Segurança escolar: custo ou investimento?

Organizando a segurança estaremos evitando não apenas ocorrências graves, mas também muitos problemas menores que atrapalham e desgastam a gestão

por:
imagem: Deposit Photo






André Steren
CEO da Prot Consultoria em Segurança

Toda vez que penso em proteção escolar me faço o seguinte questionamento: por onde eu entro? A partir desta pergunta simples, começamos a entender o quanto é importante pensar diariamente em segurança. O papel da instituição é fundamental no sucesso dessa grande jornada. É errado pensar que segurança está relacionada apenas a custos, pois cada vez mais se percebe que proteção é investimento. 

A busca de segurança para seus filhos virou ponto vital de decisão na hora de escolher uma escola. Não é incomum os pais perguntarem, na visita, como funcionam os procedimentos e quem das equipes realiza as operações de rotina. Em alguns casos, pedem até mesmo para conhecer os profissionais da área. Dessa forma se cria um elo de confiança entre o público escolar e a instituição, necessário para estabelecer as regras de controle de acesso, monitoramento e principalmente dos planos de emergência. 

Não há investimento mais vantajoso do que a prevenção, pois somente ela trará tranquilidade para as famílias. Sabemos que segurança 100% não existe, mas a instituição pode buscar a maior porcentagem possível dentro de um planejamento organizado e analisado. 

Procure dentro de sua instituição um profissional que possa abraçar o departamento de segurança e o instrua e capacite para montar os procedimentos e treinamentos necessários à aplicação de toda a estratégia aprovada pela direção. Toda segurança parte de um princípio alicerçado sobre quatro pilares: aspectos físicos, sistemas eletrônicos, recursos humanos e procedimentos operacionais. 

Criando uma tabela de soluções se consegue avançar e acompanhar o crescimento necessário. Divida nesses quatro pilares e faça o plano de prioridades. Projeto de câmeras, alarmes, catracas, iluminação, treinamentos, palestras, rondas internas, sistemas de relatórios, canal de denúncias são alguns dos exemplos que os gestores precisam estar atentos no seu dia-dia.

Posso afirmar que a grande maioria das soluções não implica gastos financeiros, mas em criar um cronograma com todas as soluções e aplicar em médio e longo prazo – priorizando os recursos humanos e procedimentos do dia a dia. A fiscalização e a auditoria diária é que farão toda a diferença. Assim como há contratação de empresas de auditorias financeiras, jurídicas e de gestão, também é importante contar com um olhar atento à segurança.

Invista na prevenção e lembre-se que organizando a segurança estaremos evitando não apenas ocorrências graves, mas também muitos problemas menores que atrapalham e desgastam a gestão. Muitas das perdas financeiras acontecem justamente pela falta de controles. 

TAGS





Assine nossa newsletter

E fique por dentro das novidades