Iniciação científica: uma aliada da educação

O engajamento de professores e suporte aos estudantes são pontos fundamentais apontados por gestores para o sucesso no desenvolvimento de projetos e pesquisa

imagem: Freepik

Carla Denise Machado Borba

Graduada em Matemática, Especialista em Educação, em Supervisão e Orientação Escolar e em Gestão Curricular Marista. Coordenadora Pedagógica no Colégio Marista Santa Maria, de Santa Maria/RS

Josiéli Demetrio Siqueira

Graduada em Química Licenciatura Plena. Mestre em Química. Doutora em Química. Professora de química do Colégio Marista Santa Maria e orientadora do grupo de projetos de iniciação científica

A iniciação científica é uma abordagem metodológica aplicada para democratizar a alfabetização científica. Tal ação permite ao estudante participar de projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, promovendo assim, diferentes aprendizagens ao longo da Educação Básica.

Essa imersão na pesquisa científica torna o educador um agente mediador do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes na construção do conhecimento prático e científico. Cabe a equipe pedagógica escolar dar o suporte contínuo e colaborativo para que educadores e estudantes possam desenvolver suas pesquisas.

“Para o sucesso no desenvolvimento dos projetos de iniciação científica, professores e gestão escolar precisam estar alinhados, a fim de que o estudante receba o suporte necessário no desenvolvimento de sua pesquisa”

Nesse movimento da gestão escolar, algumas abordagens contribuem para que esta proposta seja bem-sucedida: 

  • Implementação de um grupo de professores-assessores, composto por um representante de cada área do conhecimento que tem o objetivo de colaborar na sistematização dos processos burocráticos e avaliativos
  • Capacitação continuada dos educadores, assegurando a atuação de profissionais mais preparados e engajados
  • Momentos garantidos durante as reuniões pedagógicas semanais para o planejamento das atividades que serão aplicadas para o desenvolvimento dos projetos de iniciação científica

Além da execução dessas ações de gestão escolar, um conjunto de estratégias pedagógicas buscam motivar a iniciação científica no decorrer de toda vida escolar dos estudantes: 

  • Proporcionar ao estudante a escolha dos temas/eixos temáticos, estimulando a pesquisa na área de interesse
  • Divulgação dos projetos desenvolvidos em congressos locais e regionais, uma forma importante de ampliar a vivência dos estudantes no meio acadêmico
  • Criação de um grupo de mentoria formado por estudantes do Ensino Médio que já vivenciaram todas as etapas do desenvolvimento de um projeto para dar suporte aos estudantes que estão ingressando na pesquisa
  • Produção de gêneros textuais acadêmicos adaptados por etapas de ensino a serem produzidos pelos estudantes

Cabe ressaltar o papel importante que o estudante desempenha no desenvolvimento desses projetos, uma vez que ele é diretamente responsável pelo andamento de todas as etapas da pesquisa.

Para o sucesso no desenvolvimento dos projetos de iniciação científica, professores e gestão escolar precisam estar alinhados, a fim de que o estudante receba o suporte necessário no desenvolvimento de sua pesquisa. O engajamento dos professores na busca de temáticas atrativas e, principalmente, relevantes para a comunidade é fundamental para instigar o interesse dos estudantes e despertar a sua responsabilidade como membro da sociedade.

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