Posição do SINEPE/RS sobre o novo Ensino Médio
O SINEPE/RS vem a público manifestar seu posicionamento contrário ao movimento, por parte de algumas entidades e setores, que pede a revogação da Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), implementando o Novo Ensino Médio.
O novo modelo traz, para o Ensino Médio, uma perspectiva diferente de tratar o ensino e a aprendizagem, introduz a formação geral básica integrada aos itinerários formativos, flexibiliza o currículo, moderniza as etapas de formação dos jovens e põe fim a alguns dos grandes entraves da educação no país. O encaminhamento posto tem a sabedoria de atribuir a cada rede de ensino e/ou escola discernir o que melhor responde a necessidade de cada público.
Desde a promulgação da Lei, o SINEPE/RS orientou as escolas privadas em relação às suas determinações, na capacitação das coordenações e de seus professores, na disponibilidade de uma infraestrutura física capaz de proporcionar condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e no esclarecimento junto aos alunos e famílias a respeito da nova organização. O que era necessário ser feito para sua implementação, o ensino privado fez.
Não é difícil ver falhas e limitações na sua implementação. Fazer adequações e ajustes faz parte do processo e sempre são necessários. Mudar algo é ser flexível. Porém, será um retrocesso e injustificável impedir a continuidade do processo para aquelas escolas, seus professores, seus alunos e suas famílias que não mediram esforços para cumprir a lei e se adequaram às novas exigências impostas por ela. Por isso, reiteramos a importância de aperfeiçoar os processos, porém, somos contrários à revogação.
Diretoria do Sinepe/RS