‘Didática é para Todos’ é o novo curso disponível no SINEPE/RS Play
Especialista Daiane Grassi oferece dicas práticas para aprimorar todas as etapas do ensino, do planejamento à avaliação dos resultados para aluno e professor
Mais do que ajudar professores, a pedagoga, Doutora em Design e Tecnologia, Daiane Grassi, tem como objetivo dar ferramentas para que qualquer pessoa que se dedique a ensinar algo possa fazê-lo de forma mais eficiente. Com isso em mente, ela desenvolveu a metodologia intitulada 8C’s, que compreende desde o planejamento das aulas até a avaliação dos resultados. A especialista explica passo a passo sobre como isso funciona no novo curso oferecido pelo SINEPE/RS, na plataforma SINEPE/RS Play: ‘Didática é para Todos: como criar experiências de aprendizagem. São 11 aulas em vídeo, totalizando duas horas de conteúdo. O curso tem investimento de R$ 290, mas sócios tem 60% de desconto, pagando somente R$ 116.
Os 10 primeiros inscritos ganham gratuitamente o e-book escrito pela especialista sobre o assunto. Clique aqui e faça já sua inscrição.
“O curso é autoinstrucional e foi construído a partir do livro. Eu trago um exemplo de como apliquei a jornada dos 8C’s em uma disciplina que ministrei no semestre passado e convido as pessoas a, junto comigo, selecionarem uma de suas práticas para detalharmos esse plano juntos”, antecipa a pedagoga, que também é mestre em Educação e doutora em Design.
Com mais de 20 anos de experiência em educação e tecnologias (digitais ou analógicas) relacionadas ao ensino, Daiane conta que o projeto Didática é Para Todos, que inspira o curso, não surge para facilitar a vida dos educadores, mas aprimorar os processos – o que exige trabalho.
“O processo de planejamento é baseado em análise e reflexão, tirando da zona de conforto e fazendo repensar diversas etapas”, defende. Por isso, entende que o curso é destinado a pessoas comprometidas com os alunos, dispostas a rever conceitos e procedimentos para oferecer uma experiência marcante e de aprendizagem efetiva.
A experiência compreende uma jornada que começa com uma reflexão sobre a importância de planejar atividades que realmente engajem e transformem os alunos. Vem à tona a mudança paradigmática da educação contemporânea, em que o foco deixa de ser exclusivamente no compromisso com o ensino para se concentrar mais no compromisso com a aprendizagem.
Na sequência, Daiane apresenta o conceito dos 8C’s à luz de atividades práticas. Para isso, traz um case próprio e convida o educador a fazer o mesmo, a fim de desenvolver uma aplicação prática em conjunto. Essa trajetória inclui passos como definir objetivos e conteúdos, conhecer os alunos, trabalhar com diversidade de experiências, entender os recursos de apoio, coletar evidências para avaliação, compartilhamento de percepções e o processo de feedback com seus possíveis aproveitamentos na melhoria de todo o trabalho do professor.
Depois de perpassar toda a jornada, Daiane apresenta um fechamento que recupera os principais pontos e introduz um recurso digital inovador para apoiar e otimizar o processo de planejamento de aprendizagem. Para encerrar, um tutorial detalhado sobre as funcionalidades dessa ferramenta.