Gestão do autocuidado: como se preparar para 2023?

Especialista em Comunicação e Psicologia fala sobre a importância de momentos de pausa para reflexão e adoção de hábitos que possam criar espaços de convivência mais harmoniosos

imagem: AdobeStock

Luciana Bueno Santos 

Especialista em Comunicação e Psicologia, facilitadora do Desenvolvimento Humano, criadora da Com.Fiar by Lu Bueno – empresa que desenvolve práticas pessoais e profissionais para a integralidade do ser. Palestrante na área da saúde integral e bem-estar. Peregrina. 

Estamos na reta final do ano, período de conclusões e preparativos para o próximo que já se descortina. Nesta época, é comum nos percebermos um pouco mais e refletirmos sobre o que deu certo e também não tanto nas nossas ações profissionais e pessoais. E, como estamos todos juntos nesta quase ressaca, digamos assim, de um ano atípico, – o primeiro após dois anos de pandemia que nos trouxe sobrecargas de novidades, misto de emoções e sentimentos como ansiedade, medo, descobertas, esperança e euforia – também estamos cansados neste momento de balanço final. 

O ano de 2022 não possibilitou licença para nos readaptarmos, mais uma vez. Retomamos nossas atividades saindo do modo “caverna” e voltamos à cena habitual, presencial, na maioria dos casos, como nos domínios do ambiente escolar. Não tivemos tempo para preparo, sequer emocional, e, como trabalhamos com pessoas, sentimos de forma direta a extensão dos reflexos da crise sanitária mundial à sociedade e seus lares, no nosso dia a dia. E, agora, como avaliar tudo isso e se preparar para 2023? 

Proponho que possamos nos inserir nas nossas agendas e abrir uma pausa para esta reflexão. Um momento que podemos denominar de gestão do autocuidado e que seja observada a nossa respiração. Para isso, vamos iniciar nos sintonizando conosco mesmos. Se permita! Sente de forma bem confortável, alongue a coluna, relaxe os ombros, estabilize os pés no solo e feche os olhos. Sinta por onde está a entrada de ar, no teu corpo. Só perceba por alguns instantes. Pode estar na base do seu abdômen, no meio ou no alto do tórax, na região do esterno. A partir disso, comece a respirar nesta crescente, em três tempos, de baixo para o meio e para o alto, e, depois exale, pelas narinas, devagar. Repita algumas vezes e sinta como você está agora. Neste momento, você deve estar mais relaxado e apto a começar a revisitar este tema: Como está a minha saúde e a do grupo de professores, colaboradores e de alunos que convivo? Quais atitudes estou fazendo por mim e estimulando a minha equipe?

Conquistamos uma saúde integral com alinhamento do corpo, da mente e da alma e, acredite, o pilar que falta na nossa saúde passa por uma respiração consciente. “Muitas doenças modernas – asma, ansiedade, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, psoríase e outras – poderiam ser reduzidas ou revertidas apenas com a mudança da maneira como inspiramos e expiramos”, afirma James Nestor em “Respire, a Nova Ciência de uma Arte Perdida”. A adoção de novos e simples hábitos, como esse, já foram comprovados por pesquisadores e resultam em benefícios cognitivos e na execução de atividades em geral. “Pequenos momentos de autocuidado e descontração são capazes de produzir grandes e imediatos aumentos de poder cognitivo e desempenho no trabalho”, pondera Shawn Achor – um dos maiores especialistas na relação felicidade e sucesso, autor de “O jeito Harvard de ser feliz”. 

Portanto, projetar 2023 passa, também, por este olhar sobre a gestão integral do Ser e como no dia a dia estimulamos o acolhimento, a auto aceitação e a adoção de práticas integrativas que possam criar espaços mais harmoniosos e de calorosa convivência consigo e com os outros. Outro ponto interessante comprovado está na predisposição de liberar criatividade e inovação a uma pequena descarga de felicidade vivenciada. “Os colaboradores conseguem enxergar soluções que de outra forma passariam despercebidas”, acrescenta Achor. Costumo receber muitos feedbacks de colaboradores e gestores após participarem de capacitações com técnicas respiratórias, posturas de Yoga e rodas de conversa que aplico no ambiente corporativo. Entre os benefícios, destacam-se  bem-estar, mais presença, desanuviar de alguma questão que carregavam ou perceber seus corpos mais leves.  

É possível criarmos uma mudança de sinergia no ambiente profissional com pequenas, simples e provocativas pausas geradas a partir do autoconhecimento. O resultado vai reverberar do ambiente escolar à comunidade familiar. Desejo um dezembro consciente na revisão do ano e na construção dos seus projetos, e um 2023 equilibrado entre a gestão e a conexão com os seres. 

TAGS





Assine nossa newsletter

E fique por dentro das novidades