Branded Content

Pandemia mostra que gestores em constante formação saem na frente

Especialista observa que profissionais em constante formação se adaptam mais rapidamente às mudanças, que acontecem o tempo todo, e dá dicas de como se manter atualizado

imagem: Depositphotos

O distanciamento social causado pela Covid-19 obrigou gestores e educadores a se adaptarem de forma muito rápida. Não por acaso, a denominação dada ao que foi possível implementar de um dia para o outro foi Ensino Remoto Emergencial. Para Lucas Giacometti, autor do curso gratuito “Melhor gestão, melhor escola”, foi um sinal nítido da importância de os gestores estarem sempre alinhados ao que há de melhor e mais moderno na administração das instituições de ensino.

“Essa situação catalisou um processo que já vinha ocorrendo: o da digitalização da nossa vida. Basta ver a dificuldade de estarmos longe do celular”, exemplifica. “A partir da pandemia tudo isso foi acelerado de uma maneira sem precedentes. Vamos retornar à estaca zero, agora? Não. A questão dos gestores é como lidar com tudo isso buscando uma educação de qualidade”, defende.

A reflexão se estende para o papel do educador em um mundo que avança rumo à robotização dos processos industriais, exigindo profissionais que trabalhem cada vez menos com as tarefas físicas, e mais com o raciocínio e o senso crítico. Para Giacometti, a profissão do futuro exige adaptação a mudanças rápidas, como o que se viu durante a pandemia, e o desafio é como encantar e motivar os membros da comunidade escolar em meio a esse cenário.

Durante as aulas via internet, por exemplo, os alunos muitas vezes estavam conectados, mas não realmente acompanhando. “Basta utilizar ferramentas antigas dando uma modernizada ou um novo verniz, ou podemos usar essas ferramentas para dar novas funções e qualificar o processo de ensino?”, questiona o autor.

Ferramentas para os educadores

Inquieto ao observar todo esse dinamismo na educação, Giacometti pensou em um programa de 30 horas que ajudasse os gestores da Educação Básica a resolver as demandas do dia a dia, totalmente conectado com a realidade das instituições. São questões como relacionamento interpessoal, finanças e formação continuada.

Para acrescentar qualidade no processo educativo, a equipe da Editora do Brasil partiu da ideia de que não basta despender recursos, mas pensar em como eles podem ajudar no caminho do aprendizado. “Cada vez precisamos mais desses atributos de um gestor exitoso, que faz a coisa acontecer, busca estratégias, caminhos, uma série de elementos para desenvolver a educação”, sustenta Giacometti.

Programa divide-se em três módulos

A estrutura, 100% online e gratuita, está dividida em módulos, que se subdividem em partes A e B. “Quando esquadrinhamos o projeto, pensamos em um sentido prático. Mas está tudo muito bem fundamentado, com boas referências bibliográficas, à luz das quais queremos ajudar o dia a dia do gestor”, conta o autor.

O primeiro módulo trata da gestão administrativo-financeira da escola, passando por temas como estilos de gestão, modelos burocráticos, saúde financeira, fluxo de caixa, inadimplência e compliance. Já o segundo é focado na gestão de pessoas, tanto na educação propriamente dita quanto na liderança de equipes. Também têm espaço o relacionamento interpessoal e o estímulo de um ambiente focado na coletividade.

O terceiro módulo trata da gestão do clima e da cultura escolar, começando pela conceituação desses termos e passando pelas dicas de como melhorar a convivência, tratar de assuntos como violência e indisciplina, para chegar à relação entre a escola e a família. 

Promovido pelo Educa Brasil, o curso “Melhor gestão, melhor escola” pode ser acessado no horário mais adequado para cada profissional. O objetivo é possibilitar que mais educadores possam se desenvolver.

As inscrições podem ser feitas pelo site do projeto.

Confira a listas de conteúdos:

Módulo 1: Gestão administrativa e financeira da escola​

Parte a) Estilos de gestão​

Parte b) Gerenciamento financeiro da organização​

Módulo 2: Gestão de pessoas​

Parte a) Liderança, delegação e motivação: como engajar os profissionais​

Parte b) Relacionamentos interpessoais na escola: formando times​

Módulo 3: Gestão do clima e cultura escolar​

Parte a) Clima escolar​

Parte b) Parceria escola-família

Duração completa do curso: 30 horas

TAGS





Assine nossa newsletter

E fique por dentro das novidades