Desafios para uma educação que não prepara apenas para o trabalho, mas para a vida

Modelos de ensino e os desafios contemporâneos na educação, e na formação dos futuros profissionais da área da saúde

imagem: Depositphotos

LISNÉIA FABIANI BOCK

Enfermeira. Psicóloga Clínica. Mestra em Enfermagem pela UFSC; Especialista em Administração dos Serviços em Enfermagem pela PURS. Especialista em Terapia Intensiva pela ULBRA. Especializanda em Terapia dos Esquemas pela Wainer/ Polo SP. Integrante do Grupo Coordenador Núcleo Porto Alegre, da REBRAENSP. Coordenadora dos Cursos de Graduação em Enfermagem e em Psicologia da Faculdade Factum

No final do mês de março, estive em uma missão¹, no Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey – México, representando a Faculdade e Escola Técnica Factum, conheci o modelo de ensino aplicado na Escola de Medicina e Ciências da Saúde da Tec. Saúde do Tecnológico de Monterrey, no México, e a oportunidade de dialogar com líderes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) sobre os desafios contemporâneos na educação, e na formação dos futuros profissionais da área da saúde.

Lá visitei, o Hospital Zambrano Hellion Tecnológico de Monterrey; o Campus Tecnológico de Monterrey, a Clínica de Saúde Integral, que atende a população junto a atenção primária; o EGADE Business School, e a Escola de Medicina e Ciências da Saúde. Estive com líderes de outras 14 instituições de ensino superior do Brasil, bem como, líderes mexicanos, docentes e discentes do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey. Foram dias de crescimento, com desafios em equipes; experiências inovadoras com uso de tecnologias, e de trocas sobre o futuro do ensino superior na área da saúde. 

Um dos pontos levantados foi que o modelo utilizado em todas as IES, baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas, que valoriza o conhecimento científico, a resolução de problemas na perspectiva do aluno, e as habilidades práticas/técnicas do futuro profissional, são hoje, insuficientes para atender aos novos e complexos desafios da população e do próprio Sistema de Saúde.

Discutiu-se que a transformação em tempos de mudanças culturais, econômicas e sociais no mundo direciona para o diferencial no ensino centrado no ser humano, e o ensino inovador/transformador, que atenda as demandas do coletivo, e da vida em sociedade.

O modelo de ensino apresentado pela Tec Saúde de Monterrey inclui “cuidados centrados na perspectiva do paciente e da comunidade”, com um currículo elaborado por competências, de forma interprofissional, com tecnologias de informação na aprendizagem, e a ênfase no desenvolvimento de habilidades de gestão e liderança aos profissionais da saúde. Essa perspectiva humana no ensino, associa o respeito aos valores, as preferências e necessidades ditas e expressas pelo paciente, garantindo o bem-estar físico, mental e espiritual, assim como para as necessidades da própria comunidade.

Na conferência sobre transformação na universidade, foi feita a seguinte pergunta pelo Prof. Dr. Ignácio de La Vega²: qual o seu propósito? A maioria respondeu: “me tornar uma pessoa melhor a cada dia”; “ajudar na melhora da qualidade de vida das pessoas”. Essa pergunta parece ter sido o ponto de partida da Tec Saúde, na construção de um modelo acadêmico inovador, além de fortalecer os pilares da IES, com professores engajados e alunos motivados.

Esse modelo acadêmico de ensino, busca desenvolver as competências técnicas, humanas, relacionais, para que os profissionais da saúde, saibam atuar de forma integral, com uma liderança transformadora junto as organizações e sistemas de saúde, centrando-se no paciente como pessoa, em seu contexto familiar, institucional, ambiental e social. 

Concordo com a fala realizada pelo prof. Fabio Reis³ em nossa missão, “erramos quando fragmentamos, acertamos quando integramos”. “Os líderes devem dialogar e induzir as conexões. Isso é possível quando há coragem de mudar cultura, quando há um projeto institucional bem definido, quando há pessoas empáticas, preparadas para exercer suas funções e engajadas”. 

O modelo de ensino na Tec. Saúde, de “cuidado centrado no paciente, é uma estratégia de ensino e aprendizagem, que preconiza as necessidades e problemas de saúde, com atendimento em pacientes reais, em simuladores e recursos virtuais, que aprimorem as abordagens: humana, biomédica, gerencial e empreendedora. Cabe dizer, que temos o que a Tec Saúde de Monterrey tem, seja no uso de metodologia ativas, na boa infraestrutura, nos materiais e equipamentos de qualidade, simuladores, e inteligência virtual. A diferença pode estar na cultura que foi construída de inovação solidificada, nos recursos financeiros, e na capacidade de transformação que se dá através da cooperação, diálogo e do desejo das pessoas envolvidas. 

Com certeza, já se avançou muito, o desafio está na mudança real das propostas convencionais de ensino. Isso requer dialogar e Integrar internamente na IES essa cultura de inovação; fortalecer as conexões de cooperação, ter uma equipe e professores engajados, alunos motivados, e assim avançar transformando a educação, para além do mundo do trabalho, mas para a vida em sociedade.

¹ Workshop: “Aprendizagem Centrada no Paciente: Desafios para líderes na educação em saúde Interpessoal”, na cidade de Monterrey, Nuevo León, México, nos dias 28 de março à 01 de abril de 2022.

²  Conferência realizada dia 01 de abril de 2022: “Cómo realizar la transformación en las Universidades?“ com Prof. Dr. Ignacio de la Vega.

³  Fábio José Garcia Reis. Diretor de inovação e redes de cooperação do Semesp.

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