Sinepe/RS está pronto para novos desafios e conquistas ao completar 74 anos

Entidade comemora aniversário com a missão de projetar o futuro a partir do aprendizado com as conquistas do passado

imagem: Marne Andriotti

Oswaldo Dalpiaz

Presidente do SINEPE/RS

Todas as organizações humanas são criadas a partir de objetivos que são colocados por seus idealizadores. Não se afastar deles é condição para a sua continuidade e de seu crescimento. 

“Os novos desafios nos alertam que não podemos ficar nas conquistas do passado. As necessidades presentes nos levam a projetar o futuro, pois as instituições de ensino têm que continuar sua magnífica missão: ajudar a construir relações sociais positivas, preparar novos líderes, abrir caminhos para o reconhecimento das diversidades, tornar as pessoas mais felizes e autônomas.”

OSWALDO DALPIAZ

O SINEPE/RS foi criado no dia 3 de dezembro de 1948 por dirigentes de 48 entidades educacionais do Rio Grande do Sul com a finalidade de apoiá-las na sua organização, na sua sustentabilidade enquanto instituição, nos seus propósitos de levar adiante a atividade da educação.

Esta perspectiva nunca foi esquecida. Pelo contrário, sempre foi animada, fortalecida, diversificada e ampliada na medida em que surgiam exigências de modernizações e mudanças de cultura organizacional, inclusive com o surgimento de novas instituições e de novas modalidades de ensino. Se na fundação estiveram 48 instituições presentes, hoje são 310 entidades associadas ao SINEPE/RS, isoladas ou agregadas em redes, que participam de seus eventos e seguem as orientações dadas pela entidade sindical. 

Chegamos em 2022 contentes com a caminhada feita, cientes de que, apesar do esforço e projetos realizados, nem sempre foi feito com os acertos que as associadas esperavam. Mas, os resultados nos mostram que foi possível caminhar, manter os propósitos e superar os desafios e dificuldades provocadas pelas mudanças culturais. O surgimento de inúmeras instituições dá mostra disso.

Ao longo destes anos, as instituições conseguiram vencer os desafios que se apresentaram. Porém, agora, outros estão batendo às nossas portas. Temos que buscar alternativas que demonstrem termos capacidade para superá-los e seguir em frente. A Educação Básica tem seus desafios, alguns deles colocados à tona pela pandemia. Surgem questões como a capacitação dos educadores, o uso das tecnologias na educação (alfabetização digital), a valorização das descobertas da neurociência, o aproveitamento do espaço maker, a necessidade no foco em habilidades e competências do processo de ensino e aprendizagem e as novas exigências da cultura organizacional. 

A Educação Superior com seus desafios de estar aberta às alternativas que os alunos buscam e ao mesmo tempo, profissionais que a sociedade precisa; o surgimento de novos modelos, de novas metodologias, a exigência de um novo desenho curricular, os investimentos em infraestruturas física e tecnológica, a ausência de financiamento, presença cada vez mais acentuada do ensino a distância, necessidade de formar pessoas para empregos que ainda não existem (novas profissões), entre outros.

Os novos desafios nos alertam que não podemos ficar nas conquistas do passado. As necessidades presentes nos levam a projetar o futuro, pois as instituições de ensino têm que continuar sua magnífica missão: ajudar a construir relações sociais positivas, preparar novos líderes, abrir caminhos para o reconhecimento das diversidades, tornar as pessoas mais felizes e autônomas. Há missão mais nobre que essa?

Que nossas instituições possam crescer cada vez mais em quantidade e qualidade e, neste crescimento, conseguir conjugar o valor de suas raízes e princípios com a necessidade constante de inovar nos seus métodos. 

Parabéns ao SINEPE/RS, animador deste processo.

TAGS





Assine nossa newsletter

E fique por dentro das novidades