Não esqueça de acender as luzes da Campanha de Matrículas na sua árvore de Natal

Confira dicas estratégicas para agilizar as conversões em dezembro, e dar tempo de aproveitar o Natal com a meta atingida

imagem: FreePik

Andrea Tavares 

Professora da ESPM, ministrando o curso “Fundamentos do Marketing Educacional”. Executiva de Marketing há 9 anos, atuando como especialista em Marketing Educacional há 7 anos. Palestrante sobre assuntos ligados à Marketing Educacional na feira Bett Educar, GEDuc, Escolas Exponenciais, SINEPE/SC, SINEPE/DF, SINEPE/RS e Rede Salesiana Brasil de Escolas. Possui MBA em Gestão Escolar pela USP e Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Mackenzie. É fundadora e CEO da Agência Bear., uma agência especializada em marketing educacional.

Sim, finalmente o mês de dezembro chegou e já podemos ouvir em alguns lugares o som do “Jingle Bells”. Contudo, esse momento não é sinônimo de pausa para as Campanhas de Matrículas. Muito pelo contrário, ainda dá tempo de preencher aquelas vagas restantes para fechar a sua meta do ano.

Segundo uma pesquisa realizada pelo HSBC, divulgada em setembro de 2023, 79% das famílias consideram que investir em um ensino de qualidade para os filhos é a melhor alternativa para seus futuros. 

É correto afirmar que o segmento educacional perpassa pela vida de todos aqueles que desejam uma carreira promissora e melhor qualidade de vida. Por este motivo, os holofotes para as matrículas não devem se apagar nunca, principalmente em dezembro, quando a família já está concluindo sua jornada de matrícula que foi iniciada no começo do segundo semestre com visitas e avaliações de diversas escolas da região, além de ser o período do recebimento do 13º salário que impulsiona ainda mais a decisão para fechamento de matrícula.

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Pensando que a escola já vem realizando ações durante os meses letivos, existem algumas estratégias específicas para agilizar as conversões em dezembro e dar tempo de aproveitar o Natal com a meta atingida com sucesso.

1. Aproxime-se para ser lembrado

A maioria das famílias já visitaram todas as escolas que queriam conhecer, então é a hora de você se destacar em meio à multidão. Mas como fazer isso? Com proximidade.

Parece óbvio e simples, porém, muitas escolas não fazem o mínimo e se perdem na hora de mostrar para a família o “ainda estou por aqui”. Selecione uma lista das personas com mais probabilidade de fechar matrícula:

– Que realizaram a visita na escola nos últimos 3 meses.

– Entraram em contato para tirar dúvidas.

– Se mantiveram ativos na conversa via WhatsApp ou recebimento de e-mail marketing.

Sua escola pode definir outras métricas para entender quem ainda tem probabilidade de fechar matrícula, o importante aqui é pegar o telefone e ligar, questionando possíveis dúvidas e colocando um gatilho nesse roteiro telefônico, que pode ser o de escassez (poucas vagas abertas) ou algo promocional (descontos até uma data limite de matrícula).

E por que o atendimento precisa ligar? Porque dessa forma a sua comunicação fica mais humanizada e por mensagem é difícil entender se há um real interesse ainda, pelo tom de voz conseguimos insights muito mais valiosos.

2. Facilite o processo de matrícula

Não é mais hora de a família precisar retornar inúmeras vezes para a escola para levar documentos ou alinhar algo com o Financeiro, utilize a tecnologia em prol de facilitar essa matrícula e inibir qualquer dificuldade no processo que pode fazer sua persona desistir ou até pensar – “se está essa burocracia toda no início, imagine quando eu precisar resolver algo simples na Secretaria”.

Por meio dessa estratégia é possível pensar em soluções como:

– Vídeos ou tutoriais que mostrem como realizar a matrícula via site.

– Expor, de forma clara, documentos necessários para levar à escola – caso não seja possível a realização da matrícula online (evitando que a família precise ir, mais uma vez, na instituição de ensino para resolver isso).

– Coletar feedbacks para poder otimizar no próximo ano o processo de matrícula, tornando-o ainda mais ágil.

3. Continue divulgando

O investimento em marketing digital e off-line continuam sendo importantes nessa fase final de matrícula, isso porque o tipo de comunicação auxilia na decisão da família.

Lembre-se que em dezembro só falta aquele “empurrãozinho” para os pais escolherem a escola, e como tratamos aqui de um serviço no qual a educação é algo intangível, trabalhar com prova social nesse período é uma excelente estratégia.

Divulgue depoimentos de alunos, ex-alunos, famílias e até de colaboradores sobre os benefícios da sua Instituição de Ensino, compartilhe conteúdos produzidos pela sua persona que exponha algo nesse sentido e não deixe de explorar as conquistas dos alunos em aprovações de vestibulares e olimpíadas acadêmicas.

Tudo aquilo que é possível falar sobre sua Escola que concretize de forma clara que ali é o melhor lugar para estar, certamente renderá matrículas.

E o que fazemos depois que acabar o ano?

Continuamos a campanha, é claro.

Quando planejamos anualmente as ações, colhemos excelentes frutos todos os meses. Evidentemente que a escola estará sempre de portas abertas para receber matrículas a qualquer momento do ano, mas é ao final dele que os interesses aumentam. Nesse intervalo, há uma variedade enorme de temas que devem ser trabalhados mês a mês para fortalecer a marca, e seu setor de Marketing conseguirá criar conteúdos se tiver um olhar atento para o real propósito educacional e social de uma escola.

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