Colégio cria movimento que coloca alunos e suas ações em evidência
Por meio de uma curadoria de histórias, o “Da escola para o mundo” fez com que os estudantes projetassem seus trabalhos na mídia e nas redes sociais
Intitulado como “Da escola para o mundo”, o Colégio Farroupilha criou um movimento em que comunica a toda a comunidade o quanto os seus alunos estão fazendo a diferença no modo de aprender, isso por intermédio dos seus trabalhos. Essa campanha de relacionamento para a comunidade escolar tem o intuito de compartilhar projetos reais que impactam na vida dos outros.
Conforme comenta a gerente de marketing do colégio, Ângela Sosa, a comunicação do Farroupilha tem como particularidade sempre acompanhar o que acontece na área da pedagogia. “Somos um apoio para tentar entender as oportunidades, enxergar o cenário e trabalhar em cima disso, porque tem que ser algo verdadeiro. Eu brinco que o nosso trabalho não é fazer campanha de matrícula, mas sim reforçar o que acontece por aqui, pois todos os dias os estudantes do Farroupilha estão fazendo a diferença”, diz.
Iniciado em 2018, esse movimento é fruto das observações do que é desenvolvido pelos corredores do colégio. No entanto, em 2022, houve um processo diferenciado para as escolhas das histórias dos alunos ganharem mais visibilidade, principalmente com a imprensa.
Para isso, foram estimuladas as inscrições entre os estudantes para mostrar o que estavam fazendo de relevante para a sociedade. A equipe de comunicação e marketing contou com o apoio dos educadores para descobrir estes projetos e incentivar o envio, chegando a marca de mais de 70 histórias recebidas.
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Logo, foi preciso incentivo dentro da sala de aula para as inscrições. “Os professores comentaram com os estudantes o quanto determinadas ações que fizeram eram importantes de serem mostradas. Assim, podemos descobrir esses trabalhos e contamos muito com a ajuda da área pedagógica, que também nos ajudou a localizar, incentivar e escolher”, recorda.
Entre os critérios para a seleção, um de grande importância era o impacto social, para mensurar a diferença na sociedade. O objetivo era compartilhar projetos reais que fizeram impacto na vida do outro, da sociedade. Desta maneira, algumas histórias de estudantes tiveram mais projeção, isso a partir de um plano de comunicação.
As estratégias foram montadas, principalmente, para mídias direcionadas para atingir os públicos de interesse (estudantes, ex-alunos, educadores, famílias e sociedade). Com os personagens definidos, foram criadas ações de assessoria de imprensa, utilizando os veículos de comunicação (jornais, TVs, sites e rádios), bem como redes sociais, outdoors e busdoor.
Como é o caso de Marcella Cesa Bertoluci, que, aos 16 anos, quando era estudante do 2º ano do Ensino Médio, teve o desejo de mudar a realidade de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos e casas lares. O projeto da jovem, chamado “Missão Diversão”, começou como uma tentativa de unir as duas pontas do processo de adoção, voltada para a integração.
Essa ação da Marcella contou com parceiros, como um juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude de Porto Alegre, além do Colégio Farroupilha. Para explicar a sua ideia, ela concedeu entrevistas para os veículos de comunicação, como o portal G1, que publicou uma matéria com a manchete Estudante do RS é finalista em premiação internacional com projeto para incentivar adoção tardia.
Confira o depoimento da estudante sobre o seu projeto:
Também esteve em evidência o bolsista do Farroupilha entre 2018 e 2021, Henrique Vieira Soares. Quando concluiu o Ensino Médio, o jovem foi um dos 13 brasileiros e o único gaúcho selecionado para o programa residencial da United World Colleges (UWC).
Ele embarcou para Singapura, onde irá morar e estudar, com bolsa integral, por dois anos. Antes da sua partida para a Ásia, teve a atenção da imprensa, sendo destaque no portal GZH, com a matéria Da Lomba do Pinheiro para Singapura: estudante conquista bolsa de estudos integral no Exterior.
Resultados e planos
Na visão de Ângela, o maior resultado de toda essa ação foi reforçar e dar visibilidade ao que acontece de verdade todos os dias dentro do colégio. “Tivemos um índice de participação e reconhecimento muito grande da comunidade escolar. No fim do ano, quando perguntamos o quanto eles achavam que a escola realmente prepara o aluno estudante para o mundo, o índice de satisfação foi alto, mais de 90%”, relata.
Em 2022, foram mais de 15 publicações em veículos de comunicação diferentes, o equivalente a mais de R$ 700 mil em mídia espontânea. Quanto às postagens nas redes sociais do colégio, foram mais de 2 mil curtidas, que alcançaram, em média, 4 mil pessoas.
Em razão destes retornos e dados, o Farroupilha recebeu um grande reconhecimento no ano passado. O colégio foi ouro na categoria Comunicação e Marketing no Prêmio Sinepe/RS Inovação 2023.
>> Confira o vídeo de apresentação do projeto na Defesa Pública do Prêmio Inovação SINEPE/RS
Para dar sequência ao que já foi realizado, Ângela comenta que existe a fase 2 do movimento “Da escola para o mundo”. Um fator que contribui para esse novo momento são as obras que estão sendo realizadas atualmente, o que permitirá novos espaços de aprendizagem, que, por vez, promoverão novas vivências aos estudantes.
A equipe de comunicação e marketing do Farroupilha pretende colocar ainda mais em evidência os estudantes. “É a nossa história em movimento, continuar tendo o aluno como protagonista. Aliás, eles nunca saem daqui eles voltam para encontrar os ex-colegas, matricular e acompanhar os filhos – temos famílias que estão na terceira geração, promover projetos com o colégio, ou só uma visita para relembrar os bons momentos da vida escolar. O Farroupilha prepara para o mundo, mas o coração segue por aqui”, ressalta.
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