Ainda dá tempo de conquistar alunos em janeiro

Especialista em Marketing Educacional dá dicas para realizar estratégias de forma sustentável

imagem: AdobeStock

Andréa Tavares

Professora da ESPM, ministrando o curso “Fundamentos do Marketing Educacional”. Executiva de Marketing há 9 anos, atuando como especialista em Marketing Educacional há 7 anos. Palestrante sobre assuntos ligados à Marketing Educacional na feira Bett Educar, GEDuc, Escolas Exponenciais, SINEPE/SC, SINEPE/DF, SINEPE/RS e Rede Salesiana Brasil de Escolas. Possui MBA em Gestão Escolar pela USP e Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Mackenzie. É fundadora e CEO da Agência Bear., uma agência especializada em marketing educacional.

O ano começou e o desafio das escolas continua sendo o mesmo: aumentar o número de matrículas para iniciar 2023 dentro do planejado. Mas como aproveitar o mês de janeiro para realizar estratégias de marketing de forma sustentável?

Pensar em marketing educacional é entender que não existe um período certo para iniciar uma campanha de matrículas, e tampouco terminá-la. Há períodos no qual existe uma maior demanda por parte da população na busca por escolas, mas a boa notícia é que nos encontramos ainda neste período.

De setembro a janeiro, as movimentações aumentam em busca de uma instituição de ensino ideal. E é no começo do ano que muitos pais conseguem realizar visitas com mais tranquilidade, além de ter a possibilidade de levarem seus filhos juntos no tour por estarem em férias escolares.

O maior gargalo de busca ainda são as escolas que oferecem educação desde o Maternal/Educação Infantil até o Ensino Médio, pois ainda é comum os pais optarem por manter os filhos em uma única instituição de ensino até a formação completa.

Em paralelo, também existe a demanda por outros ciclos educacionais por motivos variados, e é por isso que a escola deve-se manter atenta às estratégias que aumentam a performance da campanha de matrícula pensando na instituição de ensino como um todo.

Ainda é possível conquistar novas matrículas em janeiro antes de iniciar as aulas, mas isso só será viável se houver ajustes nas rotas do que você já realizou até aqui.

1. Acerte a bússola: estou indo para o lugar certo?

Mesmo se a sua escola está realizando a campanha de matrículas sem qualquer planejamento, ainda é possível organizar tudo para entender onde é possível melhorar.

Faça uma lista rápida dos três últimos meses a respeito dos números de matrícula da sua escola e tente estabelecer um padrão nas buscas: 

– Qual a série mais procurada?
– Por qual motivo?
– Quais são os nossos principais diferenciais (quem eu sou que ninguém consegue copiar)?

– Esses argumentos estão sendo ditos na hora da apresentação da escola?

Com essas respostas você poderá (re)direcionar o foco para uma estratégia mais assertiva e garantir um maior número de matrículas – janeiro é um mês decisivo porque as aulas já estão prestes a começar.

2. Não largue a mão da família
Os anúncios publicitários são excelentes ferramentas para atrair o público que temos interesse para dentro da nossa escola, mas acredite, eles não são tudo.

Realizar o acompanhamento das famílias após o primeiro contato é imprescindível. Lembre-se: a educação sempre será sobre pessoas interagindo com outras pessoas. Pegue o telefone e ligue, verifique se ficaram com alguma dúvida e por isso ainda não fecharam a matrícula. Ofereça uma bonificação (dentro dos limites financeiros da sua escola).

Você também pode estabelecer essa comunicação por meio do disparo de e-mail marketing, personalizando a mensagem mediante o momento de cada família:
– No dia da visita: mensagem de agradecimento.
– Após três dias da visita: e-mail com informações institucionais, mostrando os benefícios da escola.
– Após sete dias da visita: e-mail com materiais específicos da série de interesse, deixando mais evidente o quanto vale a pena escolher a sua escola.

– E assim em diante.

De uma forma ou de outra, mantenha-se próximo. As pessoas se lembrarão mais de você assim.

3. Esteja ativo no meio digital

Sabemos o quanto as redes sociais influenciam a nossa vida, e porque não apostar em conteúdos que possam mostrar ainda mais quem nós somos como escola?

Caso sua instituição de ensino tenha verba destinada para a divulgação de anúncios, ótimo! Mas não se preocupe se não tiver, pois você ainda pode publicar no feed como postagem orgânica.
Reúna materiais (fotos e vídeos) de atividades pedagógicas realizadas pelos alunos e continue publicando mesmo nas férias de janeiro. Dessa forma, a rede social da escola se mantém viva e os pais/responsáveis conhecerão um pouco mais do que é realizado em termos pedagógicos, transformando esse conteúdo em mais motivos para matricular o filho.

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De janeiro a janeiro, a escola não deve parar de pensar em estratégias de marketing educacional, porque conquistar e fidelizar alunos é uma ação realizada um pouco a cada dia.

Iniciar o planejamento de 2023 com esse mindset garantirá uma evolução da sua instituição de ensino não só em termos de matrículas, mas em nível de relacionamento com os alunos, famílias e, inclusive, colaboradores.

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