A escola entra em campo: a Copa do Mundo na sala de aula

Competição esportiva inspirou atividades em instituições de ensino que vão de álbum de figurinhas até desfile de modas

por: Bianca Zasso | Especial
imagem: AdobeStock

A primeira edição da Copa do Mundo aconteceu em 1930, no Uruguai, país que além de sediar os jogos consagrou-se campeão, num placar de 4×2 contra a seleção da Argentina. Nossos hermanos foram pioneiros e, de lá para cá, muita coisa mudou, tanto no futebol como na configuração da competição. O que parece permanecer intacto é o interesse dos torcedores pelos países participantes e toda a festa que une povos para admirar as jogadas feitas dentro das quatro linhas. E mesmo que o Brasil já esteja fora da disputa pela taça, a Copa do Mundo deixou sua marca nas escolas com projetos que movimentaram toda a comunidade escolar. 

A cada Copa que chega, a história se repete: bandeiras, camisas de diversos países e outros elementos ganham as salas de aula e fomentam atividades que vão além do esporte. Em 2022, meses antes do início das atividades no Catar, país sede desta edição da competição, crianças e adolescentes já estavam imersos em uma busca com ares de aventura: completar o álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Tradição entre as gerações dos anos 60 e 70, os álbuns movimentavam os torcedores e a figurinha mais cobiçada quase sempre estampava um dos craques do momento. 

Mas e se esses ídolos da torcida estivessem dentro da sala de aula? Foi com essa premissa que as professoras Francielle Difante e Shaiane Limberger Corrêa, da Escola Medianeira, em Santa Maria, desenvolveram o álbum Craques da Escola. Composto por figurinhas que trazem as imagens de professores, funcionários e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, o trabalho foi o ponto alto de uma série de atividades realizadas ao longo do ano letivo junto às turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos. Com a união das disciplinas de História e Educação Física, ministradas por Francielle e Shaiane, respectivamente, foi criado um Seminário Integrado cujo tema era a História do Esporte. 

Professoras Shaiane e Francielle, da Escola Medianeira, em Santa Maria, organizaram álbum de figurinhas com com registros de alunos, professores e funcionários. Foto: Kristhel de Lima Cezar / Comunicação Escola Medianeira

“Começamos propondo trabalhos que envolviam os jogos olímpicos. As turmas desenvolveram pesquisas sobre as formas de competição na Grécia Antiga. Um outro grupo de alunos ficou responsável pelo resgate histórico das Copas do Mundo, buscando entender que os jogos envolvem questões econômicas e sociais para além do futebol”, explica Francielle. 

A coordenadora pedagógica Naiara Pires Vidotto, que acompanhou de perto todo o envolvimento dos alunos e professores na proposta, ressalta o perfil de trabalho interdisciplinar nas séries finais dentro da escola. 

“Quando o tema escolhido para a nossa gincana anual foi a Copa do Mundo, houve uma movimentação muito positiva dos alunos, um envolvimento com os temas propostos. A gincana passou e as professoras tiveram a sensibilidade de organizar o projeto do álbum, que foi uma surpresa para todos”, relembra Naiara. 

Mas como surgiu a ideia de criar um álbum onde ídolos como Richarlison e Messi dão lugar a quem faz a escola acontecer? Shaiane relembra que foi o comportamento dos próprios alunos que guiou a escolha. 

“Percebemos o quanto a troca de figurinhas envolvia os alunos. Foi quando optamos por fazer um álbum da escola, contendo todas as pessoas que estão envolvidas com os anos finais”, explica. 

O momento da revelação do álbum Craques da Escola foi marcado pela euforia das turmas que puderam se encontrar nas páginas inspiradas no álbum oficial da Fifa, um trabalho que coube a Kristhel de Lima Cezar, responsável pela área de comunicação e marketing da Escola Medianeira. O resultado agradou tanto que muitos pais queriam informações sobre como conseguir um exemplar. Mas esse foi apenas um dos resultados positivos do álbum.

“Uma aluna veio nos falar que comentou com o pai sobre o gol perdido do jogador Baggio, da Itália, na Copa de 94. Percebemos que eles levaram o assunto para casa e houve uma troca com a família”, reflete Naiara.  

Figurinos bons de bola

Se integrar um álbum de figurinhas já é divertido, imagine criar uma roupa do zero inspirado pelos países que disputam a Copa do Mundo? No sul do Estado, na cidade de Pelotas, um dos eventos tradicionais do Colégio Gonzaga ganhou as cores e as formas de países como Alemanha e Croácia. O Gonzaga Fashion é um projeto ligado às disciplinas de artes dos 6º e 7º ano da instituição onde os alunos, divididos em grupos, criam croquis e confeccionam roupas a partir de materiais recicláveis, sempre partindo de um tema proposto pelas professoras Sabrine Evangelista e Marina Heineck. Para 2022, o tema não poderia fugir da grande festa do futebol mundial e as criações foram inspiradas nos países presentes na competição.

“Nesse ano, foram 46 modelos criados. Há um corpo de jurados que escolhe as melhores criações. Eles também precisam apresentar um texto criado a partir da pesquisa de cada grupo sobre o país pelo qual ficou responsável”, explica Carla Santo, coordenadora pedagógica do Colégio Gonzaga. 

Alunos do Colégio Gonzaga criaram roupas a partir de pesquisas sobre os países participantes da Copa do Mundo. Foto: Setor de Comunicação do Colégio Gonzaga

Paralelo aos processos desenvolvidos nas aulas de artes, há todo um envolvimento de outros componentes curriculares, como História, Geografia e Língua Portuguesa, que colaboram para a execução dos projetos de cada roupa que envolvem o conhecimento da cultura e das tradições de cada país para que isso reflita na roupa criada pela equipe. O desfile da edição Copa do Mundo do Gonzaga Fashion aconteceu no dia 17 de novembro, no ginásio do colégio e reuniu centenas de pessoas. 

“Nós organizamos toda a estrutura de som e luz para que os alunos apresentassem o resultado de suas pesquisas e também as roupas criadas. Os alunos desfilaram e também convidamos pessoas de fora da escola para participarem. Esse ano, por exemplo, um pai e uma avó de aluno desfilaram”, recorda Carla. 

>> Confira o vídeo do Gonzaga Fashion Edição Copa do Mundo:

TAGS





Assine nossa newsletter

E fique por dentro das novidades