Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática terá premiação regional
15/03/2023

18ª Olimpíada Brasileira de Matemática terá premiação regional

Inscrições devem ser realizadas pelas escolas até 17 de março. Maior competição científica do país, Obmep tem a participação de 18 milhões de estudantes

por Com informações do Impa
18ª Olimpíada Brasileira de Matemática terá premiação regional

Escolas da rede pública e privada já podem inscrever os alunos na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A Obmep é a maior competição científica do país e reúne, todos os anos, mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todos os estados e do Distrito Federal.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas escolas até 17 de março. A novidade deste ano é o aumento no número de premiações. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata e bronze oferecidas em nível nacional, também serão distribuídas, pelo menos, outras 20,5 mil medalhas regionais.

Para o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, a Obmep é uma das políticas públicas mais abrangentes do país. “Isso significa que a gente consegue levar o interesse pela matemática para muitos jovens de uma forma atraente”, contou o diretor.

Além da olímpiada tradicional, desde o ano passado, o Impa também realiza a olímpiada mirim, que envolve 2 milhões de alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com o diretor do Impa, a Obmep traz uma contribuição social e educacional inestimável. “Principalmente em áreas mais carentes do país, a Olímpiada abre oportunidades para o crescimento pessoal e profissional porque uma medalha ou uma menção honrosa representa para muitas dessas crianças uma oportunidade para mudar de vida”, destacou.

Medalhas – Este ano, a OBMEP multiplicou o número de medalhas para os inscritos. Serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 bronzes aos participantes de unidades públicas e particulares. Os alunos que conquistarem essas medalhas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

Além do aumento das medalhas, a grande novidade desta edição é a premiação regional. Serão no mínimo 20,5 mil contemplados e o número de medalhas será calculado de acordo com o desempenho de cada unidade federativa. A premiação regional será de responsabilidade da coordenação local e não permite acesso ao Programa de Iniciação Jr.

“Este aumento visa estimular a participação dos alunos, a incentivar o estudo da disciplina e a melhorar o ensino da matemática no Brasil. Este é o nosso grande objetivo”, disse o coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim.  

“Com a criação das medalhas regionais, cresce consideravelmente o número de premiados em todo Brasil, o que estimula ainda mais os alunos. Aumentamos também o número de medalhistas de escolas privadas”, completou Landin.

Premiação – Adrielly Brito, de 15 anos, mora em Conceição, no interior da Paraíba. Ela é o exemplo de que esforço e disciplina ajudam a conquistar a tão desejada medalha da Obmep. A primeira experiência da estudante foi em 2019, então aluna do 6º ano do Ensino Fundamental. Naquele ano, a jovem não passou da primeira fase. Em 2021, durante a pandemia da Covid-19, a estudante resolveu participar da prova pela segunda vez e conquistou a menção honrosa. No ano seguinte, recebeu a medalha de bronze.

“Ser premiada vai muito além da medalha. Ajuda na motivação estudantil, no reconhecimento escolar e aumenta a vontade de aprender cada dia mais”, disse a aluna que deseja prestar vestibular para Medicina.

Para conquistar a inédita medalha, Adrielly, que está no 1º ano do Ensino Médio, adotou uma rotina de dedicação e disciplina. “Para a Olímpiada do ano passado estudei tudo, fiz todas as provas antigas, zerei o banco de questões. Matemática é algo que você tem que praticar, e a Olimpíada de Matemática faz uma prova contra fórmulas. A prova é para estimular o raciocínio”, disse a aluna paraibana que, ao completar 15 anos, em setembro do ano passado, teve como tema da festa a Obmep.

Neste ano, Adrielly participará da Obmep pela quarta vez, e a sua meta é a conquista da segunda medalha. “Incentivo meus colegas a gostarem de matemática, porque foi algo que mudou minha vida e abriu muitas portas”

Saiba mais sobre a Obmep no site http://www.obmep.org.br/

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar