O que o metaverso tem a ver com o Marketing Educacional?

Para especialista, utilizar a tecnologia amplia a vantagem da escola e promove educação atrativa e moderna

imagem: AdobeStock

Andréa Tavares

Professora da ESPM, ministrando o curso “Fundamentos do Marketing Educacional”. Executiva de Marketing há 9 anos, atuando como especialista em Marketing Educacional há 7 anos. Palestrante sobre assuntos ligados à Marketing Educacional na feira Bett Educar, GEDuc, Escolas Exponenciais, SINEPE/SC, SINEPE/DF, SINEPE/RS e Rede Salesiana Brasil de Escolas. Possui MBA em Gestão Escolar pela USP e Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Mackenzie. É fundadora e CEO da Agência Bear., uma agência especializada em marketing educacional.

Uma nova tecnologia chamada metaverso já faz parte de nossas vidas há um bom tempo, mas será que estamos dando a ela a atenção devida? Pensar sobre o futuro é bem diferente de ajudar a escrevê-lo, e é desta maneira que a sua Instituição de Ensino deve se comportar se ela não quiser ficar para trás nas estratégias de marketing educacional.

As possibilidades do metaverso são infinitas e por isso promete ser uma das principais apostas dos próximos anos, sobretudo na educação. 

Pensar sobre o ecossistema educacional implica em analisar a experiência de ensino-aprendizagem dos alunos, afinal, uma Instituição de Ensino precisa se reinventar diariamente, optando sempre pela melhor educação aos seus educandos. Mas como fazer isso com maestria?

O metaverso vai muito além de transformar o ambiente da casa do aluno em uma sala de aula. É pensar em uma nova era da educação como um todo, utilizando essa realidade paralela como estratégia de marketing educacional para conquistar, fidelizar, engajar e divulgar a marca da escola. 

De onde veio esse tal de metaverso?

Apesar do conceito estar sendo difundido apenas nos últimos anos, ele existe desde 1992, quando Neal Stephenson criou o livro de ficção científica Snow Crash. Filmes também podem ser mencionados que trouxeram o tema à tona, como o “Jogador Número 1”.

Contudo, a palavra “metaverso” entrou mesmo nas nossas vidas graças ao Mark Zukemberg, quando mudou o nome do Facebook para Meta e anunciou que agora a empresa focaria nesse novo cenário virtual.

O que significa trabalhar com metaverso?

Metaverso nada mais é do que uma rede de mundos virtuais que tenta replicar a realidade, com o objetivo de propor conexão social e unir, cada vez mais, o físico com o virtual.

Para iniciar algum projeto com este propósito, a escola deve focar em 3 passos principais:

« 1º PASSO: todos que farão parte devem possuir óculos de realidade virtual com controles. 

« 2º PASSO: selecionar um Metaverso já existente ou construir um do zero (já existem empresas que atuam neste nicho).

« 3º PASSO: criar seu avatar (você pode ser quem você quiser).

Em uma nova realidade virtual, por exemplo, o aluno poderá estar sentado no sofá mas, utilizando o óculos, entrar numa sala de aula com seu avatar, assistir a explicação do professor, realizar anotações em seu caderno, participar do intervalo/recreio, conversar com seus outros amigos “avatares”, almoçar na escola e pagar com sua carteira digital de criptomoedas, e, por fim, voltar para casa com seu avatar. Em nenhum momento, o aluno saiu do sofá. Ler sobre isso, te assusta ou cria possibilidades?

O importante a ser focado aqui não é entender se a sua escola adotará o metaverso ou não, é entender que, independente do posicionamento dela, este contexto irá invadir as salas de aula de um jeito ou de outro. Não há como fugir disso e, mais do que isso, os alunos e pais pressionam a Instituição de Ensino para que ela caminhe junto às tendências do futuro, caso contrário, ela ficará para trás.

O marketing educacional e o metaverso

Agora que já entendemos a dimensão dessa palavra, o momento é de avaliar as possibilidades dentro do contexto acadêmico, e como utilizar isso como ineditismo para atrair e (re)conquistar pais e alunos.

E por que é importante analisar o comportamento dos alunos? Basta observar que, tirando as crianças da Educação Infantil, os estudantes possuem um grande poder de decisão junto aos pais. 

O consumo midiático entre jovens é enorme. Segundo o estudo TIC Kids Online Brasil 2021, 93% ou 22,3 milhões das crianças e dos adolescentes do país acessam a internet diariamente. Sendo assim, eles veem a todo o momento o que está acontecendo e comparam com o que vivenciam. Imagine os seus alunos saberem que existe uma escola que já usa o metaverso e a deles não? É sobre isso.

Para chegar na frente é preciso se aprofundar neste assunto de forma a utilizar o metaverso de maneira inteligente. Veja algumas dicas que a sua escola pode se apropriar para fazer essa imersão neste novo mundo:

1. INTENSIFIQUE A EXPERIÊNCIA

Já é muito utilizada a realidade aumentada em algumas instituições, mas agora essa experiência poderá ser intensificada. Imagine, por exemplo, criar um projeto de sustentabilidade, testá-lo no metaverso e, depois, aplicar no mundo real. Assim, os alunos aguçam a criatividade já na prática.

2. NOVAS FORMA DE APRENDER

Com o metaverso, fica mais fácil personalizar a aprendizagem diante das necessidades de cada aluno. A autonomia e o protagonismo ganham mais forma e isso é um grande diferencial pensando em como essas habilidades são necessárias para a vida em sociedade e no trabalho.

3. MAIS FÁCIL DE ENTENDER

Matérias ditas como “complicadas” pelos alunos – matemática, física, química e biologia – podem ter uma ajudinha com o metaverso. Aprender sobre essas disciplinas em uma realidade alternativa, proporciona dinamismo para a aula, além de despertar no estudante uma vontade maior de aprender. 

4. O MUNDO É MUITO MAIOR DO QUE A SALA DE AULA

Conectar alunos com diferentes países sem sair do Brasil é possível no metaverso. Esses diálogos podem fazer parte de um projeto bilíngue, por exemplo. Ou entre redes de ensino que possuem unidades fora do país. Com o digital é possível romper barreiras e trazer ainda mais realidade para o estudante. Imagina colocar isso como diferencial da escola nos materiais de campanha de matrícula.

5. ESTAR PREPARADO PARA O FUTURO

O futuro é construído todos os dias, e isso é uma máxima que as escolas devem se lembrar muito, principalmente quando projetamos as ditas “profissões do futuro”. Se o metaverso já está entre nós agora, qual a probabilidade de haver carreiras ligadas 100% a ele? Muita! Por isso, trabalhar com os alunos no metaverso amplia suas chances de escolhas profissionais no futuro e já os capacita para o que está por vir.

6. CAMPANHA DE MATRÍCULAS

No metaverso, as famílias poderão conhecer a escola sem precisar sair de casa, tirar dúvidas com a secretaria, conversar com a coordenação e, até, fechar a própria matrícula. E, quem sabe, realizar o pagamento com criptomoedas.

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Se a sua escola ainda pensa muito se vale a pena olhar para o metaverso de maneira diferente, a resposta é absolutamente sim. Ganhe vantagem competitiva abrindo caminhos e não seguindo um já percorrido pelo concorrente. Agora é o momento de testar, validar e fazer acontecer.

Crie o avatar da sua escola. Engaje seu público. E isso não significa esquecer do propósito de uma Instituição de Ensino existir. É promover uma educação atrativa, moderna e que, de fato, transforme o aluno para que ele seja capaz de criar novos mundos, digitais e físicos. 

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