Do THREADS à Conscientização: Navegando pelo FOMO e Reforçando a Educação Midiática nas Escolas
Especialista faz uma análise sobre as novidades e tendências nas redes sociais e como isso impacta no contexto escolar
A Meta, empresa controladora do Facebook, lançou uma nova rede social chamada THREADS, que rapidamente atraiu a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo, incluindo celebridades e grandes marcas, e já ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários em poucos dias. Essa plataforma, apesar da similaridade com o Twitter, inovou na forma de conquistar seu espaço e se destacar no cenário digital, vinculando sua base à de usuários do Instagram.
No entanto, sua chegada traz ainda mais força na discussão a respeito dos fenômenos “FOMF”, que significa "Fear of Missing Followers" (medo de perder seguidores), e FOMO (Fear of Missing Out), que se traduz, basicamente, pelo medo de perder informações. Esses conceitos estão sendo cada vez mais impulsionados por conta das redes sociais e difundido entre os jovens. No caso do THREADS, a FOMF está mais ligada ao receio de não possuir a mesma quantidade de seguidores comparado ao Instagram ou outras redes. Já a FOMO, coincide com a ansiedade de ter de administrar mais uma rede social e estar “por dentro” da novidade, e é impulsionada pela avalanche de informações disponíveis na internet e nas mídias que, muitas vezes, é quase impossível de conseguir acompanhar.
A partir desse contexto de lançamento bem-sucedido e rápido crescimento do THREADS, torna-se evidente como as redes sociais continuam a moldar nossas vidas e influenciar nossas interações online. O FOMF é uma expressão desse impacto. Essa ansiedade é alimentada pelo desejo de manter uma base sólida de seguidores, conquistar curtidas e comentários, e garantir uma presença e aprovação constante nas redes sociais. No entanto, é importante compreender que FOMO e FOMF estão intrinsecamente ligados, pois ambos estão relacionados ao receio de ficar de fora e perder oportunidades de conexão e validação social.
Neste momento, surge ainda mais a necessidade de explorar os impactos de FOMO e FOMF na sociedade e, em particular, no ambiente escolar, ressaltando a importância da conscientização, do equilíbrio e do ensino da educação midiática para lidar com esse fenômeno em constante evolução. Afinal, com o surgimento de novas redes sociais, que se tornará cada vez mais constante, é crucial que os jovens possuam inteligência emocional o suficiente para saberem lidar com a divisão da atenção entre todas elas.
Continuando a análise sobre os impactos de FOMO na sociedade, e agora considerando o contexto escolar, torna-se crucial enfatizar a importância do ensino da educação midiática como uma ferramenta fundamental para enfrentar esses desafios. A educação midiática capacita os alunos a compreenderem e avaliarem criticamente as mídias digitais, incluindo as redes sociais, como o Instagram e o próprio THREADS. Isso envolve o desenvolvimento de habilidades para identificar informações confiáveis, analisar conteúdos com espírito crítico e tomar decisões informadas sobre o uso dessas plataformas, tornando o consumo de informações mais inteligente.
Exemplos de Inserções Curriculares sobre Educação Midiática:
1. Disciplina de Educação para a Mídia: Incluir uma disciplina específica que aborde temas como mídia digital, alfabetização midiática, análise crítica de conteúdo e ética online.
2. Integração em disciplinas existentes: Incorporar conceitos de educação midiática em disciplinas como Língua Portuguesa, Ciências Sociais, Ética e Cidadania, onde os alunos podem analisar discursos, identificar vieses e debater sobre o impacto das mídias em suas vidas.
3. Projetos e atividades práticas: Propor projetos que incentivem os alunos a criar conteúdo responsável e significativo nas mídias digitais, promovendo a reflexão sobre as consequências do compartilhamento e o impacto nas suas emoções e relações pessoais.
Além do ensino da educação midiática, é crucial que as escolas promovam a conscientização sobre FOMO e FOMF e seus efeitos negativos. Os educadores podem dedicar tempo para discutir os impactos das redes sociais e a importância de buscar um equilíbrio saudável entre participação em atividades online e offline, além de enfatizar a valorização do bem-estar emocional e da autoestima independentemente do número de seguidores ou curtidas.
O lançamento do THREADS e o crescimento exponencial de sua base de usuários destacam a relevância contínua das redes sociais em nossa sociedade. Compreender os impactos de FOMO e FOMF é fundamental para lidar com os desafios associados a esses fenômenos. Ao ensinar a educação midiática nas escolas, podemos capacitar os alunos a navegar de forma crítica e consciente pelas mídias digitais, desenvolvendo habilidades de análise e tomada de decisão informada. Combinando essa educação com a conscientização sobre FOMO, FOMF e a importância do equilíbrio e do bem-estar emocional, podemos promover um ambiente escolar mais inclusivo e resiliente, preparando os estudantes para uma relação mais saudável e responsável com as mídias e para enfrentar os desafios do mundo digital em constante evolução.
* Diretor de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação