“Produtividade é treinar seu cérebro para ter mais resultados”

Um dos maiores especialistas em produtividade no Brasil, autor de livros best-sellers, Christian Barbosa comenta como fazer uma gestão de tempo eficaz e que pode ser ensinada para as crianças

por: Eduardo Wolff | eduardo@padrinhoconteudo.com
imagem: Divulgação

Tempo. Segundo uma das definições do dicionário Michaelis, é um “momento propício para a realização de alguma coisa”. No entanto, muitas realizações não são concretizadas por falta de tempo, ou melhor, pela falta de gestão do tempo.

Em uma sociedade em que se exige cada vez mais que as atividades do dia a dia sejam de alta performance, a produtividade virou uma discussão necessária em vários ambientes de trabalho, como o da educação. Para ampliar este assunto, o Educação em Pauta entrevistou o especialista em produtividade, empresário e investidor-anjo, Christian Barbosa.

Para se tornar uma referência no tema, tudo começou quando Barbosa fundou uma fábrica de software, aos 15 anos de idade, e, com o crescimento da empresa e a má gestão do seu tempo, teve um problema de saúde que o afastou da rotina. Esse foi o momento de estudar sobre a produtividade pessoal. Posteriormente, fundou a TriadPS, uma consultoria especializada em programas de produtividade para grandes empresas e com a proposta de desenvolver diversos projetos de aplicação prática da metodologia.

Ele desenvolveu uma série de pesquisas e projetos de produtividade em mais da metade das maiores empresas brasileiras e criou os testes da “Tríade do Tempo”, uma das maiores bases de dados globais no assunto. Também é autor de oito livros, incluindo best-sellers.

Educação em Pauta – Nos dias de hoje, o tempo passou a ser um dos bens mais caros e importantes das pessoas. Como gerenciar o tempo com sabedoria para as prioridades da vida?

Christian Barbosa – A produtividade é a coisa mais importante que uma pessoa pode ter na vida, porque com o tempo se pode conseguir qualquer outra coisa, seja envolvendo dinheiro, saúde, educação ou tudo que dependa de tempo. Então, aprender a lidar com isso é fundamental. Muita gente reclama que quer mais tempo, deseja que o dia tenha 30 horas para dar conta de tudo. Na realidade, elas não querem de verdade, o sucesso tem um preço. 

A mesma coisa é com a produtividade, que é treinar seu cérebro para ter mais resultados. Você vai precisar de tempo para exercitar como se planejar direito e o que priorizar. A forma correta de gerenciar seu tempo é aceitar, primeiramente, que tem um problema de tempo e que precisa mudar isso.

Educação em Pauta – Quais as consequências para a vida profissional e pessoal quando não sabemos administrar bem o nosso tempo?

Christian Barbosa – A primeira coisa é o estresse, a sensação de que está devendo alguma coisa e isso gera ansiedade. A pessoa começa ter problemas físicos, fica mais doente, com dores de cabeça, nas costas, sente-se enjoada, mais cansada. Tem aquela situação de acordar de manhã e no final da tarde ficar sem energia, sendo que, às vezes, até antes, por volta das 11h ou 14h. Existe também a perda de relacionamentos importantes, porque não tem tempo para os amigos e para si próprio, deixando de fazer coisas que gosta para viver em função das entregas para os outros. 

Educação em Pauta – Quais são os passos essenciais para gerir melhor o tempo?

Christian Barbosa – O primeiro passo é querer mudar. O segundo é entender o que você quer. Muita gente está perdida e foca o tempo em coisas totalmente erradas. Quando falo o que eu quero, não é para ser algo para a vida toda. É preciso olhar para o contexto, pensar o que vai ser realizado em uma semana ou um mês para trazer mais resultados. A partir dessas aspirações se definirão as maiores prioridades, e não se pode pensar em prioridades para vida, até porque a vida é muito longa e muitas respostas não a temos. Então, pensar dessa forma ajuda a ter prioridades de maneira mais fácil. 

O terceiro ponto é planejar do jeito correto. Uma das formas que posso recomendar é não somente planejar um dia, como a maioria das pessoas fazem erroneamente. É pensar três dias para frente. Por exemplo, se hoje fosse segunda-feira, é necessário pensar no que fazer na terça, quarta e quinta-feira. Planejar em bloco de três dias ajuda a pessoa a ter mais controle sobre seu tempo, reduzir as urgências, colocar as reais prioridades para serem feitas. Com simplesmente planejar o que vem hoje, a pessoa não consegue dar conta do que realizar.

Educação em Pauta – Quais são os fatores da procrastinação? Como evitá-la?

Christian Barbosa – A primeira coisa é entender que não existe como eliminar ou evitar a procrastinação. Aliás, tenho um livro “Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?”, que aborda isso. Foi um ano de estudo para chegar à seguinte conclusão: procrastinar é ser humano, faz parte da gente, você não consegue deixar de procrastinar. 

É possível reduzir a procrastinação por meio de um melhor gerenciamento de tempo. É ter mais conhecimento sobre as atividades que está desenvolvendo, saber transformar algo que parece grande em uma tarefa menor, aprender a delegar funções e dizer “não” para aquilo que não é sua atribuição. Tudo isso são coisas que as pessoas ficam adiando e, muitas vezes, se auto cobrando. 

Existem vários fatores para a procrastinação. O primeiro vem de ordem psicológica. A pessoa tem algo que a impede de fazer determinada atividade e não sabe o que é. Tem vezes que precisa de ajuda de um profissional qualificado, como um psicólogo, para entender o porquê de estar adiando tanto algo na vida. Pode ser em razão de uma crença, um trauma de infância ou algo oculto, que não consegue descobrir.

Também podem ser situações como a complexidade, isso devido a uma tarefa muito longa. Pode ser o medo, a pessoa não sabe direito como fazer e isso gera insegurança, a paralisando. O próprio medo do sucesso acontece, pois (o sujeito) pode procrastinar em função de algo que pode dar muito certo, como o que fazer com tanto dinheiro ou qualquer resultado diferente na carreira ou na vida pessoal.

Educação em Pauta – Quais são as formas de atingir o momento do “cérebro produtivo”? 

Christian Barbosa – Inclusive tenho uma live “Como utilizar seu cérebro ao extremo” que foca nesse tema. Existem vários estudos e explicações para isso. No entanto, o cérebro precisa ser treinado, desenvolvido. Necessita ser levado de forma mais profunda, as pessoas pensam muito raso. Acabam apenas pensando “o que vou fazer hoje” para resolver determinado problema. As pessoas vão lá e resolvem, mas não pensam no que fazer para aquele problema não voltar a acontecer. Estamos muito no superficial e, na superfície, não vamos às coisas que realmente trazem mais resultados. Por isso que o treinamento cerebral é muito importante. 

>> Confira a live “Como Utilizar seu Cérebro ao Extremo”

Educação em Pauta – A metodologia “produtividade 4.0” integra tecnologia e aprendizado. De que forma pode ser desenvolvida?

Christian Barbosa – Essa é a evolução da produtividade. São três passos. Primeiro a pessoa aprende a produtividade em si, o que é alta performance, a gestão do tempo, como planejar, priorizar, ter foco, organizar as atividades, usar bem as ferramentas.

O segundo passo, com esse mundo atual, é aprender mais rápido, ter novas habilidades, aprender a treinar o cérebro, raciocínio lógico e diferenciado, pensamento racional, leitura dinâmica, entre outras coisas que permitem ganhar tempo no aprendizado e, com isso, aumentar o valor de resultados.

Atualmente, a tecnologia é um fator fundamental para você ter tempo. Não existe mais alta performance e produtividade sem tecnologia. Com a atomização na vida, usando softwares e aplicativos, é possível fazer mais coisas com menos esforços.

Educação em Pauta – A tecnologia é considerada muitas vezes uma vilã para “roubar” nosso tempo. Como ela pode ser uma aliada?

Christian Barbosa – É a gente aprendendo a usar. As pessoas só mexem rapidamente com a tecnologia e acabam não a usando direito, se perdendo e gastando mais tempo. Por exemplo, o Excel é um produto extremamente complexo, se a pessoa não for um dia no YouTube e assistir a um vídeo de 10 dicas para usar melhor o Excel, vai gastar o dobro de tempo.

Educação em Pauta – Nem sempre aprendemos sobre a importância da gestão do tempo. Você acha que esse assunto poderia ser trabalhado com as crianças e adolescentes? De que forma?

Christian Barbosa – A gestão do tempo nasce na nossa vida por volta dos quatro a cinco anos de idade. Então, deveríamos na escola aprender a forma correta de lidar com essa linha temporal. Uma live que fiz abordei isso. Na época, o meu filho, o Miguel, tinha seis anos, e o ensinei sobre gestão do tempo de forma lúdica. A criança tem que entender que quando faz uma gestão eficaz do tempo dela vai ganhar tempo para coisas mais importantes, não simplesmente ser algo punitivo. Ela pode brincar mais, se divertir mais. Nessa live, mostro a forma que ensinei, como se fosse um grande jogo. O meu filho colocou suas prioridades em post-its em um quadro e, após finalizar cada uma delas, foi retirando os papéis ao longo de uma semana.

>> Veja a live sobre a “Produtividade para Crianças”

TAGS





Assine nossa newsletter

E fique por dentro das novidades