O desafio da escola na estruturação de um Ensino Médio de alta performance
Gestores falam sobre experiência e trazem dicas para contribuir com o desenvolvimento de professores e alunos
Eng. Cláudio Meneguzzi
Reitor do Centro Universitário Uniftec; Fundador do Grupo Uniftec/Ecoinove; Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica; MBA em Gestão Estratégica pela USP – Universidade de São Paulo; Gestão e Liderança pelo MIT – Sloan; Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford.
Dra. Alexandra Cemin
Diretora do Colégio PolyUni; Doutora em Engenharia e Ciência dos Materiais; Mestre em Educação; Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação; Pós-Graduada em Psicopedagogia em Gestão Organizacional; MBA Gestão do Agronegócio; Licenciada em Matemática e Física
Um dos desafios da educação é contribuir no desenvolvimento dos alunos para que possuam habilidades para vivenciar as constantes e rápidas transformações da sociedade. O papel do professor é imprescindível para que os alunos alcancem a alta performance. Professores altamente qualificados, academicamente com inúmeras formações: especializações, mestrados, doutorados e pós-doutorados. Além disso, o cuidado, a valorização financeira e o tratamento aos professores deve ser perceptível diariamente, desde o acolhimento ao espaço e apoio às cocriações. Professores motivados fazem uma grande diferença e contagiam os alunos. Inteligência, motivação e persistência são combustíveis eficazes para atingir a alta performance.
Para isso, o Colégio PolyUni, em Caxias do Sul, está imerso em um ambiente universitário que oportuniza o experiencial em inúmeras possibilidades profissionais. Em um ambiente criativo e científico, com startups de tecnologia e empreendedorismo colaborativo, os jovens têm oportunidades ímpares de promoverem as suas paixões e descobrirem os seus propósitos para desenvolverem as competências tão necessárias no futuro. Esse reconhecimento veio, também, por meio da conquista do troféu de prata na categoria Responsabilidade Social do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2022, com o projeto de alta performance adotado pela instituição, que funciona em turno integral.
O modelo de ensino adotado perpassa pela teoria e pela prática, ancorando-se na metodologia do Fazer, a qual envolve cinco FAZERES importantes e necessários para que a aprendizagem efetivamente aconteça no desenvolvimento de habilidades e competências. São eles:
No Colégio Polyuni, o Ensino Médio busca fazer a articulação entre formação geral, formação profissional e projeto de vida, com o desenvolvimento da aprendizagem de línguas estrangeiras, Programa Preparatório para o Mercado (PPM) de acordo com os itinerários formativos – PPM Exatas, PPM Humanas e PPM Biomédicas –, Programa Preparação para Vida (Projeto Integrador Institucional Competências Pessoais e Empreendedorismo e Inovação), Ensino Maker com aulas práticas nos laboratórios e Fab-Labs (Oficinas) do Uniftec. Além disso, há uma preparação para as Olimpíadas de Matemática, Astronomia, Linguística, entre outras, preparação para graduação no Exterior e Enem, oficina de startups, desenvolvimentos das habilidades socioemocionais e comportamentais (soft skills), utilização do Sistema de Ensino de Excelência associado com a metodologia do fazer, emprego de metodologia ativa e tecnologias na práxis pedagógica e adoção da escola dual (física e digital).
Dessa forma, o papel do aluno é apreciar o novo através dos conceitos que o fazem pensar, com abordagens experimentais para se apropriar do conhecimento teórico e aplicar na resolução de problemas. O aluno deve investir nas suas habilidades em destaque e resgatar as suas dificuldades. Uma dica aos gestores: valorizem as pessoas, invistam em conhecimento, contribuam com a sociedade e estejam atentos aos sinais de mercado a nível local e global.
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