“A essência de uma boa aula é o encantamento”
Pedagoga e consultora, Priscila Boy, falará sobre quais estratégias o professor precisa adotar para conseguir uma aprendizagem significativa dos estudantes no 17º Congresso do Ensino Privado

Como fazer que uma aula faça sentido para o estudante e que ele, de fato, aprenda? Para a pedagoga e consultora, Priscila Boy, os ingredientes de uma aula significativa passam por despertar o interesse dos alunos e atender as suas necessidades. “Uma boa aula passa pelo encantamento e pela sedução. É você fazer com que o aluno tenha fome de aprender, com que o aluno tenha desejo. Então, é você aprender a criar estratégias que façam com que o aluno deseje aprender sobre aquilo”, defende a especialista. Ela falará sobre o assunto em palestra de encerramento do 17º Congresso do Ensino Privado, na tarde do dia 21 de julho. Inscreva-se aqui!
A equipe do SINEPE/RS conversou com a consultora sobre o tema de sua palestra no Congresso, “As essências, os saberes e os frutos no processo pedagógico”, confira trechos da entrevista:
Uma das grandes metas de todo professor é fazer com que sua aula faça sentido, que seu aluno, de fato, aprenda. Quais devem ser as estratégias pedagógicas para que isso, de fato, ocorra?
As estratégias pedagógicas para que o professor faça uma aula significativa, passam pela elaboração de experiências de aprendizagem, não somente atividades isoladas, experiências que façam sentido para os alunos, que conectem os 5 sentidos, experiências sensoriais, visuais, auditivas, experiências em que o aluno tenha a oportunidade de participar na elaboração e na execução, para que ele possa realmente aprender.
- Quais são os ingredientes para uma aprendizagem significativa?
Os ingredientes de uma aprendizagem significativa passam pelos interesses e necessidades dos alunos. Interesses estão ligados a aquilo que irá promover o engajamento deles, já as necessidades, é o mapeamento daquilo que às vezes o aluno não sabe que precisa, mas que o professor mostra para ele que é necessário, repleto de sentido, como por exemplo, dando uma situação problema, onde ele precise buscar na matemática elementos para resolver aquele problema, e ele vai começar a ver sentido na matemática.
- Na sua opinião, qual a essência de uma boa aula?
A essência de uma boa aula é o encantamento, é a sedução. É você fazer com que o aluno tenha fome de aprender, com que o aluno tenha desejo. Então, é você aprender a criar estratégias que façam com que o aluno deseje aprender sobre aquilo.
- E a essência de um bom professor?
A essência de um bom professor é aquela que acredita na educação e acredita no aluno. O professor que acredita no aluno, faz com que o aluno sinta que aquele professor deposita nele uma confiança de que ele pode crescer, aprender, e principalmente, aquele professor que mostra para o aluno que está preocupado com ele. Todo mundo busca no outro, ser visto, ser valorizado, e quando o aluno vê isso no professor, ele realmente entende que é possível aprender e se transformar.
- E considerando as inúmeras demandas que nos últimos anos têm chegado à escola, para que ela se dê conta, qual deve ser a essência da escola?
A essência da escola deve ser fazer aquilo que ela nasceu para fazer, educar, transformar as pessoas, trazer conhecimentos formais e informais, nutrir as pessoas com bons relacionamentos através de um ambiente acolhedor, participativo, um ambiente do qual esse aluno sinta falta na hora que ele for sair. Uma boa escola é aquela que foca na aprendizagem do aluno e na transformação dele.