Gerenciamento é a chave para um bom projeto educacional

Especialistas dão dicas de como realizar de forma mais assertiva a gestão de projetos na educação

por: Juliana Turatti | ju@padrinhoconteudo.com
imagem: Karolina Grabowska / Pexels

Início de ano também é um momento de planejamento, e como 2023 está se aproximando, é importante pensar em como organizar os projetos educacionais para o próximo ano. Os projetos têm um papel fundamental nos processos pedagógicos e dominar as estratégias para buscar um melhor resultado é o melhor caminho.

“Para planejar o ano seguinte é importante, primeiramente, avaliar o desempenho em 2022, seja da escola, da instituição de ensino, de um curso ou de uma turma. Com esta avaliação será possível identificar os resultados alcançados, as potencialidades e as fragilidades para, a partir delas, definir os objetivos e metas para o ano seguinte e as ações necessárias para seu alcance”, avalia Moana Meinhardt, que é coordenadora adjunta da pós-graduação Stricto Sensu na Universidade La Salle (Unilasalle).

O projeto educacional pode ser visto como um mapa do processo pedagógico da instituição. É uma orientação para todos os profissionais, por isso, envolver o coletivo, seja da escola ou da instituição de Ensino Superior no momento da avaliação colabora para que as ações tenham um melhor resultado.

Para Leonardo Vasconcellos, que é professor convidado dos cursos de MBA em gerenciamento de projetos da FGV, é necessário ter conhecimento do que está fazendo. “Estudar os fundamentos de uma gestão de projetos é a base. Porque a partir das competências básicas é que o resultado será mais assertivo”, adverte.

Importância do gerenciamento de projetos na educação

Para que o projeto possa ser desenvolvido e sejam atingidos os resultados esperados, o gerenciamento é o fator principal. “É o que envolve, especialmente, o acompanhamento e o monitoramento das ações, a redefinição de caminhos quando necessário, o incentivo aos envolvidos, a gestão de recursos e investimentos”, destaca Moana.

Ela ainda alerta que são as avaliações parciais durante o processo que permitem identificar se o percurso seguido está adequado ou se requer um novo direcionamento.

Como fazer um bom gerenciamento de projetos

Os projetos educacionais, quando são planejados pensando na coletividade e seus objetivos, são um desejo de todos e favorece para o sucesso. Mas é importante que haja um líder que conduza a sua execução, que determine os papéis e responsabilidades de todos os envolvidos e que ainda possa incentivar a equipe de trabalho. “Um ponto importante é a definição de um cronograma e de metas parciais a serem atingidas que possam ser monitoradas”, ressalta a coordenadora.

Ela conta, ainda, que os recursos digitais podem auxiliar e muito no processo. Os aplicativos, por exemplo, podem auxiliar no gerenciamento de projetos, os quais possibilitam distribuir tarefas, monitorar resultados, definir cronograma, dentre outros recursos.

O destaque, para Vasconcellos, é a administração do projeto. “Gerenciar projetos é gerenciar expectativas das partes interessadas, e este é o maior desafio”, declara. Ele exemplifica que não tem como querer dirigir um carro sem ter habilidade de direção.

Tipos de projetos educacionais

Na educação há diferentes tipos de projetos, desde os projetos de nível macro, assim como os de médio e longo prazo, que podem ser o Projeto Político Pedagógico de uma escola ou o Plano de Desenvolvimento Institucional de uma instituição de Ensino Superior ou o Projeto Pedagógico de um curso.

Há também projetos menores como: de extensão, desenvolvidos em parceria entre uma instituição de ensino e a comunidade, de pesquisa, de trabalho desenvolvidos com uma ou mais turmas, envolvendo um ou mais professores, interdisciplinares,  de intervenção frente a uma situação ou demanda específica, entre outros.

Estratégias para montar um projeto eficaz

Para se chegar a um melhor resultado é importante partir de um diagnóstico,  identificar as necessidades, conhecer a realidade da qual partimos, para, então, definir o ponto onde se quer chegar, que são os objetivos do projeto. 

De acordo com a coordenadora Moana, é nesta fase que se observa os aspectos legais, a fim de identificar se há alguma definição ou parâmetro que precisa ser levado em consideração no projeto. Porque com a definição clara do ponto de partida e dos objetivos a serem alcançados “pode-se perceber a distância existente entre o ponto do qual partimos e o ponto onde queremos chegar”, esclarece.

Após estes passos, é o momento de traçar o caminho a ser percorrido, as etapas do projeto, os sujeitos envolvidos, as ações necessárias, as metas, os investimentos e o cronograma.

Além do gerenciamento eficaz para que os projetos deem certo, “projetar na educação é uma ação essencial para manter as instituições em constante movimento de crescimento, qualificação e inovação, evitando, assim, que apenas se reproduzam práticas tradicionais ou que se caia em um ativismo muitas vezes carente de reflexão sobre a prática”, alerta Moana.

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