Formação Técnica Profissional: possibilidades, oportunidades e desafios
Para especialista em Educação e coordenadora de Projetos no Colégio Teutônia, Maria de Fátima Fuzer da Silva, é preciso criar alianças e parcerias para inserir jovens e adultos no mercado de trabalho
Publicado em 18/07/24 às 12:18 - Atualizado em 23/07/2024 às 10:46
imagem:
Freepik
Maria de Fátima Fuzer da Silva
Especialista em Educação e Gestão de Processos e Projetos, coordenadora de Projetos no Colégio Teutônia e no Centro Tecnológico Progresso, em Montenegro, ambos da Rede Sinodal de Educação.
A Educação Profissional, a partir da LDB 9394/1996, é reconhecida como Modalidade de Educação Básica, determinado no Art. 36-A: “O ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas. A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional, poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.”
A formação técnica de Ensino Médio é ofertada nas modalidades Concomitante, Integrada ou Subsequente ao Ensino Médio. Com a implantação do Novo Ensino, vem o fortalecimento da Ed. Profissional de Nível Médio com a possibilidade da oferta desta como 5º itinerário formativo, na modalidade Concomitante Inter Complementar. Atualmente, estas são as condições legais de possibilidade de oferta dos Cursos Técnicos de Nível Médio.
Frente a esse contexto, com base em dados do Censo Escolar 2023, divulgados em fevereiro de 2024 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com destaque à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), foi a modalidade que mais cresceu no último ano, com 2,41 milhões de matrículas nas redes pública e privada de ensino. No Rio Grande do Sul, temos hoje, segundo dados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc/RS), o registro de 130.151 matrículas em 479 estabelecimentos e 5.172 turmas. Quanto à dependência administrativa da oferta do curso, o destaque é para a rede pública estadual que, no Rio Grande do Sul, detém 47% das escolas e 53% nas demais redes. Outro dado a considerar ainda do censo é que no RS o número de matrículas diminuiu em 1,9% na rede pública e teve um aumento de 8,8% na rede privada.
Esse cenário aplica-se de uma forma muito intensa no mundo do trabalho, que passa por mudanças, adaptações e intensa reorganização de processos e demandas. A formação técnica é condição para ingressar, manter-se ou retornar ao mercado de trabalho, seja na condição de empreendedor, de prestador de serviço, empregado ou, ainda, nas mais diversas e distintas formas de trabalho e renda. É necessário preparar-se, qualificar-se tecnicamente, para a ocupação dos postos disponíveis.
Oportunidades
Temos elementos que nos remetem a entender que, de fato, Cursos Técnicos de Nível Médio são uma oportunidade para a rede de ensino privada. Nas comunidades escolares, temos as diferentes modalidades de formação:
I – Qualificação Profissional – Cursos Livres – Cursos de Formação Inicial e Continuada
Sem exigência de comprovação de escolaridade, não contempla a realização de estágios, não habilita para registros em conselhos profissionais regulamentadores (CREA, COREN, CRQ CFTA, CFT, entre outros) e não requer autorização legal.
II – Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Cursos Técnicos
Destina-se a jovens e adultos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio.
III – Expede-se Diploma de Habilitação Técnica de acordo com o CNCT – Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC e registro de diplomas no SISTEC- MEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica). Garante ao concluinte validação nacional do Diploma e registro em conselhos profissionais regulamentadores.
Para a rede de ensino privada, um dos desafios está nos Processos de Autorização, Credenciamento e Recredenciamento dos cursos. O levantamento da demanda de formação técnica sempre é presente, e o tempo de regulamentação de um curso no Sistema Estadual de Ensino/RS chega a até 12 meses, o que compromete até dois anos letivos, dependendo do período de encaminhamento e aprovação dos processos. Nesse tempo, a demanda muda, ou o mercado paralelo já a atendeu. Há de se considerar que este mercado paralelo existe, e o nosso compromisso com a legalidade, a qualidade e a sustentabilidade das propostas de formação técnica competem de uma forma não igualitária com este cenário.
Considera-se também como desafio os investimentos necessários por conta da implantação ou recredenciamento de cursos, processos que legalmente ocorrem a cada três ou no máximo cinco anos. Um fator a ser considerado está relacionado ao acervo bibliográfico (atualizado em, no máximo, a cada 10 anos), e o não reconhecimento legal das bibliotecas virtuais, com acesso garantido aos estudantes, a um acervo atualizado e completo, a todos os estudantes independente do número de exemplares disponíveis.
A Formação Técnica Pedagógica do Corpo Docente desafia as instituições a buscar profissionais no mercado de trabalho, e direcionar a formação pedagógica, condição esta que garante uma formação técnica em sintonia com o mercado de trabalho, o que passa a ser um diferencial.
Resultados
Os resultados esperados, da condição legal, associados às oportunidades e desafios, estão para o entendimento de que o Curso Técnico de Nível Médio certamente é um diferencial no mercado de trabalho, nas diferentes frentes, do empregador ao empregado, do empreendedor ao prestador de serviços. Todos os elos serão beneficiados e, para assertividade, é condição criar alianças e parcerias entre instituições de ensino, mundo do trabalho e entes públicos financiadores e regulamentadores no sistema estadual de ensino. Que as políticas públicas da educação possam olhar para o sistema de ensino privado como potencial parceiro para Formação Técnica Profissional de Nível Médio, normatizando convênios, contratos e oportunidades de desenvolvimento regional, inserindo jovens e adultos habilitados no mercado de trabalho, gerando renda e desenvolvimento a partir da educação.
sinepe@sinepe-rs.org.br (51) 3213-9090 Av. Praia de Belas, 1212, Sala 1201 Praia de Belas, Porto Alegre/RS CEP 90110-000
Nós utilizamos cookies em nosso site para garantir um conteúdo mais relevante para você. Ao clicar em “Aceitar todos”, você declara estar ciente de que todos os cookies serão armazenados.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.