Como o Prêmio Inovação impulsionou a trajetória de uma escola do interior gaúcho
Reconhecimento abriu portas para ampliar o alcance do trabalho realizado pelo Colégio Santa Clara, de Getúlio Vargas

Ser reconhecido com o Prêmio Inovação SINEPE/RS foi um marco para o Centro de Educação IDEAU - Colégio Santa Clara, de Getúlio Vargas. Vencedora da categoria Estudante Protagonista em 2023, a instituição viu sua filosofia de educação humanizada ganhar visibilidade e força com a conquista. Embora seja uma instituição de pequeno porte, com 545 estudantes, o Colégio Santa Clara cultiva o protagonismo estudantil há décadas. No entanto, a decisão de inscrever o projeto no prêmio teve um objetivo claro: ganhar visibilidade, conhecer as propostas de outras escolas e promover uma rica troca de experiências.
Grolli relembra que as duas primeiras tentativas de participação no prêmio revelaram pontos a melhorar. “Percebemos que faltavam dados e registros visuais. Então, nos organizamos para reunir esses materiais e apresentar um projeto mais completo ao júri”, conta ele.
Observar os formatos e estratégias de outros projetos vencedores foi fundamental para que o Santa Clara, como diz o diretor, “fizesse o tema de casa” e estruturasse sua proposta de forma mais clara e impactante. Para assegurar uma documentação adequada das atividades, a professora responsável pelo componente Projeto de Vida, Fabiane Tomazini, assumiu a tarefa de acompanhar o projeto de perto. Esse esforço foi decisivo: na terceira tentativa, o reconhecimento finalmente chegou – e não apenas motivou os alunos já engajados, mas também despertou o interesse de novos estudantes e de suas famílias.
Como a maior parte dos participantes vem dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, os alunos mais jovens também passaram a querer um espaço. “Agora, estamos nos organizando para incluir os estudantes do 1º ao 5º ano e também abrir o projeto para alunos das escolas públicas da cidade. Estamos criando formas de adaptar os espaços para recebê-los”, explica a professora.
O projeto premiado envolveu mais de 50 alunos e segue em plena atividade, reafirmando o compromisso da escola com a formação integral dos estudantes. “O projeto foi uma consolidação da filosofia da escola, que é oferecer uma educação humanizada”, destaca o diretor Ivonei Fabiano Grolli. Após a suspensão da edição de 2024 por conta das enchentes, a premiação do sindicato retorna este ano, reforçando sua relevância ao reconhecer iniciativas transformadoras dentro do ensino privado.
A categoria Estudante Protagonista dá destaque para projetos que valorizem a autonomia dos estudantes e seu protagonismo dentro da comunidade. As outras categorias do prêmio são Comunicação e Marketing, Gestão Institucional e Responsabilidade Social. Neste ano, a premiação conta com o patrocínio da FTD Educação.
Inscreva os projetos da sua escola
Para as escolas que ainda estão em dúvida sobre inscrever seus projetos no Prêmio Inovação SINEPE/RS, Grolli deixa um recado: mais importante do que vencer é ter a coragem de apresentar boas ideias e buscar formas de aprimorá-las, gerando resultados positivos para a escola e para a comunidade. “Nossa intenção não era ganhar, mas divulgar nosso trabalho e inspirar outros participantes. Claro que o prêmio é bem-vindo, mas o fundamental é enxergar essa iniciativa como uma oportunidade para crescer e inovar”, avalia o diretor.
Sua escola também tem projetos inovadores? Clique aqui e se inscreva no Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025 até o dia 26 de junho. Ainda está com alguma dúvida ou precisa de alguma ajuda na escolha da categoria? Mande um e-mail para Luciana Jeckel, comunicacao@sinepe-rs.org.br, e receba toda a orientação necessária para participar deste grande projeto.