A Educação Bilíngue como pilar para o desenvolvimento de competências

Mais do que ensinar idiomas, a educação bilíngue promove integração cultural, desenvolvimento cognitivo e preparação para um mercado globalizado

imagem: FreePik

Luciana de Souza Brentano

Doutora em Psicolinguística do Bilinguismo, Mestre em Letras, integrante do laboratório Bilingualism, Mind & Brain da UCI-EUA, Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Educação Bilíngue e Cognição e Neurocognição e Aprendizagem e presidente da Abrasep, Associação Brasileira de Educação Plurilíngue


A educação bilíngue tem se consolidado como essencial para o desenvolvimento de competências do século XXI. Mais do que ensinar idiomas, promove integração cultural, desenvolvimento cognitivo e preparação para um mercado globalizado.

No entanto, a escolarização bilíngue no Brasil enfrenta desafios. Alguns modelos estrangeiros não se adaptam à realidade local, enquanto outras escolas apenas acrescentam aulas de inglês à grade, sem atender aos pressupostos da educação bilíngue. Para superar essas limitações, é necessário planejar currículos consistentes que exponham os alunos a dois idiomas desde cedo, respeitando as horas dedicadas ao desenvolvimento linguístico e acadêmico.

Sabemos que a infância é uma fase ideal para o aprendizado de uma segunda língua devido à plasticidade cerebral, que favorece a proficiência linguística e promove habilidades como criatividade e resolução de problemas, tornando essencial que as escolas tenham comprometimento e invistam em currículos bilíngues qualificados para que esse aprendizado se consolide e mostre benefícios. Para isso, é necessário planejamento cuidadoso, formação continuada de professores e trabalho colaborativo. 

Apesar dos desafios, há propostas de qualidade no Brasil. Alguns programas são desenvolvidos por escolas em parceria com empresas, enquanto outros são construídos de forma personalizada. Em qualquer modelo, é essencial considerar as teorias que embasam os programas, os tempos destinados a cada língua e a realidade brasileira.

Um exemplo é a IENH, pioneira no ensino bilíngue no Vale do Sinos desde 2005, que oferece um Currículo Bilíngue personalizado para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em 20 anos, mais de 500 alunos se tornaram bilíngues por meio de uma abordagem diferenciada que alia o ensino de inglês ao desenvolvimento acadêmico.

Em 2025, a IENH implementará o Currículo Internacional Bilíngue em parceria com a Cambridge Education, expandindo a carga horária na Educação Infantil para 30 horas semanais, com 50% em cada língua. No Ensino Fundamental, serão incorporados componentes internacionais como Wellbeing, Math, Science, Computing e Arts.

Desde 2009, a IENH integra componentes internacionais ao currículo bilíngue, com pesquisa de mercado e formação de professores. A adoção do Currículo Internacional Bilíngue reflete seu compromisso em equilibrar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com critérios globais, preparando os alunos para estudar tanto no Brasil quanto no exterior. Portanto, currículos linguística e academicamente robustos auxiliam na formação de sujeitos plurilíngues, promovendo o desenvolvimento integral do aluno.

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