03/05/2019
Encontro de Gestores Pedagógicos debaterá aplicação da BNCC
Evento ocorrerá no dia 8 de maio, em Porto Alegre, e receberá especialistas para debater a aplicação da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular Gaúcho

O SINEPE/RS promoverá no dia 8 de maio a 9ª edição do Encontro de Gestores Pedagógicos. O evento ocorrerá das 8h30 às 17h no prédio 50 da PUCRS, em Porto Alegre, e reunirá especialistas para falar sobre a aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental das escolas. São esperados diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais da Educação Básica. *[ CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES.]( http://eventos.sinepe-rs.org.br/sitesinepe/detalhe-evento/6_2019_S)*.
A programação será aberta com palestra da docente do curso de pedagogia da Faculdade Murialdo, Márcia Adriana de Carvalho. Ela falará sobre os desafios que as escolas de EI e EF têm enfrentado durante a implementação de novos currículos e a urgência de se preparar devido ao prazo legal. "Esses documentos (BNCC e RCG) devem ser apropriados pelos professores e comunidades escolares porque precisam, na prática, estar em sala de aula até o início do ano letivo de 2020", salienta Márcia. Entre os maiores desafios está a concepção do currículo, já que a nova proposta é fundamentada em competências e habilidades, exigindo aplicação de metodologias que coloquem o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. "Isso tem consequência também no processo de avaliação, para medir se essas habilidades e competências estão sendo alcançadas", alerta. O desafio, segundo ela, é oportunizar uma formação continuada ao longo de 2019, além de cada escola revisitar seu projeto político-pedagógico.
A função social do professor na construção de currículos que conversem com as habilidades do século 21 será o tema da segunda palestra, proferida pelo professor, especialista em Educação Infantil, assessor pedagógico, roteirista, teatrólogo, autor de livros literários e membro da Academia de Letras do Estado de Goiás, Rafael Albuquerque. A proposta é discutir a função social do professor neste contexto e como trabalhar essas habilidades no dia a dia da sala de aula.
A programação da tarde iniciará com a psicóloga clínica, educacional e social Bianca Stock, sobre a Disciplina Positiva e seu paradigma para a construção de relações saudáveis e empoderadores - abordagem reconhecida internacionalmente por qualificar a gestão da sala de aula e a convivência escolar. E para encerrar o ciclo de palestras, a presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS), Sônia Verissimo, falará sobre o papel do CEEd/RS em relação aos dois temas centrais do encontro: a BNCC e o RCG. Serão passadas orientações sobre a implementação do RCG e a revisão dos projetos pedagógicos tomando-o como referência.
Um bate-papo mediado pela assessora pedagógica e de legislação educacional do SINEPE/RS, Naime Pigatto, fecha o 9º Encontro de Gestores Pedagógicos. Será a oportunidade para tirar dúvidas e debater os assuntos trabalhados durante o dia.