Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

13/12/2022

Rede privada de ensino entra em férias na próxima semana

por Assessoria de Comunicação SINEPE/RS
Rede privada de ensino entra em férias na próxima semana

Até o dia 23 de dezembro os estudantes da rede privada de ensino do Rio Grande do Sul da Educação Básica e do Ensino Superior entrarão em férias. Conforme calendário proposto pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS), a retomada do ano letivo em 2023 será dia 22 de fevereiro, respeitando as especificidades de cada região. Estudam em escolas e instituições de ensino superior gaúchas cerca de 750 mil alunos.

Além dos feriados nacionais e estaduais, sugere-se o feriado ponte no dia 9 de junho (nos municípios onde é feriado no dia 8 de junho) e no dia 13 de outubro, em comemoração ao Dia do Professor. O recesso escolar no meio do ano, previsto na Convenção Coletiva e, portanto, obrigatório para todas as instituições, será de 24 a 30 de julho.

O Sindicato salienta que o calendário escolar é apenas uma sugestão e que as instituições têm autonomia para fazer as adaptações que desejarem, visando o cumprimento de no mínimo 200 dias letivos e 800 horas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio e 1000 horas para o Novo Ensino Médio. O SINEPE/RS também sugere que as instituições dialoguem nas suas regionais e com os demais sistemas de ensino, a fim de contemplar especificidades locais.

Dicas para aproveitar o período de férias:

Com o fim do ano letivo e o início de um longo período de férias, a assessora pedagógica e de legislação educacional do SINEPE/RS, Naime Pigatto, dá algumas dicas de como aproveitar esse tempo da melhor forma. A primeira delas é respeitar o período de repouso. “É o momento do descanso e do lazer, de conviver e se relacionar mais, de retomar as amizades com as pessoas que a gente gosta, pois não se consegue fazer isto tanto ao longo do ano”

Para Naime, é bom que os alunos façam atividades ligadas ao pedagógico, como palavras cruzadas, leitura de livros de poesia, ficção ou gibis. “Falamos tanto do ócio criativo. Por que não aproveitar para montar ‘aquele’ quebra-cabeças, treinar o jogo de xadrez, trabalhar com a criatividade junto com a família, assistir a filmes e desenhos – os pais podem pedir às crianças que inventem “finais” diferentes para as histórias. Tudo isso também é uma forma de aprofundar o diálogo”, afirma.

Aos pais, ela orienta, ainda, que fiquem atentos para que as crianças não fiquem muito tempo em frente à televisão, tablet e celular. “Cuidado para que isso não seja uma cobrança, mas é legal usar esse tempo de folga para sair de casa, ter mais contato com a natureza, fazer algum trabalho voluntário, mesmo dentro do condomínio, ter experiências diferentes. Além disso, lembrar de que nada substitui a convivência, o olho no olho."

Férias de verão são para dormir, sim. Porém, isso não deve significar atividades ao longo da madrugada para passar o dia inteiro na cama. As regras são flexibilizadas, mas não deixam de existir. O que deve ter trégua é o monitoramento da interação das crianças: “Os pais precisam respeitar o brincar sem regras, sem a condução de um adulto. Normalmente (ao longo do ano), as atividades das crianças têm a interferência adulta. E esse período de descanso também é o de descoberta das fantasias.”

Perto do reinício das aulas, é hora de retomar o ritmo, recomeçar a habituar o corpo a um horário mais próximo ao horário da escola, para que a rotina seja refeita aos poucos.

Contate a imprensa

Entre em contato agora pelo telefone (51) 3213-9090 ou e-mail imprensa@sinepe-rs.org.br.
Se preferir envie uma mensagem pelo site clicando no botão abaixo:

Contatar imprensa
Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar