A implementação da computação na educação e o papel dos gestores

Para especialista em Informática na Educação, a BNCC – COMPUTAÇÃO pode apresentar desafios que precisam ser encarados como oportunidade de repensar o currículo das instituições

imagem: Freepik

Diego Berti Bagestan

Mestre em Ensino de Ciências Exatas, especialista em Mídias na Educação, licenciado em Computação, técnico em Informática. Atua como professor de Informática na Educação Básica e com cursos técnicos na área da Computação.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que norteia as competências e habilidades a serem trabalhadas nas escolas brasileiras. No que tange à área da Tecnologia da Informação e Comunicação, a BNCC estabelece uma competência específica para ser desenvolvida no currículo escolar: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação”. A BNCC – COMPUTAÇÃO, complemento da BNCC, traz diretrizes importantes para o ensino da computação nos currículos escolares.

Este artigo abordará como a BNCC – COMPUTAÇÃO trata o ensino da computação e como os gestores escolares podem desempenhar um papel determinante na implementação eficaz desses conhecimentos no ambiente educacional.

A BNCC – COMPUTAÇÃO reconhece a importância da computação como uma habilidade essencial no mundo contemporâneo. Ela destaca a necessidade de desenvolver competências relacionadas à programação, algoritmos, pensamento computacional e uso responsável da tecnologia. A ideia é preparar os estudantes não apenas como usuários, mas como criadores e solucionadores de problemas por meio da tecnologia.

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Implementar o ensino da computação pode apresentar desafios, como a formação de professores e a adequação de infraestrutura. No entanto, a BNCC – COMPUTAÇÃO oferece uma oportunidade única para repensar o currículo escolar, integrando a computação de maneira transversal em diversos componentes curriculares. A interdisciplinaridade é um dos princípios da BNCC – COMPUTAÇÃO e pode ser explorada para incorporar conceitos de computação em várias áreas do conhecimento.

Os gestores escolares têm um papel fundamental na concretização das diretrizes da BNCC – COMPUTAÇÃO. Eles podem promover a formação contínua dos professores e buscar parcerias com instituições e empresas para enriquecer a aprendizagem prática dos estudantes. A computação está intrinsecamente ligada à inovação e criatividade. Os gestores escolares podem criar ambientes propícios para o desenvolvimento dessas habilidades, incentivando projetos práticos e desafiadores. Hackathons, feiras de ciências e projetos de robótica são exemplos de atividades que podem ser promovidas para estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.

A implementação da BNCC – COMPUTAÇÃO é obrigatória em todos os currículos escolares, cujo objetivo é atender às demandas contemporâneas da sociedade digital. Na Educação Infantil, sugere o tema nos campos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e, no Ensino Fundamental, propõe a inserção da computação como tema transversal e interdisciplinar, possibilitando a integração de conceitos e desenvolvimento de habilidades em diversos componentes curriculares. Essa abordagem multifacetada promove a visão de que a tecnologia não é isolada, mas uma ferramenta permeável a várias áreas do conhecimento. Já no Ensino Médio, a BNCC – COMPUTAÇÃO traz a computação como componente curricular específico em todos os anos e destaca a importância de aprofundar os conhecimentos nessa área. Essa abordagem estruturada no Ensino Médio visa a preparar os estudantes com competências e habilidades para os desafios do mundo do trabalho.

A implementação da computação na educação, conforme preconizado pela BNCC – COMPUTAÇÃO, é um desafio empolgante que demanda esforços coordenados por gestores, professores e demais profissionais envolvidos no ambiente escolar. De acordo com a visão do Complemento da BNCC – COMPUTAÇÃO, “a Computação na Educação Básica deve ser entendida como um alicerce para a transformação social e cultural estratégica ao Brasil, para que sua população atinja melhores patamares de qualidade de vida.” 

Ao compreender a BNCC – COMPUTAÇÃO, os gestores podem liderar iniciativas que preparem os estudantes para os desafios do século XXI e promover uma educação mais alinhada com as demandas da sociedade atual e futura. Devem assumir um papel ativo e estratégico nesse processo, bem como contribuir para a formação de cidadãos digitalmente competentes, preparados para os avanços tecnológicos e para a gestão de sua qualidade de vida.

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