Como aproveitar o valor educativo do folclore em sala de aula 

Crenças, costumes, tradições, lendas e músicas devem ser trabalhadas em sala de aula


Neusa Marli Bonna Secchi*

*Graduada em História, com pós-graduação em Folclore. Foi presidente da Comissão Gaúcha de Folclore e Conselheira da Comissão Nacional. Atua com pesquisas e projetos para orientar e informar professores na aplicação do folclore no processo de ensino-aprendizagem. Foi agraciada com troféus como o Mulher Farroupilha do RS e Destaque Folclore e medalhas Dante de Laytano e Lilian Argentina.

O folclore é o conjunto de tradições, crenças, conhecimentos, lendas, músicas, jogos, poesia, enfim, de tudo o que faz parte da cultura e da memória de um povo. 

Entendemos o folclore como cultura popular tradicional: é dinâmico e vivo, que evolui com as mudanças da sociedade. Refere-se às culturas populares tradicionais, diferente das culturas urbanas e emergentes, que venham a folclorizar-se no decorrer do tempo.

Havendo a funcionalidade e a aceitação coletiva, todas as manifestações culturais podem vir a preencher as características básicas do chamado fato folclórico. Neste contexto, são fatores de identificação das manifestações folclóricas:

  • A aceitação coletiva, quando o fato passa ser de agrado geral, passando a ser patrimônio comum do grupo;
  • A tradicionalidade, quando há passagem de legado cultural de uma geração à outra. Hoje é entendida como uma continuidade, onde os fatos novos se inserem sem uma ruptura com o passado;
  • A dinamicidade, conjunto de evoluções e mudanças sofridas pelo fato folclórico. A dinamicidade e a tradicionalidade são as características básicas dos fatos folclóricos;
  • A funcionalidade, ou seja, a função que exerce o fato folclórico vivo. No momento em que perder a sua função, passa a ter valor histórico.

O campo de estudo do folclore é a cultura tradicional, aprendida inicialmente nas vivências com familiares e, mais tarde, com os grupos sociais. 

Todos os indivíduos são portadores de folclore, ele existe em todas as classes sociais, que são aprendidas por tradição, ou seja, fazem parte da herança legada pelas gerações.

O folclore na escola torna-se cada vez maior devido às políticas de valorização da diversidade cultural e à inclusão de conteúdos sobre as culturas populares tradicionais.

Nesse contexto, são inúmeros os aspectos básicos para o desenvolvimento de um processo de identidade regional que precisam ser estudados pelo professor, com vistas à uma seleção daquilo que se pode utilizar e como bem aproveitar em sala de aula.

A aplicação pedagógica do princípio do “Folclore na Escola” deve ser sempre à base do aproveitamento folclórico para enriquecer o processo de aprendizagem, de forma multidisciplinar. É importante que o professor tenha noções do tema para selecionar, adaptar e transmitir de forma mais adequada ao nível dos alunos.

O aluno é portador de experiências culturais características do meio em que vive, sendo portador de extraordinária riqueza folclórica, advinda de seus familiares e de sua comunidade.

Os professores, ao executarem suas lições, devem aproveitar os comentários ou fatos folclóricos trazidos pelas crianças, pois assim irão despertar mais curiosidades, determinando que o ensino se torne mais atraente. O folclore deve ser  usado como  método e nenhum método pode ser aplicado em absoluto.

Assim, devemos sempre levar em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação.

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