Prêmio Inovação Sinepe/RS 2022 reconhece instituições de destaque

Unificada e com foco em soluções criativas, premiação tem como objetivo estimular o desenvolvimento das instituições de ensino

por: Pedro Pereira | pedro@padrinhoconteudo.com
imagem: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Inovação Sinepe/RS 2022, pelo site https://premios.sinepe-rs.org.br, até 29 de julho. É a retomada da premiação anual do Sindicato, agora unificada. O objetivo é premiar, destacar e evidenciar projetos e atividades que as escolas fazem e que sejam inovadores.

Mais uma virada de chave que veio com a pandemia, segundo a coordenadora de comunicação e marketing da entidade. “As escolas tiveram que correr contra o tempo, reinventando-se, a internet deu um boom, o mindset das pessoas mudou, então o prêmio precisava desse upgrade, focando naquilo que é novo, que é diferente”, explica Luciana Jeckel.

São quatro categorias: Comunicação e Marketing, Gestão Institucional, Responsabilidade Social e Estudante Protagonista. Luciana explica que as categorias de comunicação e responsabilidade social são muito semelhantes ao modelo de premiação praticado até 2019, com a diferença que agora o foco central dos projetos tem que ser a inovação. Já a categoria de gestão abrange ações pedagógicas, como antes, mas abre espaço para projetos na área administrativa. A maior novidade fica por conta da categoria Estudante Protagonista, que aparece pela primeira vez e destaca este que é um dos principais objetivos do ensino atualmente.

O especialista em inovação e co-fundador da BS Project, João Ramos, destaca este tipo de iniciativa. Para ele, prêmios como o do Sinepe/RS cumprem papel de mostrar para o maior número possível de pessoas que a inovação está acessível a todos, e não necessariamente atrelada a grandes empresas ou aparatos tecnológicos sofisticados e inacessíveis.

Ramos lembra que inovar é se prontificar a tirar ideias do papel. Por isso, ambientes inovadores são aqueles em que o erro deixa de ser tabu. “Para inovar e colocar o aluno como protagonista, é cada vez mais importante gerar consciência de que tão importante quanto planejar, antecipar, analisar, levantar dados, é fazer, realizar, botar a mão na massa. Permitir o erro calculado, com margens, limites. Assim se gera significado, o retorno que precisa ter para saber se acertou, errou, precisa melhorar, mudar”, sustenta.

Veja como foi o Prêmio Sinepe/RS de 2019:


Avaliação em três etapas e menção honrosa

Atento a estes conceitos, o Sinepe/RS desenhou uma avaliação dividida em três etapas – e não mais em duas, como antes. A novidade é que depois da análise virtual feita pelos jurados, seis trabalhos, de cada categoria, serão selecionados para que uma banca decida, por meio de encontro remoto, os três finalistas que chegarão à fase de defesa pública. Luciana Jeckel explica que, com a grande quantidade de projetos recebidos, era necessário criar uma etapa extra na avaliação. Esse afunilamento dos projetos também ajuda a tornar a seleção mais equilibrada. “Todos os seis projetos que forem para a semifinal serão avaliados pelo mesmo grupo de jurados”, afirma Luciana Jeckel.

Os projetos que chegarem na semifinal, mas não alcançarem a etapa de defesa pública, receberão o título de Menção Honrosa. Já o Certificado de Honra ao Mérito, que era entregue aos projetos inscritos e avaliados com nota acima de 9, não será mais oferecido. “Vamos homenagear o quarto, quinto e sexto lugares de cada categoria. Afinal, eles estavam entre os seis melhores e por pouco não foram primeiro, segundo e terceiro colocados”, explica Luciana. Todos os inscritos recebem uma devolutiva por escrito dos três jurados da avaliação on-line, a fim de que entendam a nota e, eventualmente, aprimorem seus projetos.

Inovação trata de pessoas

João Ramos lembra que a inovação não está atrelada a um ferramental, mas sim à procura por soluções criativas para problemas reais do dia a dia. “A tecnologia não está no centro. No centro estão as pessoas. A máquina talvez seja só uma ferramenta para que a gente consiga escalar, ou reverberar, a solução que a gente criou”, reflete

Neste sentido, muitas empresas e organizações iniciam o processo de inovação pela simples digitalização de processos, o que é possibilitado por ferramentas tecnológicas. Enquanto isso, o maior entrave continua se dando em relação ao fator humano porque a forma de ver as coisas não se altera e os processos continuam atravancados. “Conforme se digitaliza o processo, deve-se digitalizar nosso pensamento e a forma de ver as coisas”, continua João Ramos.

Para o especialista, a educação está passando por um momento de crise em relação ao formato, ao modelo, em relação às necessidades que o mundo real tem exigido. Isso se dá por uma série de fatores históricos e da própria estrutura pedagógica criada ao longo do tempo. As iniciativas que estão conseguindo desconstruir isso são aquelas que, de certa forma, compreendem as necessidades imediatas do mercado de trabalho e da formação de novos profissionais.

“Estamos falando de uma era que exige posturas ágeis, pessoas que saibam resolver problemas complexos e trabalhem em uma perspectiva de menos especialidade. Que sejam generalistas e criativas. As iniciativas mais inovadoras são as que conseguiram compreender isso”, entende João.

Conheça as categorias do Prêmio Inovação Sinepe/RS 2022

Comunicação e Marketing
Projetos que utilizem diferentes estratégias de comunicação e marketing alinhadas à gestão da instituição. Contempla todo processo de comunicação e ações de marketing da instituição com/para os seus públicos (por exemplo: alunos, pais, funcionários, fornecedores, comunidade, formadores de opinião, imprensa, órgãos públicos, entre outros).

Gestão Institucional
Iniciativas realizadas com o foco na melhoria dos processos institucionais envolvendo as áreas pedagógica e/ou de gestão administrativa da instituição coordenados pelos gestores e/ou colaboradores da instituição.

Responsabilidade Social
Projetos destinados a promover e incentivar a preservação e o aprimoramento do meio ambiente, como conservar a biodiversidade, respeitar o meio ambiente, a fauna, a flora e a própria existência humana. Também contempla trabalhos voltados para atividades em benefício à comunidade.

Confira o cronograma

> Inscrições até 29/7

> Divulgação dos seis finalistas de cada categoria em 1º/9

> Divulgação dos três finalistas de cada categoria em 6/10

> Defesa dos três projetos finalistas, por categoria, em 18 e 19/10

> Cerimônia de entrega dos prêmios em 25/11

TAGS





Assine nossa newsletter

E fique por dentro das novidades