Customer Experience na Educação e as novas formas de olhar para as tecnologias
Coordenadora do setor de Comunicação e Marketing do Colégio Santa Inês comenta sobre projeto aplicado na escola e que foi medalhista do Prêmio Sinepe 2022
Camila Ribeiro
Graduada em Publicidade e Propaganda e especialista em Marketing & Branding pela Unisinos. Atualmente, coordena o setor de Comunicação e Marketing do Colégio Santa Inês
“De que forma podemos transmitir a essência e atingir os objetivos do Colégio de acordo com os avanços do comportamento e das necessidades das famílias?”. Partindo desse questionamento, em 2018, o Colégio Santa Inês deu início ao projeto “Customer Experience na Educação: novas formas de olhar para as tecnologias”. Inaugurado com a implementação do redesign da marca e do slogan institucional, o projeto recebeu a medalha de Prata na categoria Comunicação e Marketing do Prêmio Sinepe 2022.
Em 2019, com o lançamento da nova marca do Colégio Santa Inês, o slogan passou a ser “Novas formas para o conhecimento”, e a instituição deteve-se minuciosamente nos grandes avanços oriundos das novas tecnologias. Segundo fragmento do manifesto divulgado à época, “sabemos que a tecnologia facilita o caminho até as respostas, mas torna ainda mais importante a capacidade de unir conhecimentos formais e socioemocionais, para enfrentar os desafios que o nosso percurso apresenta”.
Em 2020, o advento da indústria 5.0 trouxe o fator humano como diferencial. Entretanto, apresentou-se o desafio de aprimorar a capacidade de desenvolver projetos e designs personalizados, visando atingir os objetivos de maneira sustentável e eficiente. Nesse contexto, a instituição avançou nas decisões e nas criações, com base em dados e análises. Para além das ferramentas, foram exploradas as novas formas de sentir e de utilizar as tecnologias em prol dos objetivos da instituição e das relações com o público-alvo.
Com base no cenário descrito, o Colégio Santa Inês traçou seu objetivo utilizando o método SMART (Specific – Específico, Measurable – Mensurável, Achievable – Alcançável, Realistic – Realista e Time based – Temporal): desenvolver soluções inteligentes para a jornada de matrículas, facilitando o acesso das famílias às informações desejadas, de forma clara, objetiva e plural. Além disso, manter o foco em uma comunicação eficaz, alinhada às propostas da instituição, e capaz de impactar positivamente na captação e fidelização das famílias.
Visando ao direcionamento e à validação das criações do projeto, foram desenvolvidas pesquisas internas, por meio de formulários digitais e, também, presencialmente, com a captação de feedbacks e insights junto ao setor de matrículas. Tais análises culminaram no desenvolvimento de um novo site institucional, previsto para ser implementado ainda em 2023. Acolhendo as perspectivas da comunidade, o projeto dispôs de uma metodologia que considerou, especialmente, a otimização da usabilidade do produto final.
Para promover o desenvolvimento de um novo site totalmente conversacional com o objetivo SMART, a escola buscou:
Com o pretexto de atingir o objetivo macro, o projeto ainda contou com o desenvolvimento de espaços virtuais, cuja usabilidade permanece em vigor. Entre eles, destacam-se o Tour Virtual 360º, as Peças OFF com QR CODE para Landing Page de conversões e o Folder Institucional pensado no formato híbrido.
O projeto, em constante desenvolvimento na instituição, juntamente com o processo de validação estipulado em 4 ciclos (Descobrir, Explorar, Testar e Ouvir), não apenas integrou as ações do setor de Comunicação e Marketing com o setor de Matrículas, como expandiu as ideias iniciais para outros cenários da escola.
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