Como a tecnologia pode auxiliar na gestão do processo do Ensino a Distância
Estratégias que tragam resultados efetivos são mais importantes que as plataformas em si, afirma especialista
Mesmo antes da pandemia, onde as plataformas digitais de ensino ganharam relevância para que estudantes e professores pudessem seguir com seus estudos, a tecnologia já estava presente em alguns locais de ensino, especialmente nas faculdades e universidades que oferecem cursos no formato de Ensino a Distância (EaD). Mas no âmbito da gestão, como essas ferramentas podem colaborar para um ambiente educacional mais dinâmico e eficiente? Os sistemas de gestão podem auxiliar os profissionais da área no relacionamento com os alunos, inclusive com a geração de relatórios regulares que identificam tendências, adaptações necessárias para um melhor fluxo de trabalho e até análise do sucesso das campanhas de marketing das instituições.
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) já consolidou seus cursos no formato EAD e acredita que o trabalho para seguir proporcionando uma experiência plena de aprendizado para seus estudantes passa pela constante atualização tecnológica não apenas de suas plataformas, mas do capital humano da universidade. Para o diretor da Ulbra EAD, Carlos Lenuzza, a modalidade é mediada por ferramentas tecnológicas e a gestão destas ferramentas deve sempre objetivar a aproximação e o engajamento do aluno, bem como promover experiências de aprendizagem significativas que desenvolvam as competências necessárias em cada disciplina.
“Outro importante desafio refere-se à formação docente, à capacitação dos professores para um novo modelo de trabalho através do uso das ferramentas digitais. O professor deve repensar sua prática pedagógica, construindo novas formas de ação que permitam o desenvolvimento das habilidades, competências e atitudes necessárias em suas disciplinas nas salas virtuais. Professores e tutores devem ser motivados para que ampliem continuamente o seu conhecimento sobre as ferramentas tecnológicas disponíveis em sua área”, avalia.
Lenuzza também destaca que, para garantir uma integração eficiente entre sistemas de gestão acadêmica já existentes e novas tecnologias adotadas para o EAD, é importante que a interface entre eles seja transparente.
“Acreditamos que um dos grandes desafios é promover uma aprendizagem transformadora através das ferramentas tecnológicas disponíveis em nossa universidade, fazer com que o aluno se sinta envolvido pelos conteúdos apresentados, fomentar o interesse e o engajamento, bem como promover o relacionamento entre alunos, professores e tutores”, explica o diretor.
Estratégias que criam experiências
Com uma diversidade de plataformas disponíveis no mercado, muitos gestores encontram dúvidas sobre qual se adapta melhor a sua instituição. Neste caso, antes de se colocar diante de uma lista enorme de escolhas, o importante é ter bem definidas as prioridades da faculdade e da equipe de trabalho, além do modelo EAD que se quer adotar. É isso que orienta Fabrício Lazilha, diretor de planejamento acadêmico EAD da Vitru Educação, maior instituição privada de EAD do Brasil.
“Nunca devemos começar pelas tecnologias. No processo de EAD, ela é meio e não fim. Ela viabiliza as estratégias da instituição. Defina qual é o seu modelo pedagógico de EAD e as estratégias e depois busque as plataformas disponíveis no mercado”, orienta.
Formado em Tecnologia em Processamento de Dados e em Pedagogia, Lazilha acredita que, na EAD, o estudante deixa registros de seus caminhos de aprendizagem e de navegação nas plataformas. Trabalhar para entender esses caminhos deve ser um dos nortes dos gestores, especialmente para entender melhor o seu público alvo. Para isso, o uso de learning analytics pode ser um dos caminhos para traçar estratégias assertivas que promovem engajamento de estudantes e docentes.
“As estratégias precisam criar uma experiência de aprendizagem significativa para os estudantes e uma facilidade para que os docentes desenvolvam o que chamamos de uma autonomia autoral para criar seus materiais, objetos de conhecimento, aulas, provas e atividades. Tudo isso é o que promove o sucesso em processos EAD”, revela Lazilha.
TAGS
E fique por dentro das novidades