades, valorizar ideias, criatividade e mobilização de terceiros para a construção de um verdadeiro empreendedorismo social. Por isso, foi realizada uma parceria com a Instituição de Ensino, IMED, para fortalecimento dos conteúdos que envolvem tecnologia, além da facilitação de professores especialistas na área. “A ideia é, a cada ano, proporcionar uma experiência enriquecedora para educadores e alunos, a fim de, realmente, oportunizar que Tribos contribua para o despertar de cada um desses jovens, como protagonistas de suas comunidades”, conta Daniel Santoro, Presidente do Conselho de Administração da Parceiros Voluntários.

Os estudantes que participaram de Tribos Jovens Empreendedores no ano passado já têm sua vaga garantida nos próximos dois anos do projeto. Eles receberão certificado especial indicando sua participação nessa ação que tem chancela da UNESCO. As capacitações acontecerão pelo Google Meet: 8h para os educadores e 16h para os estudantes.

De acordo com José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, os educadores terão contato com metodologias ágeis para envolver alunos em projetos sociais; práticas de empatia; intensificação de rede de apoio entre professores de todo o país através de uma experiência online divertida, e ainda poderão receber um certificado de 30h, com chancela da UNESCO. Ele continua: — A experiência desperta nesses jovens um processo de empoderamento, no reconhecimento do seu protagonismo enquanto agentes transformadores de suas comunidades e do mundo.

Tribos Jovens Empreendedores é realizado pela Rede Parceiros Voluntários em parceria com o Sebrae RS, com o apoio da IMED, e chancela da Unesco.

Informações e inscrições para novas turmas podem ser realizadas através dos links:

Inscrição Educadores: https://bit.ly/InscriçãoEducadoresTJE

Inscrição Alunos: https://bit.ly/InscriçãoAlunosTJE

Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, criada há 25 anos no Rio Grande do Sul, com atuação em todo o Brasil. Atua com foco no desenvolvimento social sustentável das comunidades e territórios, através da cocriação de tecnologias sociais, projetos e soluções customizadas para seus parceiros – sejam eles empresas, escolas, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e para indivíduos que desejam exercer a prática do voluntariado - gerando impacto positivo para todo o ecossistema social.

 

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar