Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • 18º Congresso do Ensino Privado do RS mobiliza escolas por aprendizado transformador
26/05/2025

18º Congresso do Ensino Privado do RS mobiliza escolas por aprendizado transformador

Evento se consolida como espaço essencial para atualização, troca de experiências e inovação nas práticas pedagógicas

por Padrinho Conteúdo
18º Congresso do Ensino Privado do RS mobiliza escolas por aprendizado transformador

A contagem regressiva para o 18º Congresso do Ensino Privado Gaúcho já começou e, nas escolas, o clima é de preparação, expectativa e mobilização. Mais do que um evento, o congresso promovido pelo SINEPE/RS se consolida como uma oportunidade estratégica de formação continuada, inspirando educadores de todo o Estado a ampliar repertórios e transformar práticas pedagógicas.

A programação ocorre nos dias 23, 24 e 25 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. As inscrições vão até 26 de junho e podem ser feitas neste link.

Com presença confirmada, a Rede de Ensino Caminho do Saber, de Caxias do Sul, incorporou o congresso como uma ação oficial de sua jornada pedagógica. Assim que o material de divulgação chegou, o cartaz foi fixado nas salas dos professores, o convite enviado por e-mail e o evento passou a fazer parte das reuniões pedagógicas.

A expectativa é de uma participação expressiva, com profissionais de todos os segmentos do colégio. Os temas que mais despertaram o interesse dos educadores foram, especialmente, as abordagens sobre inteligência artificial, inovação pedagógica e desenvolvimento socioemocional. “Percebemos que os jovens estão emocionalmente despreparados, o que impacta diretamente a aprendizagem e a preparação para o mundo do trabalho. Ampliar o debate e investir em formação nessa área é urgente”, afirma a diretora-presidente da rede, Maristela Tomasi Chiappin.

Em Santa Cruz do Sul, o Colégio Mauá mantém uma tradição de longa data com o evento: participa desde a primeira edição. Tanto é que o congresso integra o programa de formação continuada da escola. Em 2025, cerca de 35 professores da Educação Infantil ao Ensino Médio estão confirmados para adquirir novos conhecimentos. “Sempre temos representantes da equipe pedagógica e da direção. O clima do congresso gera uma expectativa muito positiva entre todos”, destaca o diretor Nestor Raschen.

Para o Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Ijuí, participar do congresso é uma experiência enriquecedora, segundo a coordenadora pedagógica e orientadora educacional da Educação Infantil e do Ensino Médio, Haide de Valença Elmers. Presente em edições anteriores, ela compartilha sua percepção: “Com palestrantes renomados, temas atuais, sensibilidade nas abordagens e muitas inovações, saio inspirada, motivada e com conhecimento ampliado no contexto educativo. Um espaço que fortalece, conecta e transforma.”

Já o Colégio Espírito Santo, de Bagé, participa desde 2003 do congresso e, conforme a diretora Maria Ana Klein, os professores da instituição já estão preparados e muito animados. “O tema está chamando muito a atenção, e cada um está se mobilizando, estamos investindo muito na formação continuada dos nossos professores”, conta Maria.

Impacto que vai além dos três dias

Mais do que uma experiência pontual, o congresso promove impactos duradouros. As escolas destacam como o conteúdo inspira mudanças reais na prática docente, fortalece a cultura de formação continuada e estimula a troca entre colegas e equipes.

Na Rede Caminho do Saber, a intenção é transformar o que for aprendido no evento em ações concretas. Estão previstos encontros pós-congresso para socialização, estudo e adaptação das propostas à realidade de cada segmento. “Mais do que teoria, o congresso nos oferece vivências, inspirações e caminhos para uma educação mais inovadora, empática e eficaz”, reforça Maristela.

Raschen salienta que a participação no evento impacta diretamente no projeto pedagógico da escola. “Traz uma reflexão constante sobre as práticas educativas e nos ajuda a manter o projeto atualizado, em sintonia com as transformações da educação”, pontua.

Por fim, Haide destaca que o congresso contribui para o planejamento das formações continuadas. “Compartilhamos informações com os professores, aprimorando o planejamento e a gestão da escola”, afirma.

Patrocinadores desta edição do evento:

FTD Educação

SAS Educação

Pearson

Thomas Bilíngue for Schools

Editora do Brasil 

Bernoulli Sistema de Ensino

Santillana Educação

Poliedro Educação

COC

HUMUS Educação

Somos Educação

Macmillan Education

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar