Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Prazo para preenchimento do Censo da Educação Superior 2019 encerra nesta sexta-feira
04/06/2020

Prazo para preenchimento do Censo da Educação Superior 2019 encerra nesta sexta-feira

Instituições públicas e privadas devem efetuar a declaração dos dados

por Ministério da Educação
Prazo para preenchimento do Censo da Educação Superior 2019 encerra nesta sexta-feira
Foto: Reprodução

Permanece aberto, até sexta-feira, 5 de junho, o Sistema Censup, que recebe os dados do Censo da Educação Superior 2019. O prazo para preenchimento das informações foi ampliado para adequar a coleta às medidas de isolamento social decretadas para conter a pandemia de COVID-19. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que todas as instituições públicas e privadas precisam efetuar a declaração dos dados.

A equipe do Inep mantém a interlocução com as instituições de educação superior, por meio do recebimento de ligações telefônicas, troca de e-mails e envio periódico de informativos (boletins, "fica a dica", relatórios de preenchimento, entre outros).

O cronograma atualizado do Censo Superior prevê que a conferência, o ajuste dos dados declarados e o envio das justificativas de dados inconsistentes ocorrerão no período entre 8 e 26 de junho. O processo de preenchimento cabe ao pesquisador institucional, que representa a instituição junto ao Inep. O pesquisador responde aos questionários eletrônicos do Sistema Censup, verifica e corrige eventuais inconsistências dos dados declarados e responde, no limite de suas atribuições, a questionamentos do Inep referentes ao Censo da Educação Superior.

Censo da Educação Superior – Reúne informações sobre as instituições de educação superior, cursos, docentes e alunos. O preenchimento do censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e para a participação das instituições de educação superior em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa subsidia ainda a avaliação da educação superior, sendo insumo para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), dois dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep.

Confira a Portaria nº 319,  de 23 de abril de 2020

Saiba mais

 

Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar