Ensino privado entra em férias a partir dessa semana
Escolas atingidas pela enchente podem estender calendário até dia 21
A rede privada de ensino do Rio Grande do Sul entra em férias nesta semana, conforme o calendário proposto pelo Sindicato do Ensino Privado do Estado (SINEPE/RS). A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) extraordinária, assinada pelo SINEPE/RS, juntamente com o Sindicato de Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro), permite que as escolas que tiveram sua estrutura atingida pela enchente neste ano possam estender seus calendários e encerrarem as atividades escolares no dia 21 de dezembro. As instituições também tiveram a possibilidade de utilizar os sábados para recuperar os dias letivos perdidos durante a catástrofe climática.
Já o início do ano letivo sugerido pelo sindicato em 2025 é dia 17 de fevereiro, sempre respeitando a cultura de cada região. O feriado do Dia do Professor e do Técnico será antecipado para o dia 13 de outubro. Na data referente à comemoração, 15 de outubro, estão previstas atividades escolares normais nas escolas. O recesso escolar está previsto para ocorrer entre 28 de julho e 3 de agosto, enquanto o Congresso do Ensino Privado, organizado pelo SINEPE/RS, ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de julho.
O SINEPE/RS ressalta que o calendário letivo é de autonomia das instituições de ensino, porém há de se respeitar o período de recesso obrigatório no mês de julho. O sindicato alerta ainda para o cumprimento dos dias e das horas letivas mínimas estabelecidas pela LDB e também sugere que as escolas dialoguem nas suas regionais e com os demais sistemas de ensino, a fim de contemplar especificidades locais.
Dicas para aproveitar as férias de verão
Com a chegada do período de férias, muitas famílias tentam organizar atividades e também viagens. A assessora pedagógica e de legislação educacional do SINEPE/RS, Naime Pigatto, selecionou algumas dicas de como aproveitar esse momento da melhor forma para pais e filhos. Antes de tudo, segundo ela, é preciso planejar para que se consiga sair da rotina e colocar em dia atividades que durante o ano letivo ficam prejudicadas.
Naime pontua que muitos pais seguem trabalhando durante as férias dos filhos e, na maioria dos casos, precisam reorganizar suas agendas para poderem curtir o momento dos estudantes em casa. “É importante investir em tempo de qualidade com os filhos, tomando cuidado para que eles não acabem as férias mais cansados do que quando entraram”, explica a assessora pedagógica.
Confira mais dicas para aproveitar o período de férias:
- Elabore um roteiro de atividades semanais para serem realizadas pelos filhos, como almoçar com os avós ou dormir na casa deles, passear com os primos, realizar a noite da contação de histórias, do desfile de modas ou da criação de uma receita especial, por exemplo.
- Combine alguns dias de tempo livre, em que eles possam definir quais serão suas atividades. Isso auxilia no desenvolvimento da imaginação.
- Estabeleça regras para quais serão os dias de dormir e acordar no horário habitual.
- Envolva a criança e o adolescente na organização do seu quarto e estimule-os a fazerem uma faxina nos jogos e brinquedos sem uso.
- Reserve um momento para organizar o guarda-roupas com as crianças e os adolescentes, ensinando-os a dobrarem roupas e a pensar para quem doar as que não servem mais.
- É importante que a criança e o jovem aproveitem o tempo livre com calma, evitando a ansiedade para realizar muitas atividades ao mesmo tempo. Férias é o momento para descansar e curtir a vida com as pessoas que amamos.
- Crie memórias. Os pais devem estar abertos para o diálogo com os filhos, assim como fazer perguntas instigantes a eles, dando a possibilidade para compartilhar sentimentos e expectativas.
- Tente manter o ritmo nos processos de aprendizagem. As crianças e os adolescentes precisam compreender que, por mais que estejam de férias, não significa que o mundo parou de girar e que as regras deixaram de existir.
- Dialogue sobre a importância do respeito aos combinados. As regras podem ser flexibilizadas, mas não deixam de existir. Perto do reinício das aulas, é hora de retomar o ritmo, recomeçar a habituar o corpo a um horário mais próximo ao horário da escola, para que a rotina seja refeita aos poucos.
- Estimule a cópia de pequenos trechos de livros, a elaboração de recados escritos para alguém, a invenção de histórias a partir de vivências cotidianas, a realização de palavras cruzadas e a resolução de cálculos mentais.
- Evite ao máximo o uso de telas e, caso seja necessário, determine um tempo limite diário. Também é importante estar atento ao conteúdo consumido pelas crianças e adolescentes nas redes sociais e outras plataformas digitais.
- Entre em contato com a natureza. Uma caminhada no parque, um passeio na beira da praia e até a visitação de locais com área verde renovam as energias e melhoram a qualidade do sono.
- Selecione um tempo para atividades culturais, como ir ao cinema, ao teatro ou ler um livro que não é indicação escolar. Permita que as crianças e adolescentes escolham o que querem ler, leiam juntos e troquem ideias sobre a história.
- Para os professores, as férias são a época perfeita para colocar um plano pessoal em ação e praticar o ócio criativo.