Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • De estudante a diretor: a trajetória do delegado do SINEPE/RS na região dos Vales
18/12/2024

De estudante a diretor: a trajetória do delegado do SINEPE/RS na região dos Vales

Nei César Morsch tem uma vida dedicada ao ensino e hoje ajuda as escolas do entorno a enfrentarem os desafios do dia a dia

por Padrinho Conteúdo
De estudante a diretor: a trajetória do delegado do SINEPE/RS na região dos Vales
Crédito: Thais Rosa/Colégio Marista São Luís

Foi quando ainda ocupava uma das cadeiras de aluno do Colégio Marista São Luís, de Santa Cruz do Sul, que Nei César Morsch desenvolveu um apreço indelével pela educação. Estudante da instituição por toda a Educação Básica, se preparou e voltou para dar aulas de Educação Física. Além disso, foi assessor do grêmio estudantil e vice-diretor, até chegar à direção, há 10 anos.

À medida que ocupava cargos de gestão, e também nos momentos de formação, tornou-se cada vez mais próximo das ações promovidas pelo SINEPE/RS. Por isso, foi natural que substituísse o professor e então delegado regional Nestor Raschen, quando este foi escolhido para ser 1º vice-presidente da entidade.

Troca de conhecimento

Entre as atividades desenvolvidas à frente da regional, destaca os encontros de formação e de assessoria promovidos pela entidade. “Vemos muita receptividade por parte das escolas. Os assuntos são sempre relevantes, já que a Educação não para. Temos de ter esse suporte”, defende, apontando as questões jurídicas e pedagógicas como as que mais demandam atenção dos gestores e, consequentemente, dos assessores que levam a informação.

Momentos como o Giro Pedagógico e as reuniões regionais do SINEPE/RS são tidos por Morsch como fundamentais para o desenvolvimento do ensino privado. Além disso, exalta a presença dos gestores nos eventos online, com a presença da diretoria, dos assessores e dos conselheiros da entidade.

Os acontecimentos nacionais ou estaduais também pautam esses momentos de debate. O Novo Ensino Médio é um tema que tem sido bastante abordado, para que as instituições estejam preparadas para eventuais mudanças. Adaptações de currículo exigem planejamento, um dos temas sempre defendidos pelo SINEPE/RS, e neste ponto não é diferente.

“Cada região tem seu momento de receber o giro pedagógico, presencialmente. Além disso, recebemos a diretoria para falar dos assuntos sindicais, como as negociações. É o momento em que todos ficam a par desses temas”, conta o delegado.

Gestão

Quanto aos desafios da regional que lidera, antes de mais nada, Morsch frisa que a principal meta é atender a todos da melhor forma possível, inclusive para que estejam engajados e participem dos eventos. Ao mesmo tempo, mantém no radar a ideia de ampliar a quantidade de escolas associadas, na região. Essa proposta, ressalta, é de todo o SINEPE/RS e se reproduz também nos Vales.

O delegado observa que o contexto do ensino privado na região é muito tranquilo, no que tange ao nível de desenvolvimento das escolas. Morsch conta que, em geral, as demandas são parecidas com as demais regiões e têm perfil sazonal. Entre os temas recentes, recorda que a segurança foi um assunto bastante abordado nos encontros. Posteriormente, as enchentes tomaram conta dos debates, com seus imensos desafios.

“Estamos sempre à disposição para ajudar e sanar dúvidas dos gestores, mas todos têm liberdade, também, para procurar diretamente o SINEPE/RS a fim de tirar dúvidas e fazer consultoria. Além disso, ter o vice-presidente Nestor por perto é uma tranquilidade”, conclui.

 

 

 

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar