Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • 17º Congresso do Ensino Privado terá palcos simultâneos
17/07/2023

17º Congresso do Ensino Privado terá palcos simultâneos

No segundo dia do evento, participantes poderão escolher a programação conforme seus temas de interesse e área de atuação

por Assessoria de Comunicação SINEPE/RS
17º Congresso do Ensino Privado terá palcos simultâneos

De 19 a 21 de julho ocorrerá o 17º Congresso do Ensino Privado, 100% presencial, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, com o tema ‘Essência e saberes da Educação’. 

Uma das novidades desta edição é que no segundo dia do evento a programação contará com cinco palcos simultâneos nos quais os participantes poderão escolher, conforme seus interesses e área de atuação: Educação Infantil e Anos Iniciais; Anos Finais e Ensino Médio; Gestão Educacional; Atendimento Educacional Especializado e Educação Superior.

Confira a programação completa dos palcos simultâneos:

PALCO Educação Infantil e Anos Iniciais (Centro de Eventos)

Serão apresentadas reflexões teórico-práticas aprofundadas sobre as linguagens expressivas, consideradas por sua potência em fomentar e articular os saberes essenciais para a aprendizagem consistente e significativa.

A programação contará com a palestra "Educação Infantil ao Ensino Fundamental: Integração e continuidade das aprendizagens de alfabetização", apresentada por Luciana Piccoli. Em seguida, a palestra "Estratégias pedagógicas e recursos didáticos para o desenvolvimento das aprendizagens na alfabetização", apresentada por Andressa Borges e Laura Bagatini. Na parte da tarde, a programação contará com a apresentação de música, por Bruno Antunes, em seguida, a palestra "Abrindo as portas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental: Viver e Aprender nos Espaços Externos", apresentada por Maria Carmem Barbosa. Em seguida, a palestra "O Ateliê e suas linguagens", apresentada por Daniela Mello.

PALCO Anos Finais e Ensino Médio (Teatro do Prédio 40)

Professores que atuam em sala de aula irão apresentar suas práticas com uso de metodologias ativas que colocam os estudantes como sujeitos no processo de aprendizagem.

A programação contará na parte da manhã com a Apresentação do 1º Relato de Boas Práticas, por Fernanda Ancinelo Torres, em seguida, “Formas Geométricas na Passarela”, por Djiovane Echeverria, dinâmicas de movimento com o público, música, trocas e relatos, por Ricardo Neis, apresentação do 2º Relato de Experiência, por Flavia da Costa Mentges, em seguida, "Feira Interdisciplinar e Multicultural - Desvendando Fronteiras: a importância da pesquisa e de metodologias ativas na vida dos educandos", por Fernando Juarez de Cardoso, Nádia Vanzetto Meireles e Eliane Borges Lundin. Na parte da tarde, a programação contará com acolhida e dinâmica do movimento com música, por Ricardo Neis, apresentação do 3º Relato de Experiência, por Ieda Maria Zalamena Grüber, "A pesquisa como princípio formativo nos itinerários formativos", por Rudinei Barichello Augusti, apresentação do 4º Relato de Experiência, por Maria Elisa Schuck, e por último, "Metodologias Ativas para o Ensino de Ciências no Novo Ensino Médio", por Jerônimo de Oliveira Loureiro, Andréia Borne Barreto e Alissom Queiroz do Nascimento.

PALCO Gestão Educacional (Auditório do Prédio 11)

O palco destinado à Gestão Educacional traz experiências relevantes de gestão para os desafios dos cenários existentes. Tem como objetivo apresentar contextos diferentes e mobilizar as equipes em busca de soluções a partir da fala de cases apresentados por Gestores das Redes de Ensino Privada. E para completar a essência da gestão, é importante lembrar de cuidar de quem cuida - "O Gestor Educacional" - com inspiração e motivação.

A programação contará com o painel: "Gestão do Cotidiano", apresentado por Bruno Eizerik, Ieda Maria Gruber e Anelle. Haverá também, a palestra "Saúde escolar: qual o papel da escola nesse contexto?", por Dr. Ricardo Becker Feijó.

PALCO Educação Superior (Auditório 202 do Prédio 40)

Professores e especialistas com ampla experiência na área e de mercado trarão contribuições sobre temas como empreendedorismo, inovação e mudança de mindset, contribuindo para o crescimento e a sustentabilidade das IES.

A programação contará com as palestras "Horizonte de oportunidades: educação empreendedora no ensino superior e experiências internacionais", com  Marcelo Blume; "Educação Empreendedora: experiências internacionais", por Nedisson Gessi; e "Bônus Regulatório: estratégias de agregação de valor às IES", por Simone Imperatore.

PALCO Atendimento Educacional Especializado, AEE (Auditório do Prédio 9)

Serão apresentados relatos de trabalhos científicos, cases e palestra sobre o tema, com o objetivo de refletir sobre a caminhada do ensino privado gaúcho com as crianças e estudantes com deficiência, TEA e altas habilidades/superdotação.

Na parte da manhã será apresentado inicialmente o trabalho científico: “Index para Inclusão: horizontes de desenvolvimento de currículos globais”, por Simone Martins da Silva; e o case: “Aprender sobre como meu aluno aprende: a (in)formação de professores para a inclusão”, por Fernanda Lemos; Na última parte da manhã, o palco do AEE terá mais um relato de trabalho científico: “A importância do brincar no desenvolvimento do pertencimento em crianças com deficiência na Educação Infantil”, por Nicole Sauthier; e a apresentação do case: “Formação de professores: o jogo como recurso para reflexões e aproximações com a prática”, por Daisy Eckhard Bondan.

Na parte da tarde, será apresentado o trabalho sobre: “Funções Executivas: Estratégias e recursos para potencializar as habilidades acadêmicas e socioemocionais”, por Vanessa Freitas. A programação será encerrada com a palestra do Dr. Rudimar Riesgo: “Autismo na escola: Abordagem neuropediátrica”. 

Outro destaque da programação será a apresentação de música em libras por estudantes do Centro Integrado de Desenvolvimento – CID, de Porto Alegre.

Conheça a programação completa do Congresso.

Nesta edição, o Congresso tem o patrocínio da PUCRS, Santillana Educação, SAS Plataforma de Educação, Maple Bear,  Bernoulli Educação, Zoom Education For Life, Applause Formaturas, Oxford University Press e Pearson, e apoio da MFO Advogados e Orquídea Alimentos. 

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar