Como a formação continuada de educadores pode melhorar a educação

Para pedagoga e especialista em Educação, programas motivam e dão segurança aos educadores e melhoram a gestão da sala de aula

imagem: kasto / Adobe Stock

Marcilene Souza

Pedagoga, especialista em Educação, assessora pedagógica da Rede Pitágoras.

Os avanços tecnológicos e a velocidade das mudanças no mundo exigem dos educadores um processo de formação continuada, amparada em documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visam garantir a qualidade da educação. 

Uma das estratégias, nesse sentido, é estruturar um programa voltado à formação continuada dos docentes, que possibilite momentos de aprendizado, trocas de experiências e atualização, visando incentivar o professor a refletir sobre sua prática pedagógica, atribuindo-lhe novos significados.  

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Neste contexto, ao refletir sobre a sua prática, o professor consegue identificar pontos de melhoria, ajustando suas abordagens pedagógicas e implementando novas metodologias, tornando o processo de ensino mais eficaz e alinhado às necessidades do desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos.  

O Programa de Formação em Rede, do Pitágoras, é um exemplo disso. A dinâmica do programa consiste em um conjunto de atividades de formação de professores, nas modalidades digital e presencial, estruturado em um calendário anual, que possibilita aos educadores aprofundarem e atualizarem os seus conhecimentos, além de criar momentos de estudos, reflexões, discussões e troca de ideias. 

Os resultados são refletidos na melhoria da qualidade do ensino, na maior motivação e segurança dos educadores, na melhor gestão da sala de aula e adaptação às necessidades dos alunos. Isso resulta em um ambiente mais produtivo, com maior envolvimento dos alunos e melhor desempenho acadêmico. Além disso, os professores se tornam mais reflexivos e capazes de ajustar suas práticas conforme as necessidades da turma. 

Para que a formação continuada seja eficaz e engajadora, é essencial que os gestores da escola assumam um papel ativo em sua promoção e facilitação. Criar uma cultura de valorização do aprendizado, oferecer suporte prático e adaptar os programas às necessidades dos professores são passos fundamentais para superar os desafios e motivar os educadores.

Importante ressaltar que a formação realizada dentro da escola é uma ferramenta eficaz para aprimorar o ensino, pois busca o desenvolvimento dos professores em sintonia com os objetivos, metas e projeto pedagógico da instituição. Para isso, é essencial que a formação não se limite apenas à participação em atividades como cursos, oficinas, congressos e palestras. Conforme mencionado anteriormente, essa formação deve ser prevista no calendário escolar, fazer parte da rotina das atividades escolares, sendo essa uma das atribuições do coordenador pedagógico, como ação fundamental para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.   

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