Matrículas 2025: dicas para um bom planejamento

Estratégias para instituições de ensino se posicionarem na busca de novos alunos envolvem desde o conhecimento do cenário econômico a questões pedagógicas

por: Murilo Matias | Especial
imagem: Freepik

Permanente atualização da grade curricular, qualidade da infraestrutura, acesso à tecnologia, segurança, localização, atendimento, formação contínua dos profissionais. Esses são alguns dos predicados primordiais e que devem ser ressaltados e devidamente trabalhos em termos comunicacionais para que as escolas atraiam novos alunos, renovem as matrículas já existentes e se destaquem no competitivo mercado da educação, tradicionalmente aquecido no segundo semestre do ano em virtude do início do planejamento para o ano seguinte.  

O crescimento no número das matrículas na rede privada em anos recentes aponta para um mercado de boas possibilidades de expansão no Rio Grande do Sul. O Estado, segundo dados elaborados pelo Departamento Intersindical de Economia e Estatística (Dieese) a partir do Censo Escolar, obteve crescimento de 8,8% de 2022 para 2023 nas matrículas efetivadas junto à rede de Ensino Básico privada, o dobro da média nacional.  

“A escola precisa se comportar como um negócio e ter um modelo principalmente no período de matrículas. Destacar suas parcerias, seus diferenciais, recursos humanos, desenvolvimento tecnológico, plano esportivo e propostas de turno integral”, pontua Lucas Lima, especialista em marketing digital e gestão estratégica de vendas. 

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A ciência do quadro financeiro e dos objetivos pedagógicos, permitirá às instituições constituírem um posicionamento perante a sociedade, tendo como ferramentas estratégias o marketing educacional para esta tarefa. “O marketing educacional é pautado no comportamento humano, e as pessoas mudam o tempo todo diante do que acontece no mundo. Observar as tendências é essencial para se criar ações mais assertivas e com menos chance de erro. Um dos pontos principais nas estratégias de marketing é o relacionamento. E ele não é construído por anúncios, é criado com confiança”, destaca Andrea Tavares, especialista em marketing educacional e CEO da Agência Bear.

O investimento em campanhas – digitais ou offline – deve estar atrelado à revisão do banco de dados da instituição, análises de geolocalização e em pesquisas de mercado que mapeiam assertivamente o público-alvo. O estabelecimento de canais de comunicação e integração precisa estar no centro de todos esses processos, através da presença nas redes sociais, criação de uma identidade visual, ações internas de fidelização, calendário de eventos, semanas culturais, feiras e selos de autenticação, por exemplo. 

“A inteligência artificial veio para ficar, e o profissional de marketing precisa utilizá-la da melhor forma possível, seja utilizando as ferramentas do META ou do Google na hora de criar anúncios, ou para criar avatares que farão parte da peça de campanha de matrículas”, exemplifica Andrea, sobre como inovar no período de campanha.

A coesão entre os prestadores de serviço e a preparação adequada de equipes são elementos que permitirão o funcionamento da complexa engrenagem que envolve uma escola e sua extensa cadeia de profissionais. Um atendimento eficiente no momento do recebimento das novas famílias resultará em alta taxa de conversão de visitas em matrículas.

“Gestores, equipe pedagógica, de atendimento, administradores, portaria, recepção,  secretaria, todos devem ter um discurso alinhado e uma preocupação em atender bem, além de fazer o que a escola se propõe em seus valores e propósito”, pontua Cristine Schneider da Rocha, professora, relações públicas e pós-graduada em Pedagogia Empresarial. 

“Atendimento é uma questão de compromisso. É uma questão de entender as necessidades que as pessoas trazem e fazer o encaminhamento mais adequado possível da demanda. A excelência no atendimento é o que faz, de fato, a diferença. É fazer o algo a mais, isso requer disposição e boa vontade. Fazemos a diferença toda vez que trazemos a solução para os problemas. O tempo, hoje, também é uma questão norteadora. Quanto mais cedo você conseguir atender de forma rápida e excelente, pode trazer o melhor resultado para ela e para a escola”, comenta Cristine, no episódio “Estratégias para a excelência no atendimento da sua instituição”, disponível no SINEPE/RS Play.

A abordagem adequada às famílias inclui atenção à pontualidade e capacidade de apresentar argumentos para criar uma experiência única às famílias. “A escola deve ter um material adequado para apresentar-se em suas qualidades para ser bem utilizado pela equipe de vendas e atendimento, os quais devem estar preparados para responder dúvidas e argumentar todas as vezes que for necessário”, complementa Lima. 

A concatenação adequada de todos esses fatores contribuirá para a qualidade dos contratos, segurança jurídica, transparência, minimização de conflitos e índices de inadimplência, além da precificação adequada das mensalidades. Outras informações sobre o tema podem ser conferidas nos cinco episódios da série “Matrículas 2025: auxiliando o gestor para o período de matrículas”, parada pelo SINEPE/RS e disponibilizada no SINEPE/RS Play.

“É um período no qual está em jogo a sustentabilidade das escolas, que precisam olhar para seu projeto pedagógico-social junto da capacidade financeira dos pais e buscar um equilíbrio que permita ter um 2025 organizado. Economia e educação devem contribuir para que a escola faça um bom trabalho”, sintetiza Oswaldo Dalpiaz, presidente do SINEPE/RS.

PONTOS CRUCIAIS PARA A ESCOLA SE POSICIONAR NO MERCADO 

  • Conhecimento do cenário econômico
  • Planejamento das planilhas de custos
  • Precificação das matrículas
  • Projeto pedagógico atrativo e atualizado
  • Investimento em infraestrutura e tecnologia
  • Investimento em marketing educacional
  • Posicionamento claro da escola
  • Presença nas redes sociais
  • Discurso unificado e coesão da equipe escolar
  • Segurança jurídica e qualidade dos contratos

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