Grupos e clubes de aprendizagem estimulam protagonismo de estudantes

Ação desenvolvida pelo Colégio Farroupilha, ouro na categoria Estudante Protagonista no Prêmio Inovação Sinepe/RS 2022, desperta as potencialidades dos alunos e incentiva nos professores o desenvolvimento de novas metodologias para sala de aula

por: Eduardo Wolff | eduardo@padrinhoconteudo.com
imagem: Arquivo Pessoal

Desde cedo, uma iniciativa do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre, tem colaborado para que os seus alunos vivenciem experiências e aprendam a assumir o protagonismo frente aos desafios do cotidiano. 

Denominado como “Grupos e Clubes de Aprendizagem como incentivadores do protagonismo estudantil”, a ação foi vencedora da medalha de ouro na categoria Estudante Protagonista do Prêmio Inovação Sinepe/RS 2022. Essa honraria foi concedida em decorrência de transformar a instituição de ensino em um ambiente mais acolhedor, plural e que incentiva a participação e a descoberta das potencialidades dos estudantes. 

Atualmente, são 15 grupos e clubes de aprendizagem de diversos perfis. São eles: Grupo de RPG, Grupo de Química, Clube dos Inovadores, Grupo de Teatro, Grupo de Relações Internacionais, Clube de Matemática, Grupo de Língua Alemã, Grupo de Voluntariado, Grupo de Estudos da Língua Espanhola, Clube de Astronomia, Grupo Pré-preparatório SAT (Scholastic Aptitude Test ou Teste de Aptidão Escolar, um dos exames mais utilizados pelas universidades norte-americanas em seus processos de admissão), Conexão Farroups – Grupo de Educação Midiática, Grupo de Estudos da Língua Alemã 2, Growcube – Incubadora de Negócios e Grupo de Estudos de Língua Alemã (neste caso, são três grupos para diferentes níveis de conhecimento).

Como tudo começou 

A trajetória de currículo complementar da instituição existe há bastante tempo, não somente por meio dos grupos e dos clubes. A preparação para olimpíadas de conhecimentos e os eventos científicos são algumas das ações que todos os estudantes podem participar. 

Em 2018, foi iniciada uma reestruturação no programa e, de forma mais intensa, em 2022 o portfólio de opções passou a ser divulgado e acompanhado de maneira regular, com inscrições em um mesmo período por meio de um processo unificado. Alguns grupos e clubes já existem há muitos anos, como os casos de Teatro e Voluntariado.

O Grupo de Teatro tem mais de 20 anos de atuação no Farroupilha | Crédito: Colégio Farroupilha/Divulgação

Assim, a instituição passou a reconhecer os diversos grupos e clubes como um projeto para além de iniciativas pontuais e individualizadas, idealizadas pelos professores orientadores e equipes pedagógicas. “Foram identificadas as semelhanças de trabalhos e resultados em comum”, pontua a assessora pedagógica do Colégio Farroupilha, Marília Dal Moro.

Veja o vídeo do Grupo de Voluntariado em visita ao Projeto Vó Chica na Vila Safira, em Porto Alegre

Como funcionam esses ambientes

No início do ano letivo, os grupos e os clubes são divulgados aos estudantes e o colégio mobiliza seus educadores para que possam informá-los do processo de inscrição. A divulgação é feita em sala de aula e também nas redes sociais e no site do Colégio Farroupilha, com uma área dedicada 

As vagas são limitadas e os alunos são contemplados por ordem de inscrição. Mesmo após o término do prazo, os formulários seguem abertos para que os estudantes interessados façam parte de uma lista de espera. 

As atividades ocorrem no turno oposto ao da aula regular, para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Os grupos e clubes de aprendizagem são ofertados de maneira gratuita e são coordenados por profissionais da própria instituição. 

Clube criado por estudantes

O ápice do protagonismo dos alunos ocorreu em julho de 2022. Quatro estudantes propuseram a criação de um Clube de RPG (Role-Playing Game), voltado para colegas do 8º ano à 3ª série do Ensino Médio. O objetivo era de potencializar a aprendizagem lúdica e interdisciplinar de distintos conhecimentos por meio do RPG.

Conforme recorda a assessora pedagógica do colégio, os alunos a procuraram e apresentaram a sua proposta. Após as suas indicações para que produzissem um projeto-piloto, inserindo custos estimados e público interessado, por exemplo, foi realizada uma apresentação à diretora da instituição de ensino, com grande êxito. 

No Clube de RPG, a iniciativa de criação partiu dos próprios alunos  | Crédito: Colégio Farroupilha/Divulgação

Neste espaço, o estudante, ou seja, o jogador, assume o papel de um personagem criado por ele mesmo, que interage em situações propostas por um narrador (o mestre). Assim, o Clube possibilita que os participantes vivam e se desenvolvam em um mundo que existe no campo da imaginação e da ludicidade. 

No Clube, os mestres das histórias são os próprios estudantes, que buscam, com o apoio dos educadores, conectar de forma interdisciplinar as situações criadas a diferentes conteúdos trabalhados no colégio. “Um professor de filosofia que deu uma aula sobre dilemas morais e éticos pode ser um conhecimento para que se crie uma história e realize um jogo”, explica Marília.

Os alunos deste Clube querem deixar um legado. Já estão ensinando seus colegas mais jovens a serem mestres para dar continuidade a esta ação. 

O que se aprende em sala de aula pode virar um jogo de RPG  | Crédito: Colégio Farroupilha/Divulgação

Resultados atingidos

Nos últimos quatro anos, o Colégio Farroupilha registrou um crescimento de 122% de alunos matriculados nestas atividades. Em 2022, foram 245 estudantes inscritos em algumas das opções ofertadas pela instituição.

Entre os destaques, os Clubes e Grupos ampliaram as experiências dos alunos na área da pesquisa, da resolução de problemas e da prototipação. Um caso é o Grupo dos Inovadores, composto por estudantes do 6º e 7º anos. Os jovens prototiparam projetos para solucionar problemas identificados no ambiente escolar, como um suporte para garrafa de água nas mesas e a “caixa dos achados” em cada sala, para que os colegas possam verificar o material encontrado todos os dias.

Outro exemplo é a incubadora GrowCube, que contou com mais de 140 estudantes envolvidos desde o seu início. Foram 44 projetos apresentados para uma banca de avaliadores, composta por empresários e investidores. Alguns desses projetos estão sendo implementados (em fase de incubação ou pós-incubação), como o Health Corner, um aplicativo com informações hospitalares que busca trazer segurança e conforto aos clientes nos momentos em que precisam usar serviços médicos.

Continuidade da iniciativa

Com os resultados atingidos, os grupos e os clubes de aprendizagem tornam-se para o colégio não apenas essencial, como também uma estratégia eficaz para atender com excelência a pluralidade de interesses e potenciais dos estudantes.

Para a assessora pedagógica do Colégio Farroupilha, esses ambientes oportunizam espaços para a inovação aos professores, pois podem testar metodologias diferenciadas, o que, futuramente, impactarão nas práticas de sala de aula. “Dar esse espaço para inovação com professor é importante. Além disso, os alunos são dinâmicos, estão em constante evolução, e precisamos ouvi-los para que sigam como protagonistas”, ressalta.

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