Por que SEO importa para a sua escola?
Rafael Geyger, mestre em comunicação, dá dicas, estratégias e aponta qual o momento de buscar ajuda profissional
Rafael Geyger
Diretor da agência Redator Hacker. Mestre em Comunicação e Ciências da Informação pela Universidad Europea del Atlántico. Nos últimos 12 anos, se envolveu direta e indiretamente em 100 mil posts de marketing de conteúdo com foco em SEO. Também participou da gestão de equipes de conteúdo de hubs de grandes marcas, que atingiram milhões de acessos orgânicos.
Como você faz para captar novos alunos, elevar a reputação da escola e se posicionar como uma referência no mercado? A resposta “fazendo marketing” não está errada, mas lhe dá apenas uma nota 6.
Para ser aprovado com louvor, e alcançar os resultados que deseja, é preciso ir além dos investimentos em publicidade e das postagens em redes sociais.
Neste texto, vou falar sobre uma estratégia de marketing barata, eficiente e que talvez você ainda não esteja usando – e perdendo oportunidades por isso. SEO em instituições de ensino: o que é e como funciona?
SEO, do inglês Search Engine Optimization, significa Otimização para Mecanismos de Buscas. É a estratégia que permite que um site e suas páginas sejam encontrados a partir de pesquisas na internet, sobretudo no Google.
Ou seja, com um trabalho de SEO você alcança pessoas que estão fazendo pesquisas na web, buscando por informações sobre escolas ou por métodos de ensino, por exemplo.
Você é encontrado por famílias que procuram um colégio para seus filhos. Também por talentosos professores e outros profissionais de educação que podem conhecer a instituição e se interessar por fazer parte dela.
E até por outros gestores e especialistas em educação que podem ter o primeiro contato com a escola ou conhecer mais sobre o seu trabalho – o que ajuda a torná-la conhecida e reconhecida como uma referência naquilo que faz.
Leia também:
>> Estratégias digitais são aliadas na captação de alunos
A base do SEO são as palavras-chave, que são os termos, expressões ou frases que as pessoas digitam em suas buscas na internet. Há ferramentas que permitem identificar quais são as palavras-chave mais utilizadas no seu setor.
Dessa forma, podemos descobrir o que as pessoas digitam no Google quando procuram por um estabelecimento de ensino para seus filhos. Ou o que elas consideram como prioridade na escolha de uma nova escola.
Com essas informações em mãos, você pode otimizar o seu site para que ele apareça nas buscas quando os termos que identificou forem utilizados.
Melhor ainda quando alia o SEO a uma estratégia de marketing de conteúdo, cria um blog no site e produz artigos de maneira frequente.
Isso não apenas acelera os resultados, aumentando as chances de êxito da sua estratégia, como também transforma o blog em um canal de comunicação com a comunidade escolar, conversando com pais e alunos, professores e demais funcionários, além de futuros estudantes.
Veja na lista abaixo por que – e para que – fazer SEO na sua instituição:
Mas como fazer para colocar essa estratégia em prática? E quanto isso vai custar? Essa é uma das grandes vantagens de uma estratégia do SEO, pois ela custa muito pouco, como explico abaixo.
Basicamente há duas formas de ser encontrado a partir de pesquisas no Google. A primeira delas é pagando para isso, investindo em links patrocinados que vão aparecer no topo das buscas sempre que a palavra-chave escolhida for utilizada em uma pesquisa.
A segunda é criando conteúdo de qualidade, que será assim reconhecido pelo Google e, gratuitamente, posicionado no topo das buscas para as palavras-chave escolhidas em seu projeto de conteúdo. Isso é fazer SEO.
Dessa forma, você terá apenas o custo de elaboração da estratégia e de produção dos conteúdos, sendo premiado pela qualidade e constância do seu trabalho.
Veja, então, quais são as etapas principais:
O levantamento em ferramentas como SEMRush, Ahrefs ou Ubersuggest vai revelar as melhores oportunidades para o seu projeto de conteúdo.
Ou seja, o que seu público de interesse mais pesquisa no Google e que palavras usa quando faz isso.
O cronograma de publicações no blog deve levar em conta as oportunidades que mapeou, além da necessidade de cada palavra-chave.
Textos de diferentes tamanhos garantem que a intenção do usuário seja atendida, oferecendo a ele um conteúdo relevante.
Conteúdos relevantes são aqueles que captam a intenção de busca, entregam o que o usuário procura e demonstram a sua autoridade no assunto.
Quanto à frequência de publicações no blog, vale uma regra básica: quanto mais publicar, mais rápido os resultados serão percebidos.
SEO é um trabalho de longo prazo, que pode começar a dar resultados entre 3 e 6 meses. Porém, um artigo que se posiciona no alto das buscas não sai de lá tão cedo. O monitoramento dos resultados ajuda a garantir que sua estratégia está no caminho certo.
O que você viu até aqui é o resumo das etapas da estratégia. É simples, mas não significa que seja fácil. Fazer SEO do jeito certo é fundamental para que gere resultados e não uma frustração por ter investido tempo e talvez dinheiro em algo que não dará retorno.
Você tem a opção de montar uma equipe interna e direcionar recursos para uma área que não tem relação com a atividade fim do negócio. Ou pode contratar especialistas que vão criar e executar a estratégia se valendo das melhores práticas em SEO.
A segunda opção é uma escolha mais certeira e econômica. Isso fica ainda mais claro conforme você lê e se informa sobre SEO, aumentando seu conhecimento sobre o tema.
Por isso, deixo como sugestão que não pare o aprendizado neste texto.
Leia também o artigo que explica como uma agência especializada em SEO pode ajudar e como escolher esse parceiro.
E veja ainda a minha série completa no Sinepe/RS Play sobre como funciona o SEO para alcançar o topo do Google.
TAGS
E fique por dentro das novidades