Escola de Barra do Ribeiro cria SUS para os animais

Iniciativa foi adotada pelo município, que desde janeiro do ano passado presta atendimento veterinário gratuito para cães e gatos de pessoas de baixa renda

por: Bianca Zasso | bianca@padrinhoconteudo.com
imagem: Escola Fundamental São José / Divulgação

Aprender sobre gêneros textuais pode ser uma atividade que auxilia muito mais que a melhora da escrita dos estudantes. Pelo menos foi isso que aconteceu com uma turma de 8º ano da Escola Fundamental São José, localizada no município de Barra do Ribeiro. Para treinarem a escrita de uma petição, eles desenvolveram um documento para arrecadar assinaturas e, com isso, conseguirem criar um Sistema Único de Saúde Animal (SUS) em toda extensão brasileira. 

Leia também:
>> Educação 4.0: autonomia de alunos é estimulada em colégio da capital gaúcha
>> Colégio Farroupilha desenvolve projeto em prol de uma educação universal
>> Futuros cientistas? Alunos do Ensino Médio criam e produzem pesquisas

“Quando surgiu a proposta de estudar o modelo de texto de petição online, nossa ideia era que o resultado fosse realmente utilizado. O texto foi criado totalmente pelos alunos, dentro do site do Senado Federal, dentro do Programa Ideia Legislativa, onde os cidadãos podem criar petições para requisitar diversas questões para a melhoria da sociedade”, explica a professora Clara Rutkoski Hoff, que acompanhou os alunos na construção do documento.

A motivação para propor a criação de um SUS Animal surgiu da percepção dos alunos de que houve um aumento de animais abandonados no período da pandemia e também uma baixa na procura por cuidados veterinários por parte dos donos de cães e gatos, devido às restrições causadas pelo isolamento social. E o feeling dos alunos estava correto: uma pesquisa divulgada em 2022 pela Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), mostrou que 23% dos médicos veterinários identificaram diminuição no número de consultas e internações e 11% perceberam uma queda nos cuidados com os animais de estimação devido à redução na procura por medicamentos, vacinas e exames. 

A partir da criação do projeto de lei pelos alunos e a aprovação para entrar em votação no site do Senado Federal, todos começaram a trabalhar em uma campanha de marketing para divulgar a ideia e reunir o número requisitado de assinaturas para que a ideia saísse do papel. A divulgação passou por jornais, revistas e plataformas digitais. Os alunos também organizaram uma banca para dar informações sobre a proposta e até um tutorial com o passo-a-passo de como votar no site governamental. Assim, a ideia se espalhou pela cidade e a comunidade apoiou a iniciativa. Porém, a petição não conseguiu os 20 mil apoios necessários para que o SUS Animal se tornasse um projeto de lei. “Foi então que o projeto teve continuidade com o apoio da Associação para Controle Populacional de Animais de Barra do Ribeiro (ACPA). Eles adotaram a nossa proposta e começaram a pensar como colocá-la em prática aqui na nossa cidade”, lembra Clara. 

Alunos do 8º ano criaram texto de petição que solicita criação de projeto de lei para a criação de um Sistema Único de Saúde Animal, que contou com mais de mil assinaturas (Foto: Arquivo Escola Fundamental São José / Divulgação)

Em janeiro do ano passado, a cidade passou a contar com o SUS Animal, que presta atendimento veterinário gratuito para cães e gatos de pessoas de baixa renda. Entre os serviços oferecidos estão castração, consultas, exames, tratamentos com medicação, vacinação e procedimentos cirúrgicos de média complexidade. Além de verem o projeto proposto por eles sair do papel e ganhar vida por meio da ACPA, a turma da Escola Fundamental São José também foi reconhecida com o Prêmio Inovação 2023 do Sinepe/RS. Eles receberam o troféu de bronze na categoria responsabilidade social pela iniciativa. 

“Foi algo inédito na nossa escola e na nossa cidade. Sermos selecionados e acabarmos premiados foi algo muito comemorado pelos alunos, pela escola e pelas famílias. Fomos surpreendidos pois, quando fizemos o projeto, não tínhamos dimensão do quão grandioso ele era. Agora, todos os municípios podem adotar o texto base criado pelos nossos estudantes para implantarem o SUS Animal”, lembra Clara. 

>> Confira o vídeo de apresentação do projeto na Defesa Pública do Prêmio Inovação SINEPE/RS

Quem quiser saber mais sobre o projeto e colaborar com a ACPA de Barra do Ribeiro, pode entrar em contato pelo telefone (51) 99751-3132.

TAGS





Assine nossa newsletter

E fique por dentro das novidades