Férias escolares: onde a segurança entra?

Especialista em segurança escolar e consultor de escolas associadas do Sinepe/RS, Andre Steren considera período momento estratégico para reavaliar e fortalecer protocolos de segurança das instituições

imagem: Freepik

Andre Steren

É formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão da Segurança Corporativa Empresarial e pós-graduação em liderança empresarial e comunitária. Especialista em liderança e chefia em instituições diplomáticas com formação em Israel e diversos cursos na área da segurança. Desde 2004 desenvolve consultoria de segurança em instituições de ensinos e implementação de estratégias de segurança, com enfoque nas questões físicas, eletrônicas, humanas e principalmente procedimentais. Ampla experiência em treinamentos, reuniões e formação de gestores em segurança.

As férias escolares representam um intervalo essencial no calendário educacional, não apenas para descanso, mas também para aprimorar e revisar os procedimentos de segurança em uma escola. Este período oferece uma oportunidade valiosa para a direção e a equipe de segurança reavaliarem e fortalecerem os protocolos existentes, garantindo um ambiente mais seguro quando as aulas retornam. 

É um momento estratégico para revitalizar a cultura de segurança em uma instituição, investindo tempo e esforço na revisão do bem-estar de alunos, professores e toda a comunidade educacional.

Leia também:
>> Segurança na escola e o papel de zelar sem oprimir
>> Segurança escolar: custo ou investimento?

Abaixo seguem algumas recomendações:

1) Avaliação dos procedimentos: Durante as férias, é possível conduzir uma revisão completa dos procedimentos de segurança, desde evacuações de emergência até a gestão de visitantes. Identificar possíveis lacunas e ajustar os protocolos garante uma resposta mais eficiente em situações críticas.

2) Atualização tecnológica: São ideais para atualizar e testar equipamentos de segurança, como sistemas de vigilância, alarmes e comunicação. Isso assegura que a tecnologia esteja em pleno funcionamento e em conformidade com as últimas inovações.

3) Treinamento da equipe: A pausa nas aulas permite realizar treinamentos intensivos para a equipe de segurança, garantindo que todos estejam familiarizados com os procedimentos mais recentes e preparados para lidar com diferentes cenários.

4) Inspeção física do local: Com menos movimentação no ambiente escolar, é possível realizar inspeções físicas minuciosas. Verificar a segurança de portões, cercas e áreas de acesso garante que a escola esteja preparada para prevenir incidentes.

5) Revisão de planos de emergências: As férias proporcionam a oportunidade de revisar e aprimorar os planos de evacuação e lockdown. Isso inclui treinamentos práticos para professores e reforço da colaboração com as autoridades locais.

6) Análise de incidentes anteriores: A equipe de segurança pode dedicar tempo para analisar incidentes passados, identificando padrões e implementando medidas corretivas para evitar a repetição de problemas.

7) Desenvolvimento de parcerias públicas e privadas: Oportunidade de estabelecer ou fortalecer parcerias com órgãos de segurança locais e empresas especializadas, promovendo uma rede de suporte eficaz.

Essa abordagem proativa estabelece as bases para um retorno às aulas com a segurança como prioridade. 

Bom ano letivo 2024!

TAGS





Assine nossa newsletter

E fique por dentro das novidades