Branded Content

Como o geomarketing pode aumentar o número de matrículas

A partir de dados demográficos, ferramenta traça cenário completo para prospecção e retenção de alunos

imagem: Depositphotos

Conhecer bem os alunos e familiares é importante para a fidelização, mas entender como eles se comportam fora dos muros da instituição pode ser mais decisivo ainda. Compreender, também, a dinâmica da comunidade do entorno é uma forma bastante efetiva de traçar uma estratégia de captação e retenção.

Por exemplo, se nas proximidades da escola há uma população economicamente ativa bastante numerosa, que circula em horário comercial nas principais avenidas, faz sentido ter um outdoor divulgando a campanha de matrículas da instituição. Parece muito específico, mas é justamente este o tipo de informação possível de alcançar com a Análise de Geomarketing, um dos diferenciais do Sistema Positivo de Ensino.

Tendo como base principal o Censo Escolar, a equipe de especialistas faz um levantamento que leva em consideração dados como a densidade demográfica, atividade econômica e renda, cruzando todas as informações para chegar a respostas.

“O principal objetivo é apontar para a escola, com base em algumas variáveis, onde focar esforços de comunicação e marketing para captar mais alunos. O serviço incentiva e aponta os caminhos para um melhor desempenho, tanto no ciclo de matrículas como para uma estratégia de branding”, explica o supervisor de Marketing do Sistema Positivo de Ensino, Thiago Miguel.

Como funciona

A Análise de Geomarketing desenha uma área de deslocamento de até 15 minutos de carro até a escola, o que geralmente compreende de três a quatro quilômetros de um raio de deslocamento. A partir desse recorte regional, todas as variantes demográficas, econômicas e de circulação populacional são examinadas. Além disso, é realizado um estudo completo da concorrência, e não é raro que os resultados surpreendam os mantenedores. 

“Dentro dessa área de deslocamento, observamos a densidade demográfica, população economicamente ativa, e uma série de outros indicadores. Varia de acordo com a realidade da escola, sempre. Cada estudo é direcionado para a instituição”, frisa Thiago Miguel.

Ele explica que também é feito um cruzamento com dados dos principais concorrentes para analisar se, e como, estão ganhando ou perdendo alunos nos últimos cinco anos. Todo o cenário em que a escola está inserida é levado em consideração – inclusive escolas públicas, quando for o caso. Isso é importante para a escola entender se é possível investir no oferecimento de bolsas como estratégia de captação de alunos, por exemplo. 

Contratação

A Análise de Geomarketing está disponível apenas para conveniados do Sistema Positivo de Ensino. Para contratar, a escola deve solicitar o estudo na hora da contratação ou renovação de contrato – também pode ser feito um aditivo para incluir o estudo no rol de serviços.

Depois, basta passar os dados que tiver à disposição para que os especialistas façam a análise. Com os dados dos alunos (que podem ser criptografados, de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados), é possível identificar regiões onde a escola já tem forte presença, com foco em retenção, e definir outros territórios como fundamentais para a captação.

>> Quer saber mais informações sobre como contratar? Acesse o site do Sistema Positivo

Aplicação dos resultados

A partir do diagnóstico e das respostas encontradas, cabe à instituição implementar o projeto, por canais físicos e digitais, conforme a conclusão do estudo. Muitas escolas contam com equipes internas ou fornecedores para a criação de campanhas e todas recebem o apoio do Sistema Positivo de Ensino para ações de retenção e captação de novos alunos, seja no ambiente digital ou no momento de conversar com as famílias que buscam as escolas para visitação. 

“O geomarketing aponta as principais áreas de prospecção. As ações complementares oferecidas pelo Sistema Positivo de Ensino mostram como fazer”, define Thiago Miguel. 

Além do Geomarketing, uma série de conteúdos exclusivos, sem custo adicional, contribuem para o aprendizado e planejamento das escolas conveniadas. A ideia é sempre ajudar os conveniados a promoverem campanhas de matrículas de alta performance.

O resultado é traduzido em números. Há casos de escolas que aumentaram o número de matriculados, de um ano para o outro, de 300 para 430. Outra instituição saltou de 211 para 290 em uma campanha. Como reflexo, no último ano, novas escolas particulares buscaram o Sistema Positivo para apoiá-las em seu crescimento. Foram cerca de 60 mil novos alunos captados, e diversas instituições que optaram pelo apoio de geomarketing para ampliar seu impacto na comunidade escolar.

TAGS





Assine nossa newsletter

E fique por dentro das novidades