Aula presencial é retomada por 59,6% das escolas privadas no Rio Grande do Sul
Regional Metropolitana concentra o maior número de escolas que abriram as portas
Um levantamento do Sinepe/RS junto às instituições de ensino associadas aponta que 59,6% das respondentes, que representam 149 escolas, já retomaram as atividades presenciais em todo o Estado. Esse número só não é maior porque 10% das escolas ainda aguardam autorização em seus municípios. A Regional Metropolitana concentra o maior número de escolas que abriram as portas, 52 das 100 respondentes, o que corresponde a 52%.
No interior, a Regional Vale do Taquari apresentou o maior percentual de retorno: 100% das instituições associadas respondentes, seguida da Regional Serra, com 82,4%, e da Regional Vale dos Sinos, com 74,1% das instituições com atividades presenciais.
Na Regional Vale do Rio Pardo e na Regional Noroeste, 72,7% das escolas respondentes voltaram a abrir, e na Regional Planalto, o percentual é de 66,7%. As regionais Sul e Centro tiveram as taxas mais baixas de retomada, com 26,3% e 14,3%, respectivamente. Pelo menos 3,2% das instituições associadas respondentes à pesquisa ainda têm previsão de retorno em 2020; 13,6% não têm previsão de retorno e outras 13,6% confirmaram que só retomarão as atividades presenciais em 2021.
Para o presidente do Sinepe/RS, Bruno Eizerik, a retomada das aulas presenciais respeita a vontade da maioria das escolas que quiseram receber seus alunos bem como das famílias que quiseram a volta das aulas presenciais. “Com o aprendizado deste ano, a esperança é que as aulas possam começar de forma presencial em 2021 em todas as escolas e instituições de ensino superior privadas de nosso Estado.”
O Sinepe/RS conta com 311 instituições de Educação Básica e Ensino Superior associadas em todo o Rio Grande do Sul e 250 (80,4%) participaram do levantamento.
Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.