Gestão escolar, formação de professores e metodologias ativas

Especialista em Gestão em Instituições de Ensino, Marta da Cunha Santos fala sobre perspectivas para o ensino na contemporaneidade

imagem: Freepik

Marta da Cunha Santos

Coordenadora Pedagógica, Mestre no Ensino de Humanidades e Linguagens, Especialista em Gestão em Instituições de Ensino, em Alfabetização e Anos Iniciais e em Educação Infantil

Ensinar no contexto atual traz desafios cada vez mais complexos. Observa-se que nos últimos anos, as escolas passaram a investir em mudanças metodológicas e em novas formas de ensinar e conceber o ensino. Percebe-se que boa parte dessas transformações se deu a partir do avanço da tecnologia, da cultura digital, refletida na sociedade e nos espaços escolares.

Considerando a forma como os alunos vivem atualmente, rodeados de informação e interação tecnológica, exige-se cada vez mais que essas informações sejam transformadas em conhecimento. Com isso, exige-se que a escola promova uma aprendizagem diversificada, ativa e significativa à vida do aluno, que promova experiências e vivências que desenvolvam a sua autonomia e criticidade, habilidades tão necessárias para viver em se viver em sociedade. 

Nesta perspectiva, a escola, portanto, não é o único lócus a promover o conhecimento. Assim, ela deve estar atenta às mudanças sociais e ao novo perfil de aluno que adentra os espaços escolares. 

O livro “Gestão Escolar, Formação de Professores e Metodologias Ativas, perspectivas educativas para o ensino na contemporaneidade”, que lancei em 2022, conjuntamente com a Profª Dra. Noemi Boer, atenta a esta realidade escolar. Lá, abordamos a inter-relação entre gestão escolar, formação de professores e metodologias ativas, três áreas de conhecimento importantes e essenciais, que contribuem para o sucesso da escola e também para qualificar o ensino e a aprendizagem do aluno. 

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No que tange à gestão escolar, destaco sua relevância como elemento que integra, de forma dinâmica, diferentes elementos e setores da escola. Por meio de ações sistemáticas e pontuais, ela possibilita a qualificação dos serviços educacionais, o direcionamento da ação docente e a busca permanente de resultados positivos, tendo, como foco principal a excelência do ensino e a formação do aluno.

Quanto à formação de professores, é inegável sua contribuição para a qualificação do ensino escolar, pois não se implementarão mudanças sem alteração de atitudes, mentalidades, abordagens e contextos. Em outros termos, sem a promoção de processos formativos aos professores, não há como inovar. O professor é de suma importância, pois ele é o mediador, por meio da sua intencionalidade pedagógica e ação docente, contribui para que o aluno mobilize diferentes áreas do saber e construa o conhecimento, de forma a favorecer a sua formação moral e intelectual. 

Por isso, ele precisa estar preparado e em constante formação, subsidiado pelo apoio da gestão escolar, para que possa desenvolver novas práticas e agregar valor ao ensino.

Nesse viés, destaco entre estas novas práticas de ensinar e conceber o ensino, as metodologias ativas, que visam a promover a autonomia do aluno, através do ensino reflexivo, atrelado ou não às possibilidades do mundo digital. Por meio das metodologias ativas, acena-se à revitalização do ensino-aprendizagem, com base em experiências reais ou simuladas, visando à participação ativa dos alunos na resolução de desafios e problemas em múltiplos contextos da vida real.

A escola, em tempos atuais, necessita ser uma organização significativa e inovadora, que possibilite um ensino integrado em várias áreas do saber compatível com a sociedade em tempos de mudança e com os anseios dos alunos à luz da contemporaneidade.

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