Projeto ajuda a conscientizar sobre o trânsito e sustentabilidade

Criada em 2022, campanha segue com ações dentro do Colégio La Salle Santo Antônio

por: Raquel Carvalho | raquel@padrinhoconteudo.com
imagem: Colégio La Salle Santo Antônio, Divulgação

Estabelecer e reforçar boas práticas para uma convivência mais agradável, sustentável, segura e benéfica no ambiente escolar. Foi com esse propósito que surgiu, em junho de 2022, a campanha Família Antoniana, criada pelo Colégio La Salle Santo Antônio, em Porto Alegre, para fortalecer a imagem institucional. Segundo a Analista de Comunicação do colégio, Bianca Menti, o projeto surgiu após observarem alguns quesitos que poderiam ser melhorados, entre eles o comportamento no trânsito e a sustentabilidade.

O projeto é focado em dois pilares: Cuidado com a Vida e (Re)transformar. O primeiro é voltado a ações de cuidado e atenção no trânsito. O segundo busca trazer mais sustentabilidade no dia a dia da escola. Segundo Bianca, o nome do projeto busca reforçar os laços de pertencimento de quem convive na escola. A campanha levou o bronze na categoria Comunicação e Marketing do Prêmio Inovação SINEPE/RS em 2023.

>> Confira o vídeo de apresentação do projeto na Defesa Pública do Prêmio Inovação SINEPE/RS

“Nós decidimos chamar de Família Antoniana porque, se você parar para pensar, quem está aqui passa em torno de seis a oito horas nesse ambiente, então nós somos, sim, uma família. E como toda família, é preciso garantir um ambiente de convivência e respeito”, explica.

Cuidado com a Vida

Sabendo da importância da educação e da boa convivência no trânsito, o pilar de Cuidado com a Vida desenvolveu ações como a sinalização de boas práticas no uso do estacionamento e na circulação de pedestres e veículos, além de instalação de barreiras pantográficas no estacionamento para melhorar a circulação no espaço.

Indo além da conscientização, também foram desenvolvidas dinâmicas com as crianças e com os adolescentes. Em parceria com a Fundação Thiago Gonzaga, os alunos da Educação Infantil assistiram à contação de histórias do Teatro Vida Urgente e receberam a formação e a visita do Azulito, personagem da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

Leia também:
>> Escola Santa Mônica: a arte de ensinar por diferentes meios
>> Colégio cria movimento que coloca alunos e suas ações em evidência

Todas essas ações fazem parte do projeto “Vrum-vrum, o trânsito é legal”, realizado pelas educadoras Alessandra Ruperti da Silva e Nathália Lemos, da Creche III da Educação Infantil. O objetivo do projeto é educar as crianças para o trânsito, por meio do conhecimento de regras, sinais, símbolos e diferentes meios de locomoção. A iniciativa fez tanto sucesso que foi premiada com o 2º lugar no Prêmio EPTC de Educação para o trânsito 2022, na categoria professor.

De acordo com Bianca, as ações tiveram um impacto muito positivo e educador nas crianças. Além de trabalhar como analista do colégio, ela também é mãe da Cecília, que estuda no La Salle e, na época, tinha cerca de 4 anos. Segundo ela, Cecília começou a relacionar os aprendizados do projeto na prática. “Um dia eu estava dirigindo e ela falou: “mamãe, o sinal amarelo é para prestar atenção” e também passou a ter mais cuidado na hora de atravessar a faixa de pedestres. Outros pais nos contaram que as crianças se transformaram em pequenos ‘azulzinhos’ e passaram a fiscalizar se eles estavam dirigindo da forma como aprenderam”, revela.

Segundo os pais, as crianças passaram a ser mais conscientes sobre o trânsito. (Foto: Arquivo Escola La Salle Santo Antônio / Divulgação)
Segundo os pais, as crianças passaram a ser mais conscientes sobre o trânsito (Foto: Arquivo Colégio La Salle Santo Antônio / Divulgação)

Outra ação, em conjunto com a EPTC, envolveu os estudantes do Ensino Médio. Considerando que atualmente os jovens terminam o Ensino Médio próximos da maioridade, a atividade buscou conscientizar os alunos sobre os perigos de dirigir alcoolizado. Por meio de um óculos de realidade virtual, os estudantes participaram de uma simulação onde puderam perceber os efeitos do álcool no reflexo do motorista. Para Bianca, tanto as crianças quanto os adolescentes têm uma mentalidade aberta e receptiva a esses ensinamentos.

“Eu sou suspeita para falar, porque trabalho em uma escola, mas eu aposto muito nessa gurizada de hoje. Eu vejo que é uma mentalidade diferente, estão abertos a isso. A gente só tem que fomentar, senão isso se perde e continua sendo reproduzindo o que já é feito pelos adultos”, comenta Bianca.

(Re)transformar

Já a atuação do pilar (Re)transformar buscou trazer mais sustentabilidade nas atividades diárias da escola, como repensar o uso de copos descartáveis e o uso responsável da energia elétrica. Bianca conta que as ações são focadas em pequenos gestos que podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente.

A escola conta com cerca de 200 profissionais e era comum o uso de copo plástico para tomar água e café. Segundo a estimativa feita pela escola, se cada colaborador utilizar em torno de três copos descartáveis por dia, durante um ano seriam 219 mil copos plásticos jogados fora. Pensando nisso, a escola distribuiu canecas personalizadas para cada educador.

O pilar da sustentabilidade busca mudar pequenas atitudes, como o uso de copos reutilizáveis (Foto: Arquivo Colégio La Salle Santo Antônio / Divulgação)

Além disso, a campanha realizou a troca dos sacos e adesivos de identificação das lixeiras para a separação de lixo seco e de lixo orgânico. Bianca explica que as ações do projeto seguem ocorrendo e a ideia neste ano é conscientizar ainda mais os alunos e educadores sobre a importância da separação correta do lixo. “Já que falar que o planeta está sofrendo pode não surtir tanto efeito, pensamos em trazer até a escola pessoas que trabalham com a reciclagem do lixo para que contem suas histórias e mostrem como a separação incorreta impacta o meio ambiente e a fonte de sustento deles”, detalha Bianca.

Outra ação que busca conscientizar os alunos e os educadores sobre o uso consciente de energia elétrica é a instalação de placas de sinalização com dicas de sustentabilidade nas salas. Ainda segundo Bianca, o fato de poder contribuir para o planeta e para a comunidade por meio de ações como essas é algo que traz muito orgulho. “A gente sabe o alcance que tem a comunicação, então por que não usar isso para falar de coisas tão importantes? Poder usar o poder da comunicação para falar em nome do cuidado com a vida e da questão da sustentabilidade, é uma coisa que me realiza muito. É muito nobre poder abraçar essa causa e também ter esse espaço, esse acolhimento dentro da instituição”, finaliza. 

TAGS





Assine nossa newsletter

E fique por dentro das novidades