Conheça as principais linhas pedagógicas trabalhadas nas escolas privadas
É importante que a família conheça a Proposta Pedagógica da instituição no momento da matrícula para avaliar se o projeto tem afinidade com as expectativas dos pais e estudantes

Uma das questões importantes na hora de escolher uma escola é conhecer a Proposta Pedagógica da instituição de ensino para avaliar se ela vai ao encontro das expectativas da família. A Proposta Pedagógica, também conhecida como Projeto Político-Pedagógico – PPP, é quem impulsiona, propositalmente, a questão educativa dos professores em sala de aula, assim como das ações que realiza com toda a comunidade escolar. Em seu embasamento teórico, ela traz os pilares, conhecidos como linhas pedagógicas, que sustentam a formação da criança e dos estudantes.
Entre as principais linhas pedagógicas que se destacam nas escolas, estão: Pedagogia Tradicional, Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, Pedagogia Comportamentalista e Pedagogia Construtivista/Sociointeracionista. Segundo a assessora Pedagógica e de Legislação Educacional do SINEPE/RS, Naime Pigatto, é comum uma escola apresentar mais de uma linha pedagógica. “Nos últimos anos as linhas pedagógicas acabaram se fundindo, de modo que a Pedagogia Tradicional, por exemplo, pode estar presente numa escola considerada construtivista. Isso porque determinados objetos de conhecimento, para serem mais bem compreendidos, necessitam inicialmente, de aulas expositivas, sem a participação do estudante”, exemplifica a especialista.
Conheça as principais linhas pedagógicas:
1 - Pedagogia Tradicional: O professor tem papel central no processo de ensino-aprendizagem. É ele quem apresenta os objetos de conhecimento, conduz todo o processo, aplica provas que valorizam a memorização dos conteúdos pelos estudantes, de forma imprescindível. O espaço para o protagonismo do estudante é limitado.
2 - Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos: Esta linha tem sua ênfase, como o próprio nome já diz, no trabalho com a análise, reflexão e crítica dos conteúdos e de nossa realidade histórica e social. O estudante é desafiado a ser protagonista numa sociedade marcada pelas diferenças entre as classes sociais.
3 - Pedagogia Comportamentalista: Ela dá ênfase para o desenvolvimento das emoções, do trabalho manual, da expressão livre e da autogestão do estudante. O estudante, a partir do seu interesse, norteia o trabalho do professor. O papel da autoavaliação é fundamental.
4 - Pedagogia Construtivista/Sociointeracionista: A Pedagogia Construtivista tem Jean Piaget como principal teórico. A Pedagogia Sociointeracionista tem como grande representante Lev Vygotsky. As duas correntes são muito parecidas, mas possuem diferenças significativas. As Propostas Pedagógicas que se fundamentam em Jean Piaget buscam possibilitar atividades adequadas ao desenvolvimento cognitivo das crianças e estudantes conforme sua faixa etária, que está relacionada aos estágios mentais em que elas se encontram, como por exemplo, o operatório concreto, que gira em torno dos 7 aos 11 anos de idade. As Propostas Pedagógicas que se fundamentam na linha Sociointeracionista incentivam a participação e a colaboração dos estudantes, como a Pedagogia Interacionista, mas também valorizam o meio sociocultural do estudante. As Pedagogias Construtivista e Sociointeracionista são as que mais aparecem nas Propostas Pedagógicas, pois colocam a criança e o estudante como protagonistas. O professor atua como mediador das aprendizagens a serem construídas pelas crianças e estudantes. As duas Pedagogias utilizam metodologias ativas. A avaliação da aprendizagem utiliza diferentes instrumentos e busca auxiliar a construção da aprendizagem através do erro construtivo, em que o estudante identifica suas falhas e busca superá-las.