Método Disney exige perfeição, afirma Marcus Bernardes

No 18º Congresso do Ensino Privado Gaúcho, empreendedor revelará detalhes sobre a metodologia e como pode auxiliar os processos pedagógicos

por: Jean Peixoto | jean@padrinhoconteudo.com
imagem: Divulgação

Em outubro de 1923, Walter Elias Disney, mais conhecido como Walt Disney e seu irmão Roy fundaram a Disney Brothers Cartoon Studio, que mais tarde foi renomeada como Walt Disney Studios. O projeto dos irmãos norte-americanos prosperou e se transformou em um império responsável por povoar o imaginário de gerações de crianças e adultos com personagens icônicos como Mickey e Minnie Mouse, Donald, Pateta e tantos outros. 

Mas qual o segredo para a longevidade de uma empresa centenária que segue em atividade conquistando e encantando novos públicos a cada ano? Foi em busca desta resposta que o empreendedor Marcus Bernardes viajou para a Flórida, nos Estados Unidos, onde fica o Walt Disney World — maior parque temático do mundo — para conhecer o chamado “Método Disney”. 

No dia 23 de julho, Marcus Bernardes vai mostrar aos participantes do 18º Congresso do Ensino Privado Gaúcho como o método da Disney pode ajudar gestores e educadores de escolas particulares. O evento ocorre nos dias 23, 24 e 25 de julho, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

Nascido na capital gaúcha, cidade onde cresceu e cursou Administração na PUCRS, Marcus Bernardes interrompeu o curso, pois precisou se mudar para Santa Catarina a trabalho. No Estado vizinho, atuou como gerente de pós-vendas de um grupo de concessionárias de automóveis. 

Leia também:
>> Gestão escolar, formação de professores e metodologias ativas
>> Escola Transformadora: a inovação na gestão escolar

>> Avaliação pedagógica será debatida no 18º Congresso do Ensino Privado do RS

A primeira viagem de Bernardes a Orlando, na Flórida, para conhecer o Walt Disney World, aconteceu em 1995, quando ele tinha apenas 15 anos. Dezenove anos depois, em 2014, ele voltou ao parque, mas desta vez, para fazer seu primeiro curso no parque, no qual pode conhecer os bastidores da Disney, fortalecendo sua paixão pela marca e pela história de Walt Disney. Ele conta que teve a oportunidade de conhecer a garagem original onde a empresa foi fundada em 1923.

“De lá para cá, já foram diversos cursos tanto no Brasil quanto nos EUA sobre metodologia Disney. Já fiz, inclusive, um programa seguindo os passos da vida do Walt Disney, passando por cidades onde ele morou e em sedes das empresas Disney”, conta Bernardes. 

Método Disney e Educação

Reconhecido no mercado de eventos corporativos por abordar a cultura de excelência em atendimento de clientes, Bernardes deve encerrar o primeiro dia do 18º Congresso do Ensino Privado Gaúcho. CEO da empresa “A Magia do Mundo dos Negócios” e da agência de marketing “A Magia Digital”, Bernardes vai abordar temas como encantamento do cliente, empatia, atenção aos detalhes, criação de momentos mágicos e o ciclo de experiência da Disney, destacando como aplicar esses pilares para a transformação das instituições de ensino. 

O Educação em Pauta conversou com o palestrante sobre as suas expectativas para o evento. Veja o que ele disse: 

Educação em Pauta – Quais temas você pretende abordar durante o congresso? 

Marcus Bernardes – Irei abordar temas como: o ciclo de experiência do cliente; ⁠atendimento e encantamento como um diferencial competitivo nas instituições de ensino; ⁠como superar as expectativas dos clientes; ⁠os pilares de sucesso da Disney e a ⁠fantástica atenção aos detalhes.

Educação em Pauta – O que os participantes podem esperar da sua palestra?

Marcus Bernardes – Os participantes podem esperar muito conteúdo, dicas práticas e a oportunidade de entender com a maior empresa de entretenimento do mundo e referência em atendimento e experiência do cliente.

Educação em Pauta – Como funciona o método Disney?

Marcus Bernardes – O método Disney é baseado em alguns pilares, como: liderança; elenco; cenário e processos. Dentro disso, trabalhamos diversos pontos, mas a metodologia pode ser replicada para qualquer tipo de negócio, independente do segmento. 

Educação em Pauta – Como você conheceu esse método e o que te levou a compartilhá-lo com as pessoas?

Marcus Bernardes – O método é da Disney, o que eu fiz foi desenvolver um treinamento baseado na metodologia, depois de muitos cursos e viagens para Disney. São mais de 15 anos estudando sobre a empresa, fazendo cursos na Disney e levando grupos de empresários para Orlando para entenderem na prática como funciona toda a magia Disney.

Educação em Pauta – O que ou quem te inspirou na sua carreira e para dar início à sua jornada de palestras?

Marcus Bernardes – Não teve ninguém que me inspirou, a própria metodologia Disney foi o que me inspirou a buscar mais conhecimentos sobre o assunto e me aprofundar no mesmo. Mas aprendi muito com dois mentores, Claudemir Oliveira e Jim Cunningham (já falecido), ambos executivos da Empresa nos EUA.

Educação em Pauta – Que conselho você daria para quem busca alcançar o sucesso na carreira, em especial para professores e gestores de escolas?

Marcus Bernardes – Faça tudo com muita paixão, com muita excelência e, acima de tudo, com um propósito muito forte. Quando conhecemos a história da empresa e do Walt Disney, entendemos o quanto a excelência e o propósito fizeram parte da cultura da empresa. Faça o que precisa ser feito, não o que é mais fácil, Disney exige perfeição nos mínimos detalhes.

Como participar

O congresso ocorre nos dias 23, 24 e 25 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Todos os inscritos receberão um certificado. Os ingressos adquiridos até 31 de maio terão até 40% de desconto em relação ao valor integral, cobrado a partir de 1º/06, dependendo da categoria. Clique aqui e saiba mais.

TAGS





Assine nossa newsletter

E fique por dentro das novidades