Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

19/11/2019

Quase 50% dos alunos matriculados no ensino superior privado gaúcho têm financiamento ou bolsa estudantil

por Assessoria de Imprensa

Levantamento feito pelo SINEPE/RS considerou dados do Censo da Educação Superior de 2018, do Inep

Aproximadamente metade dos estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais, da rede privada do Rio Grande do Sul, contam com algum tipo de financiamento estudantil ou bolsa de estudo. É o que aponta o relatório produzido pelo SINEPE/RS a partir de dados do Censo da Educação Superior de 2018, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em 2018, o percentual atingiu 49,6%, patamar próximo ao que já vem sendo registrado desde 2014. Em relação aos alunos ingressantes, esse número fica em 36,3%, o que na prática significa que um em cada três estudantes que entram em um curso superior gaúcho o fazem com alguma ajuda financeira.

Em relação ao detalhamento dos financiamentos, a modalidade reembolsável do Fies ainda responde pela maioria, com 42,8 mil alunos matriculados em 2018. Logo abaixo vem o Prouni integral (40,1 mil) e o financiamento não-reembolsável da Instituição de Ensino Superior (IES) (descontos e bolsas oferecidas pelas IES), com 34,1 mil matrículas. Essas três modalidades representam a grande maioria das opções utilizadas pelos estudantes. Para o presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, os financiamentos são fundamentais para o desenvolvimento do país pois permitem dar acesso ao ensino superior a milhares de jovens que precisam e querem ingressar na faculdade, mas não têm condições de pagar mensalidade. “Teríamos condições de ter muito mais alunos no ensino superior se tivéssemos um financiamento estudantil governamental. É o investimento em educação que dá resultado”, analisa.

Mais informações:
Assessoria de imprensa do SINEPE/RS
Carine Fernandes (51) 99266-7619
imprensa@sinepe-rs.org.br
www.sinepe-rs.org.br

Contate a imprensa

Entre em contato agora pelo telefone (51) 3213-9090 ou e-mail imprensa@sinepe-rs.org.br.
Se preferir envie uma mensagem pelo site clicando no botão abaixo:

Contatar imprensa